Oi, Anderson. Acredito que a questão não seja a escolha de palavras nem a confusão com elas, mas o tom de arrogância.
Obrigada por responder minha pergunta, vou dar uma olhada nessas duas distribuições. Eu acredito que seja somente o cursor mesmo, mas não tenho certeza, quando acontecer novamente vou tentar abrir alguma coisa através do teclado. Sou bastante iniciante mesmo, ainda nem consegui descobrir no Ubuntu algo semelhante ao ''Gerenciador de tarefas'' do Windows pra me dar um auxílio quando tudo trava hahahaha
O engraçado é que às vezes quando o touchpad não funciona, o mouse está funcionando e ao contrário também ou o cursor funciona mas não clica, coisas assim...
Quanto a memória, eu nem chamaria de memória hahaha mas realmente queria conseguir usar esse dispositivo pela praticidade do tamanho. Vou tentar as distribuições que você indicou. Muito obrigada!
total usada livre compart. buff/cache disponível
Mem.: 1,9Gi 1,3Gi 93Mi 138Mi 453Mi 250Mi
Swap: 1,3Gi 1,3Gi 55Mi
Opa, não recebi notificação pela sua resposta, então perdão pela demora!
Realmente o Ubuntu vai ficar pesado para 2GB RAM e está usando a SWAP toda também. O gerenciador de tarefas do Ubuntu padrão não lembro o nome agora, mas você pode instalar algum como o lxtask ou o xfce4-taskmanager, tipo no terminal:
sudo apt install xfce4-taskmanager
E para economizar memória, pode ir na central de configurações e buscar por desabilitar serviços que não fazem falta para você.
Caso não tenha instalado outro (X)Ubuntu mais leve, uma dica que não tinha dado é a de instalar outro ambiente gráfico em cima do Ubuntu. Por exemplo, o Ubuntu por padrão usa o Gnome, mas você pode instalar o XFCE do Xubuntu sem formatar com o comando:
sudo apt install xubuntu-core
Na tela de login, você terá a opção de escolher iniciar com o XFCE e testar se ele resolve o problema. Pessoalmente eu não sou muito fã disso, pois se quiser XFCE que instale o Xubuntu de uma vez, mas pode ser um teste mais simples do que usar em live usb já que fica mais fácil testar vários ambientes. Então para testar o KDE que o creto citou bastaria (coloquei a opção no-install-recommends para pegar uma instalação mais limpa e economizar espaço, embora possa tirar alguma coisa que faça falta para você):
sudo apt install --no-install-recommends kde-plasma-desktop
OBS: ficar instalando ambiente gráfico em cima de outro, depois pode ficar muita coisa inútil que será chato remover, mas isso é outra questão.
Sobre verificar se o problema é apenas no cursor, quando ocorrer pode testar se o teclado fica normal, tipo alternando as janelas com ALT+TAB, Ctrl+Tab para as abas e usando Page Down/UP para rolar. Mas aviso que seja o que for, não é boa ideia ficar abrindo muita coisa nesse notebook, seja qual for o sistema que usar.
Meu caso:
creto@creto:~$ inxi -CGm
Memory: RAM: total: 1.84 GiB used: 789.7 MiB (41.9%)
RAM Report: permissions: Unable to run dmidecode. Root privileges required.
CPU: Topology: Dual Core model: Intel Celeron J1800 bits: 64 type: MCP
L2 cache: 1024 KiB
Speed: 1333 MHz min/max: 1333/2582 MHz Core speeds (MHz): 1: 1333 2: 1334
Graphics: Device-1: Intel Atom Processor Z36xxx/Z37xxx Series Graphics & Display
driver: i915 v: kernel
Display: x11 server: X.Org 1.20.8 driver: modesetting unloaded: fbdev,vesa
resolution: 1366x768~60Hz
OpenGL: renderer: Mesa DRI Intel HD Graphics (BYT) v: 4.2 Mesa 20.0.8
creto@creto:~$ ps -e | grep -E -i "kde"
21 ? 00:00:00 kdevtmpfs
1975 ? 00:00:00 start_kdeinit
1976 ? 00:00:00 kdeinit5
1980 ? 00:00:04 kded5
2042 ? 00:00:00 polkit-kde-auth
2068 ? 00:00:02 kdeconnectd
2093 ? 00:00:00 org_kde_powerde
creto@creto:~$
Veja só um kde em um pc com apenas 2 de ram e rodando muito bem obrigado trabalho fantástico do Bruno Gonçalves aka bigbruno
Sem apologias mas o pessoal do kubuntu poderia dar mais créditos a este brazuca.
T+
Realmente o KDE pode ficar bem leve se for enxugado, tipo instalação mínima. Esse aí você instalou 32 ou 64 bits?