Autor Tópico: Atualizei para 7.04 e não consigo configurar teclado p/ ABNT2 e outros problemas  (Lida 25348 vezes)

Offline Intruder_A6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
  • Kubuntu 14.04
    • Ver perfil
Re: Atualizei para 7.04 e não consigo configurar teclado p/ ABNT2 e outros probl
« Resposta #15 Online: 30 de Outubro de 2007, 12:33 »
Faça um backup do seu xorg.conf e a parte que está assim:

Citar
Section "InputDevice"
   Identifier   "Generic Keyboard"
   Driver      "kbd"
   Option      "CoreKeyboard"
   Option      "XkbRules"   "xorg"
   Option      "XkbModel"   "abnt2"
   Option      "XkbLayout"   "br"
   Option      "XkbVariant"   "abnt2"
EndSection


Deixe somente assim:

Citar
Section "InputDevice"
   Identifier   "Generic Keyboard"
   Driver      "kbd"
   Option      "CoreKeyboard"
   Option      "XkbRules"   "xorg"
   Option      "XkbModel"   "abnt2"
   Option      "XkbLayout"   "br"
EndSection

ou seja, retire a parte que está em negrito. Salve e reinicie o PC.

Eu tenho outro micro com Linux, cuja configuração do teclado está perfeita, que está exatamente na configuração que você sugere que eu altere. Tenho minhas dúvidas se isto vai resolver, mas de qualquer jeito, eu tentarei se não funcionar com o script do mstr.

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Atualizei para 7.04 e não consigo configurar teclado p/ ABNT2 e outros probl
« Resposta #16 Online: 30 de Outubro de 2007, 12:40 »
Intruder, eu não sei resolver o seu problema, mas passei aqui só pra te dizer que eu li outro dia na documentação do Ubuntu que se deve evitar atualizações não-contíguas, como a que você fez. Procure atualizar uma versão após a outra, sem saltos, ou então parta para uma formatação mesmo.

Abraço.

alarcon

  • Visitante
Re: Atualizei para 7.04 e não consigo configurar teclado p/ ABNT2 e outros probl
« Resposta #17 Online: 30 de Outubro de 2007, 14:00 »
Eu tenho outro micro com Linux, cuja configuração do teclado está perfeita, que está exatamente na configuração que você sugere que eu altere. Tenho minhas dúvidas se isto vai resolver, mas de qualquer jeito, eu tentarei se não funcionar com o script do mstr.

É que tenho o Ubuntu/Gnome e o Archlinux/Kde e em ambos o xorg.conf para o teclado está configurado assim como falei anteriormente e não tenho este problema relatado por você.

Offline Intruder_A6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
  • Kubuntu 14.04
    • Ver perfil
Re: Atualizei para 7.04 e não consigo configurar teclado p/ ABNT2 e outros probl
« Resposta #18 Online: 30 de Outubro de 2007, 14:20 »
Intruder, eu não sei resolver o seu problema, mas passei aqui só pra te dizer que eu li outro dia na documentação do Ubuntu que se deve evitar atualizações não-contíguas, como a que você fez. Procure atualizar uma versão após a outra, sem saltos, ou então parta para uma formatação mesmo.

Abraço.

Eu não devia ter feito isso, mas já que a merd@ está feita, agora quero resolver a encrenca. Para tudo no Linux tem jeito, mesmo que infelizmente eu não saiba como ( nesse caso ).

Mas para ilustrar um fato recente ( neste fim de semana ). Na minha segunda máquina estava com uma encrenca com o NTOP, que não estava funcionando direito desde que tinha atualizado do 6.10 para o 7.04 . E depois de muito tempo, já estando conformado com a merd@, num momento de inspiração eu acabei matando o problema ( só porque passei perto dele vendo as permissões e donos das pastas e arquivos, e na seqüência examinando o arquivo de configuração do NTOP ). Agora ele está rodando perfeito, e foi algo tão fácil, que fico imaginando como nunca tinha pensado nisso antes. Quem sabe, se uma hora dessas, alguém ( ou até eu mesmo ) tem um destes momentos de inspiração, e mata este BUG da configuração do teclado.

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Atualizei para 7.04 e não consigo configurar teclado p/ ABNT2 e outros probl
« Resposta #19 Online: 30 de Outubro de 2007, 21:16 »
É, já aconteceu isso comigo, eu até fiquei me achando tapado depois que eu resolvi!  ;D Mas acontece, é assim mesmo...

Offline Intruder_A6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
  • Kubuntu 14.04
    • Ver perfil
Re: Atualizei para 7.04 e não consigo configurar teclado p/ ABNT2 e outros probl
« Resposta #20 Online: 30 de Outubro de 2007, 23:52 »
melhor vc chamar um pai de santo (rs)

tenta rodar este script, grave num arquivo de o nome que vc quiser
de permissões de execução (chmod +x arquivo)  e execute-o, geralmete dois clicks ja esta no ar, ele pede a senha do root e reinicia


Infelizmente não funcionou.

Offline Intruder_A6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
  • Kubuntu 14.04
    • Ver perfil
Re: Atualizei para 7.04 e não consigo configurar teclado p/ ABNT2 e outros probl
« Resposta #21 Online: 31 de Outubro de 2007, 00:05 »
Faça um backup do seu xorg.conf e a parte que está assim:

Citar
Section "InputDevice"
   Identifier   "Generic Keyboard"
   Driver      "kbd"
   Option      "CoreKeyboard"
   Option      "XkbRules"   "xorg"
   Option      "XkbModel"   "abnt2"
   Option      "XkbLayout"   "br"
   Option      "XkbVariant"   "abnt2"
EndSection


Deixe somente assim:

Citar
Section "InputDevice"
   Identifier   "Generic Keyboard"
   Driver      "kbd"
   Option      "CoreKeyboard"
   Option      "XkbRules"   "xorg"
   Option      "XkbModel"   "abnt2"
   Option      "XkbLayout"   "br"
EndSection

ou seja, retire a parte que está em negrito. Salve e reinicie o PC.

Depois de executar o script ( sem resultado ) parti para a modificação que você sugeriu, mas também não deu resultado.


Cada vez mais a minha situação parece mais feia, alguém tem mais alguma sugestão  ?

Offline mstr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 379
    • Ver perfil
    • instalar qualquer placas de captura PCI
Re: Atualizei para 7.04 e não consigo configurar teclado p/ ABNT2 e outros probl
« Resposta #22 Online: 31 de Outubro de 2007, 03:43 »
faz uma locura

Citar
Feche o GDM:

Citar
sudo /etc/init.d/gdm stop


Logado em texto, tente o comando:

Citar
sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg


O sistema irá fazer uma série de perguntas enquanto executa a reconfiguração do X e na maioria delas vc. poderá escolher as respostas que o pŕoprio sistema irá apresentar. e prestar atenção no modelo do seu teclado (se tiver "ç", é "ABNT2").

Reinicie a máquina com o comando:

Citar
sudo reboot

alarcon

  • Visitante
Re: Atualizei para 7.04 e não consigo configurar teclado p/ ABNT2 e outros problemas
« Resposta #23 Online: 31 de Outubro de 2007, 14:06 »
Faz uma busca no equivalente do Synaptic (acho que o nome é adapt) por pacotes do kde contedo pt-br no nome que não estejam instalados.

Offline Intruder_A6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
  • Kubuntu 14.04
    • Ver perfil
Re: Atualizei para 7.04 e não consigo configurar teclado p/ ABNT2 e outros probl
« Resposta #24 Online: 31 de Outubro de 2007, 16:00 »
Faz uma busca no equivalente do Synaptic (acho que o nome é adapt) por pacotes do kde contedo pt-br no nome que não estejam instalados.

Ainda acho que a solução para este meu problema com o teclado pode ser um simples arquivo de configuração que está com problema ( arquivo texto ), mas não tenho a menor idéia de qual possa ser este ? Este tipo de problema ( com arquivo de configuração ) já aconteceu comigo em outras atualizações no passado, por isso que acho que possa ser isto.

Offline Intruder_A6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
  • Kubuntu 14.04
    • Ver perfil
Re: Atualizei para 7.04 e não consigo configurar teclado p/ ABNT2 e outros probl
« Resposta #25 Online: 31 de Outubro de 2007, 20:45 »
faz uma locura

Citar
Feche o GDM:

Citar
sudo /etc/init.d/gdm stop


Logado em texto, tente o comando:

Citar
sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg


O sistema irá fazer uma série de perguntas enquanto executa a reconfiguração do X e na maioria delas vc. poderá escolher as respostas que o pŕoprio sistema irá apresentar. e prestar atenção no modelo do seu teclado (se tiver "ç", é "ABNT2").

Reinicie a máquina com o comando:

Citar
sudo reboot

Não funcionou, e por sinal não tinha nenhum serviço gdm rodando para ser parado.

Offline Intruder_A6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
  • Kubuntu 14.04
    • Ver perfil
Re: Atualizei para 7.04 e não consigo configurar teclado p/ ABNT2 e outros probl
« Resposta #26 Online: 31 de Outubro de 2007, 20:53 »
Faz uma busca no equivalente do Synaptic (acho que o nome é adapt) por pacotes do kde contedo pt-br no nome que não estejam instalados.

Não tinha muita coisa com nome de pt-br para instalar, e aparentemente nada que fosse necessário.

Abaixo os que não estavam instalados.
Código: [Selecionar]
debiandoc-sgml-doc-pt-br
debian-reference-pt-br
enigmail-locale-pt-br

E era só isso ( fiz a pesquisa por descrição e nome ).

Offline mstr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 379
    • Ver perfil
    • instalar qualquer placas de captura PCI
Re: Atualizei para 7.04 e não consigo configurar teclado p/ ABNT2 e outros probl
« Resposta #27 Online: 01 de Novembro de 2007, 01:42 »
Citar
Não funcionou, e por sinal não tinha nenhum serviço gdm rodando para ser parado.
troca por kdm que é do kde

sabe de uma coisa seu problema é que nem o meu "instalação do Xserver"

o meu é por uma nvidia 64 para funcionar

e o seu é ativar alguma coisa do teclado


Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Atualizei para 7.04 e não consigo configurar teclado p/ ABNT2 e outros probl
« Resposta #28 Online: 01 de Novembro de 2007, 01:57 »
A "loucura" citada pelo mstr foi um post meu em outro tópico para Ubuntu, que usa GDM, que é o gerenciador gráfico de login do Gnome. O KDE usa o KDM para a mesma função.

Mas não foi por isso que passei por aqui.

O problema é que eu gosto do KDE e ele está mais leve que o Gnome faz tempo (O Big Linux 3 já era e é mais leve e rápido que o Ubuntu), mas o Kubuntu não emplaca uma comigo.

Com o Kubuntu Feisty foi o driver da Nvidia que não instalava nem com reza brava.

Com o Kubuntu Gutsy, advinha? O teclado, comum, ABNT2, não configurava direito. Para digitar barra "\" e "|", ambos na tecla ao lado da letra "z", só com "AltGr" + outras teclas das quais nem lembro mais.

E não teve edição de xrorg.conf e dpkg-reconfigure que desse jeito.

Resultado: nada de KDE + Ubuntu, ou seja, de kubuntu (acho que "Ku", para mim, dá azar).
« Última modificação: 10 de Novembro de 2007, 21:51 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Intruder_A6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
  • Kubuntu 14.04
    • Ver perfil
Re: Atualizei para 7.04 e não consigo configurar teclado p/ ABNT2 e outros probl
« Resposta #29 Online: 01 de Novembro de 2007, 12:53 »
Eu ainda não migrei para o Gutsy, e enquanto não resolver está encrenca, vou adiar ( nessa máquina pelo menos ).