Autor Tópico: Usuario e Senha  (Lida 9299 vezes)

Offline ricardo anselmo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Usuario e Senha
« Online: 10 de Fevereiro de 2008, 00:26 »
Boa noite Pessoal!
Estou com alguns problemas com o Ubuntu, acabei de comprar um computador Desktop e hoje ao ligar o computador me deparei com usuario e senha e não sei como faço. Digito um usuario e uma senha e diz que as palavras tem que seguir os maiusculos e minusculos... Na verdade estou perdido, gostaria que algum UBUNTU me desse uma dica...urgente!!!

Tankyou Very Mach,

Ricardo Anselmo.
Manaus - AM

alarcon

  • Visitante
Re: Usuario e Senha
« Resposta #1 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 00:35 »
Boa noite Pessoal!
Estou com alguns problemas com o Ubuntu, acabei de comprar um computador Desktop e hoje ao ligar o computador me deparei com usuario e senha e não sei como faço. Digito um usuario e uma senha e diz que as palavras tem que seguir os maiusculos e minusculos... Na verdade estou perdido, gostaria que algum UBUNTU me desse uma dica...urgente!!!

Tankyou Very Mach,

Ricardo Anselmo.
Manaus - AM

Você poderia explicar melhor.

Comprou um PC que já veio com o Ubuntu e ao ligá-lo ele pede o nome de usuário e a senha, é isso?

Ou foi você quem instalou o Ubuntu?

Se foi você, lembre-se que o linux é case sensitive, ou seja, maiúsculas são diferentes de minúsculas.

Veja:

senha é diferente de SENHA que é diferente de SeNhA e assim vai. O mesmo para o nome de usuário, por exemplo, fulano é diferente de FULANO que é diferente de FuLaNo e etc.

Você tem de digitar o nome de usuário e a senha exatamente da forma que as criou.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2008, 00:41 por alarcon »

Offline ricardo anselmo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Usuario e Senha
« Resposta #2 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 00:44 »
É isso mesmo já veio instalado o Ubuntu. Comprei o micro hoje atarde e não fui informado a respeito de usuario e senha e agora não consigo usar o micro. Tem alguma jeito de criar um novo usuario e senha? É possivel?

Agradeço desde já.

alarcon

  • Visitante
Re: Usuario e Senha
« Resposta #3 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 00:48 »
É isso mesmo já veio instalado o Ubuntu. Comprei o micro hoje atarde e não fui informado a respeito de usuario e senha e agora não consigo usar o micro. Tem alguma jeito de criar um novo usuario e senha? É possivel?

Agradeço desde já.

Não veio acompanhando nenhuma manual que informe isso, o nome e senha de acesso?

tente colocar como nome e senha de acesso a palavra: ubuntu

Ou então deixe em branco para ambos e veja se passa.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2008, 00:51 por alarcon »

Offline crdrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 140
  • My CPU is a neural net processor.
    • Ver perfil
    • PsicologiaRG
Re: Usuario e Senha
« Resposta #4 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 00:53 »
No GRUB pede pra iniciar pelo modo de segurança e muda a senha. Se não funcionar, usa o Live-CD.
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

Offline ricardo anselmo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Usuario e Senha
« Resposta #5 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 00:57 »
Ola meu amigo,

O jeito vai ser continuar no laptop mesmo e deixar o micro de mesa para segunda quando a loja voltar a funcionar, pois a senha ubuntu e deixando em branco a senha não funcionam.

Você já poderia criar uma melhoria no sistema colocando uma opção para novos usuários.

Um forte abraço e obrigado pela ajuda.

Ricardo Anselmo.
Manaus - Am

alarcon

  • Visitante
Re: Usuario e Senha
« Resposta #6 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 01:01 »
Ola meu amigo,

O jeito vai ser continuar no laptop mesmo e deixar o micro de mesa para segunda quando a loja voltar a funcionar, pois a senha ubuntu e deixando em branco a senha não funcionam.

Você já poderia criar uma melhoria no sistema colocando uma opção para novos usuários.

Um forte abraço e obrigado pela ajuda.

Ricardo Anselmo.
Manaus - Am

O problema é de quem lhe vendeu o PC, pois já que ele o instalou (Ubuntu) da forma para se pedir nome e senha, poderia ter deixado para entrar direto no sistema, deveria ter entregue no mínimo um folheto com a devida informação ( nome de acesso e senha de acesso). Tente o nome da loja.

Agora a dica do amigo acima é valida também, ou seja no grub escolher a opção que fala em recovery mode e então criar um usuário.

Offline ricardo anselmo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Usuario e Senha
« Resposta #7 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 01:16 »
Obrigado meus amigos,

Já tentei as possibilidades apresentadas pelos senhores, mas o cara fez a proeza de colocar um usuario e senha impossivel de se revelar. Na segunda vou até a loja para resolver este impasse.

Agradeço desde já os senhores pela presteza,

Sds,

Ricardo Anselmo.
Manaus - AM.

alarcon

  • Visitante
Re: Usuario e Senha
« Resposta #8 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 01:21 »
Obrigado meus amigos,

Já tentei as possibilidades apresentadas pelos senhores, mas o cara fez a proeza de colocar um usuario e senha impossivel de se revelar. Na segunda vou até a loja para resolver este impasse.

Agradeço desde já os senhores pela presteza,

Sds,

Ricardo Anselmo.
Manaus - AM.

realmente esta loja já começou bem. :D

Eu ainda tentaria:

Nome: ubuntu
senha: qwert

ou

Nome: qwert
senha: qwert

rsrsrsrs.

Abraços.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Usuario e Senha
« Resposta #9 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 15:20 »
Primeiro seja bem vindo ao fórum do Ubuntu, e agora vamos a possíveis soluções para seu problema.

Eu vejo duas soluções para usar o Ubuntu antes de segunda-feira, e todas as duas passando-se pelo modo Recovery Mode, infelizmente.

  • Primeira: Mais fácil - Criar um novo usuário

Estando no modo Recovery Mode, e com o prompt liberado (um sinal # com o cursor piscando) adicione um novo usuário para acessar o sistema. O comando para isto é:

Citar
adduser NOME-DO-USUARIO

Este comando cria um usuário normal (sem direitos administrativos) no sistema. Para criar um usuário com direitos de administrador (só assim você instala programas, e etc) basta executar:

Citar
adduser NOME-DO-USUARIO admin

Sendo que o termo admin no comando indica que o sistema ira criar o usuário dentro do grupo de administradores.

  • Seguna: Mais difícil - Trocar a senha do usuário criado na instalação

Esta forma foi indica, em linhas gerais, pelo crdrj.

Porém para alterar a senha deste usuário, que é administrador do sistema, devemos primeiro descobrir o nome dele. Para isto podemos usar o comando abaixo:

Citar
cat /etc/passwd | grep 1000 | cut -f1 -d":"

Este comando retorna apenas o nome do usuário de número 1000 no sistema, que é o criado durante a instalação no Ubuntu por default. Veja abaixo um exemplo da execução do comando:

Código: [Selecionar]
# cat /etc/passwd | grep 1000 | cut -f1 -d":"
clcampos
#

O comando acabou ficando um pouco grande, porque na verdade ele é a concatenação de três comandos (cat, grep, cut). Você pode reduzir o comando, o que facilita a digitação do mesmo, mas dificulta um pouco o entendimento da resposta.

Veja:

Exemplo 1: Sem o cut
Citar
# cat /etc/passwd | grep 1000
clcampos:x:1000:1000:,,,:/home/clcampos:/bin/bash
#
Nome do usuário em negrito

Exemplo 2: Ver todo o conteúdo do arquivo /etc/passwd (sem o cut, e sem o grep)
Citar
# cat /etc/passwd

Neste caso são apresentadas muitas linhas, o que dificultaria o entendimento para um usuário iniciante. E deverá achar a linha do usuário 1000 (informação em negrito abaixo):

Citar
.....
clcampos:x:1000:1000:,,,:/home/clcampos:/bin/bash
.....

Até aqui, no Exemplo 2, só mostrei como achar o nome do usuário já criado, agora para alterar a senha dele basta executar o comando passwd, conforme abaixo:

Citar
passwd NOME-DO-USUARIO

Lembre-se de trocar o termo NOME-DO-USUARIO pela informação descoberta pelos comandos indicados anteriormente.

Espero que alguma destas informações te ajude, e espero que use o Ubuntu ao menos para teste, e que venha a gostar dele.

Só para constar já comprei um PC que veio com Windows 2000, e também não me passaram a senha.

[]'s

Cristiano
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2008, 15:24 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

alarcon

  • Visitante
Re: Usuario e Senha
« Resposta #10 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 15:35 »
Excelente dica clcampos. ;)

Agora eu te pergunto se o comando para alterar a senha não pergunta pela senha anterior antes de fazer a mudança, pois caso não pergunte estamos diante de uma grande falha de segurança. Agora qualquer um que tenha acesso direto ao PC pode mudar a senha de um usuário e entrar no sistema com se fosse ele, através da mudança de senha.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2008, 15:37 por alarcon »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Usuario e Senha
« Resposta #11 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 15:49 »
Excelente dica clcampos. ;)

Agora eu te pergunto se o comando para alterar a senha não pergunta pela senha anterior antes de fazer a mudança, pois caso não pergunte estamos diante de uma grande falha de segurança. Agora qualquer um que tenha acesso direto ao PC pode mudar a senha de um usuário e entrar no sistema com se fosse ele, através da mudança de senha.

hehehe.... alarcon este assunto já foi discutido a exaustão em outro tópico, e é muito válida a discussão, então retornemos a ela.

Caso você tenha poderes de administrador (esteja usando o root, sudo, ou esta usando o modo Recovery Mode) o comando passwd não pede a senha anterior para realizar a alteração, e não deve mesmo pedir, pois imagine meu caso que trabalho com uma rede com mais de 100 usuários cadastrados, e vira e mexe alguém esquece sua senha, como eu faria?

Bem, quando falamos de segurança penso em invasão pela rede (interna e externa - internet) e não no próprio micro, pois todos os sistemas (digo aqui windows e linux) são "buláveis" quando você tem acesso ao teclado, e é um recurso necessário por exemplo no caso do nosso amigo aqui (ricardo anselmo).

Mesmo que a senha não pudesse ser recuperada (como descrito) você teria acesso aos dados (seja de um sistema windows ou linux) através de um LiveCD, não é mesmo?

Então penso o seguinte. Quer segurança na sua máquina ou rede? Comece não dando acesso ao teclado do PC (ou servidor da rede) a pessoas que não sejam de confiança, e depois disto comece a pensar em firewall e etc.

Onde trabalho a sala do servidor só fica aberta quando estou lá, e se preciso sair passo chave na porta (mesmo que o rack do server esteja trancado)  para evitar problemas, e é assim que este tipo de "falha de segurança" (escrevi entre aspas porque realmente não considero uma falha de segurança) deve ser combatida.

Me fiz entender? Concorda? Discorda? Aguardo resposta meu amigo.

[]'s

Cristiano
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2008, 15:52 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

alarcon

  • Visitante
Re: Usuario e Senha
« Resposta #12 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 16:05 »
Excelente dica clcampos. ;)

Agora eu te pergunto se o comando para alterar a senha não pergunta pela senha anterior antes de fazer a mudança, pois caso não pergunte estamos diante de uma grande falha de segurança. Agora qualquer um que tenha acesso direto ao PC pode mudar a senha de um usuário e entrar no sistema com se fosse ele, através da mudança de senha.

hehehe.... alarcon este assunto já foi discutido a exaustão em outro tópico, e é muito válida a discussão, então retornemos a ela.

Caso você tenha poderes de administrador (esteja usando o root, sudo, ou esta usando o modo Recovery Mode) o comando passwd não pede a senha anterior para realizar a alteração, e não deve mesmo pedir, pois imagine meu caso que trabalho com uma rede com mais de 100 usuários cadastrados, e vira e mexe alguém esquece sua senha, como eu faria?

Bem, quando falamos de segurança penso em invasão pela rede (interna e externa - internet) e não no próprio micro, pois todos os sistemas (digo aqui windows e linux) são "buláveis" quando você tem acesso ao teclado, e é um recurso necessário por exemplo no caso do nosso amigo aqui (ricardo anselmo).

Mesmo que a senha não pudesse ser recuperada (como descrito) você teria acesso aos dados (seja de um sistema windows ou linux) através de um LiveCD, não é mesmo?

Então penso o seguinte. Quer segurança na sua máquina ou rede? Comece não dando acesso ao teclado do PC (ou servidor da rede) a pessoas que não sejam de confiança, e depois disto comece a pensar em firewall e etc.

Onde trabalho a sala do servidor só fica aberta quando estou lá, e se preciso sair passo chave na porta (mesmo que o rack do server esteja trancado)  para evitar problemas, e é assim que este tipo de "falha de segurança" (escrevi entre aspas porque realmente não considero uma falha de segurança) deve ser combatida.

Me fiz entender? Concorda? Discorda? Aguardo resposta meu amigo.

[]'s

Cristiano

É depois de escrever havia me tocado que já estava no sistema como root via recovery mode. Sei que nenhuma segurança é infalível, mais está fácil demais entrar no sistema por qualquer usuário e não por alguém mais capacitado e com um tempo maior para isso.

Quanto ao resto, aliás referente a tudo, você tem absoluta razão, só não queria que fosse tão fácil. Queria dar trabalho mesmo, a quem fosse tentar invadir um computador pelo acesso direto, rsrsrs.

Pensei que se ao definir o acesso a uma pasta, por exemplo a pasta do usuário na home, para somente leitura escrita e execução para o dono e nada para os outros, pelo LiveCD não daria para ver ou copiar nada dela, mas parece que isso não ocorre. Note não estou nem ainda me referindo ao chroot.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2008, 16:13 por alarcon »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Usuario e Senha
« Resposta #13 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 16:23 »
É depois de escrever havia me tocado que já estava no sistema como root via recovery mode. Sei que nenhuma segurança é infalível, mais está fácil demais entrar no sistema por qualquer usuário e não por alguém mais capacitado e com um tempo maior para isso.

Quanto ao resto, aliás referente a tudo, você tem absoluta razão, só não queria que fosse tão fácil. Queria dar trabalho mesmo, a quem fosse tentar invadir um computador pelo acesso direto, rsrsrs.

Pensei que se ao definir o acesso a uma pasta, por exemplo a pasta do usuário na home, para somente leitura escrita e execução para o dono e nada para os outros, pelo LiveCD não daria para ver ou copiar nada dela, mas parece que isso não ocorre. Note não estou nem ainda me referindo ao chroot.

Alarcon a coisa é mesmo complicada, e esta discussão ajuda, mas até hoje nem foi profunda o suficiente. Não acho que nas nossas casas a coisa seria problemas, pois não vejo nada que faria alguém vir aqui e tentar roubar dados do meu PC.

O Usuário comum também não pensaria em usar o Recovery Mode para roubar algo, até porque como ele tiraria dali? Se fosse ler algo do Open Office por exemplo como ele faria? Pergunto estas coisas porque o Recovery Mode não é o lugar mais fácil (por ser caracter) de se mexer, ainda mais para alguém com poucos conhecimentos.

E a coisa tem infinitas possibilidades tanto para o "mal" (ler dados, mudar senhas, e etc) como para o "bem" (proteger o sistema).

Você pode tirar o Recovery Mode do GRUB (não acho vantajoso para o usuário comum, pois a opção pode salvá-lo com mais facilidade que usando um LiveCD, eu acho né), pode colocar senha no GRUB, pode até levar o teclado com você quando for sair (hehehehe....).

Para roubar senhas/dados também existem muitas opções, que nem vale descrever aqui, afinal deixar ferramentas para quem é mal intencionado é complicado, não que o pessoal aqui seja, mas o fórum é acessível pelo google por qualquer um né.

No final tem só uma coisa que todos devem atentar, independente do sistema operacional que usam, é que ao acessar o teclado do PC toda a segurança é pouca, e uma pessoa mal intencionada pode fazer praticamente tudo, tendo as ferramentas/conhecimentos corretos.

[]'s

Cristiano
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2008, 16:27 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

alarcon

  • Visitante
Re: Usuario e Senha
« Resposta #14 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 16:45 »
Citar
Você pode tirar o Recovery Mode do GRUB (não acho vantajoso para o usuário comum, pois a opção pode salvá-lo com mais facilidade que usando um LiveCD, eu acho né), pode colocar senha no GRUB, pode até levar o teclado com você quando for sair (hehehehe....).

Essa de tirar do grub a opção do recovery mode já pensei mais não adianta por que basta no grub a pessoa editar a opção do Ubuntu que tem lá de:

kernel      /boot/vmlinuz-2.6.22-14-generic root=UUID=f4a15520-ee68-4906-b6c3-57ed45552a23 ro quiet splash

para:

kernel      /boot/vmlinuz-2.6.22-14-generic root=UUID=f4a15520-ee68-4906-b6c3-57ed45552a23 ro single

ou estou enganando quanto a isso do grub?

A senha no grub não gosto, principalmente que tenho mais usuários do PC aqui e que não entendem muito, então já viu. Tenho que deixar o Windows na primeira opção e deixar o tempo de escolha pequeno para os que usam o windows aqui que se ainda ficarem em dúvida ou confusos do que escolher, ele entra logo após apenas 5s (kakaka).


Citar
O Usuário comum também não pensaria em usar o Recovery Mode para roubar algo, até porque como ele tiraria dali? Se fosse ler algo do Open Office por exemplo como ele faria? Pergunto estas coisas porque o Recovery Mode não é o lugar mais fácil (por ser caracter) de se mexer, ainda mais para alguém com poucos conhecimentos.

Não bastaria um startx para abrir a interface gráfica como root?

Talvez seja um pouco de paranóia minha, mas gostaria de ver o linux para acesso local um pouco mais trabalhoso de entrar entende, acho que basta um usuário comum ler alguns tópicos de um fórum do linux para saber estes comandos.


Obrigado pelas explicações e concordo com você sim.