Primeiro, precisamos ver quais são os seus HDs. Digite no terminal e poste aqui o resultado:
sudo fdisk -l
que estranho, no Debian Etch nao tem este comando
e como faço pra passar meu Ubuntu pro outro HD sem formatar o que eu já tenho?
tipo.. comprei um HD de 80 e deve chegar na outra semana, tenho uma partição de APENAS 10gb com ubuntu, nao posso tirar o windows porcausa do meu irmao enfim....
andei pesquisando, mas nao achei nada relacionado
alguem tem alguma ideia se é possivel fazer um backup de tudo e todas as configurações que tenho?
obrigado
Clonar HD master da ide 1 para HD slave da mesma ide:
dd if=/dev/hda of=/dev/hdb
Clonar 2ª Partição Primária do HD master da ide 2 para a 2ª Partição lógica do HD slave da ide 2
dd if=/dev/hdc2 of=/dev/hdd6
Copiar arquivos respeitando as permições de /home para a raiz do novo hd montado em /media/home
sudo cp -a /home /media/home
(depois pode até mudar o fstab hehehe)
Eunir, quanto a segurança, vamos àquela velha história do dispositivo externo que controla teclado e mouse. Mas existe um benefício no NTFS bastante considerável em relação ao FAT32: o tamanho do cluster. Se você tem um hd com uma única partição de 160GB onde você fica descarregando os episódios de Heroes e Filmes, você vai perceber que a FAT come muito mais espaço.
ok, eu então tenho que passar minha segunda partição pro outro HD, então o comando é:
dd if=/dev/hda2 of=/dev/hdb1
lembrando que estou levando em conta o que vejo no gparted, pois o debian nao reconhece o fdisk, que alías vou procurar no google
minha partição que o sistema Debian está instalado é ext3, e a /home está na partição hda6, extendida.
me surgiu a duvida se eu poderia aumentar a partição de cada uma, e então pesquisei e achei esta Boa dica:
http://www.boadica.com.br/layoutdica.asp?codigo=474o cara disse tudo neste tutorial, mas esqueceu de dizer como recupera os blocos nao utilizados pelo Linux?
minha partição hda2 de ext3 do sistema Debian está com 3.72 GB, e meu interesse seria 4.00 GB, então o ideal seria copiar para depois ajeitar, ou copiar para o
hdb e depois
mover o final da partição??[/i] (
http://lists.debian.org/debian-user-portuguese/2001/06/msg00008.html)
ou moderia usar o
lvextend -L+200M /dev/hdb1
depois de copar pelo dd co 3.72 GB?
e para copiar a partição do hda6 em reiserFS com a /home seria (...) ?
dd if=/dev/hda6 of=/dev/hdb2
eu nao teria problemas para aumentar uma partição reiserFS depois?