Li esta noticia na revista Linux Magazine de Out/2006 da qual sou assinante e não posso deixar de concordar que se trata realmente de uma boa noticia para alavancar mais ainda o nosso Linux nos desktop. Afinal, a meu ver uma das coisas que mais dificulta a migração dos usuários windows para o desktop Linux, é justamente a dificuldade que os mesmos vêem na instalação de programas.
Para quem não conhece a tecnologia Click N' Run da distribuição Linspire que até então era pago através de anuidade, é um dos sistemas de instalação de aplicativos que mais se assemelha aos setups do windows no qual a grande maioria dos usuários de computador esta muitíssimo acostumado.
A noticia:
"A Linspire, fabricante da distribuição Linux de mesmo nome, baseada no Debian, anunciou a eliminação do pagamento de anuidade para o uso de sua tecnologia Click N’ Run. O CNR, como é abreviado, facilita a instalação de programas na distribuição Linspire, e era vendido como um serviço, por uma taxa anual de assinatura, de 20 a 50 dólares. Hã mais de 20 mil programas disponíveis através desta tecnologia, que agora estará disponível não só para o Linspire como também para o Freespire, versão gratuita da distribuição, produzida pelo mesmo desenvolvedor.
Embora o serviço seja gratuito, alguns programas comerciais disponíveis naturalmente continuam exigindo o pagamento de licenças, como o StarOffice da Sun, CrossoverOffice da CodeWeavers e o Cedega da Transgaming. Também estão disponíveis vários jogos comerciais.
Ainda existirá um serviço pago, chamado CNR Gold, cujas características diferenciais podem ser observadas diretamente do site do desenvolvedor.
A Linspire prometeu abrir o código-fonte do CNR, o que então permitirá que outras distribuições passem a usar e melhorar esta tecnologia, potencialmente aumentando muito as possibilidades do Linux nos desktop.”
Linspire:
http://www.linspire.comFonte: Revista Linux Magazine #24 de Outubro de 2006 Pág. 19.
T+
Arlei