Daniel,
minha resposta do outro dia parece que foi perdida com a manutenção do fórum; vamos de novo...
Olhe, não existe porta ou cofre à prova de ladrões, assim como não existe SO absolutamente inexpugnável. Mas se algum chega perto, é o Linux... O sistema de permissões ( com a conta do root desativada por default, ao contrário do Windows), impede que algum programa possa se instalar ou executar sem sua permissão. Portanto, basta ter cuidado com o que instala...
Comecei a usar computadores pessoais ainda em DOS 1.0 ( é, sou jurássico!...
) e mesmo com Windows nunca tive problemas sérios - uns poucos vírus como nimdA, Beagle e similares, mas logo removidos. Com o Ubuntu, já há seis meses, nem sombra... Atualmente administro uma rede de uns 150 computadores ( Windows), e todos os problemas que me trazem são causados por descuido - firewall parada, anti-virus desatualizado/desabilitado, clicar em botões "FREE!!" ou links em e-mails prometendo fortunas, e coisas assim.
Portanto, o que posso dizer é que a segurança de um sistema depende primordialmente do usuário, mas ter um sistema seguro como é o Linux é uma enorme tranquilidade...
. Repito, instale o Firestarter ( ou similar), tenha cuidado com o que autoriza, e nunca terá problemas.
( ),
VB5