Olá Equipe, sou moderador da java-br e da delphi-br do YahooGroups que atualmente contam com mais de 10.000 membros. Além disso sou professor da FGV e profissional de TI a mais de 20 anos.
Gostaria de discutir com vcs sobre este post sobre avatares esportivos/políticos/religiosos. Um dos pontos centrais da liberdade de opinião é que as pessoas possam se expressar conforme forem suas crenças, esportivas, políticas ou de qq outra ordem. Ao se tentar homogeneizar uma comunidade, fazendo com que todos se parecem iguais, se retira desta comunidade a capacidade de criação de novas idéias e até mesmo de que o grupo possa perceber novas tendências.
Da mesma forma que existem pessoas que reclamam dos avatares, alguns membros estão abandonando este fórum (alguns de peso que participam ativamente da construção do Ubuntu) justamente por não poderem se expressar da forma que quiserem.
Concordo que palavrões e expressões chulas devam ser evitadas mas acho que devemos refletir: o que é um palavrão no Nordeste pode não ser no Rio de Janeiro, ou o que é um termo corriqueiro em Portugal, como "danado", é considerado como um palavrão no Brasil. Ou seja, dentro do nosso universo dito livre deveriamos ser mais abertos a expressões artísticas ou de opinião.
Assim, acho que esta regra não condiz com os ideais de liberdade da comunidade de software livre e do Ubuntu. Por conta disso, gostaria de sugerir que fosse feita uma votação ou uma enquete sobre esse assunto com a comunidade para discutirmos a continuidade desta regra, pelo menos no quesito dos avatares.
Atenciosamente,
Josir Gomes