Oi, Anderson. Acredito que a questão não seja a escolha de palavras nem a confusão com elas, mas o tom de arrogância.
Obrigada por responder minha pergunta, vou dar uma olhada nessas duas distribuições. Eu acredito que seja somente o cursor mesmo, mas não tenho certeza, quando acontecer novamente vou tentar abrir alguma coisa através do teclado. Sou bastante iniciante mesmo, ainda nem consegui descobrir no Ubuntu algo semelhante ao ''Gerenciador de tarefas'' do Windows pra me dar um auxílio quando tudo trava hahahaha
O engraçado é que às vezes quando o touchpad não funciona, o mouse está funcionando e ao contrário também ou o cursor funciona mas não clica, coisas assim...
Quanto a memória, eu nem chamaria de memória hahaha mas realmente queria conseguir usar esse dispositivo pela praticidade do tamanho. Vou tentar as distribuições que você indicou. Muito obrigada!
total usada livre compart. buff/cache disponível
Mem.: 1,9Gi 1,3Gi 93Mi 138Mi 453Mi 250Mi
Swap: 1,3Gi 1,3Gi 55Mi
Opa, não recebi notificação pela sua resposta, então perdão pela demora!
Realmente o Ubuntu vai ficar pesado para 2GB RAM e está usando a SWAP toda também. O gerenciador de tarefas do Ubuntu padrão não lembro o nome agora, mas você pode instalar algum como o lxtask ou o xfce4-taskmanager, tipo no terminal:
sudo apt install xfce4-taskmanager
E para economizar memória, pode ir na central de configurações e buscar por desabilitar serviços que não fazem falta para você.
Caso não tenha instalado outro (X)Ubuntu mais leve, uma dica que não tinha dado é a de instalar outro ambiente gráfico em cima do Ubuntu. Por exemplo, o Ubuntu por padrão usa o Gnome, mas você pode instalar o XFCE do Xubuntu sem formatar com o comando:
sudo apt install xubuntu-core