Autor Tópico: P/ Iniciantes - Compiz, Emerald, temas GTK, GDM e Conky  (Lida 64031 vezes)

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
P/ Iniciantes - Compiz, Emerald, temas GTK, GDM e Conky
« Online: 07 de Junho de 2008, 22:39 »
Compiz e Emerald – o Conflito
Muita gente reclama que os temas do Emerald Theme não são aplicados e o motivo é simples, o Emerald não esta gerenciando as bordas da janela, então, como ele pode aplicar algum tema se ele não é o responsavel pelo gerenciamento?
Então, o que o usuario deve fazer é abrir as configurações do compiz e selecionar a Categoria Efeitos.
Agora selecione Window Decorator (Decorador de Janelas)
Se o window decorator for desabilitrada pode ocorrer um problema que deixa as pessoas doidas, que é o desaparecimento das bordas da janela, dificultando ações como mover uma janela, fechar ou minimizar a mesma, pois os botões não aparecem.
Então, window decorator deve estar HABILITADO e ao clicar nele, existe um campo de nome “Command”.
Nesse campo voce deve digitar nele “emerald --replace” sem as aspas e pronto, agora os temas do emerald são aplicados corretamente.
Uma segunda maneira de habilitar o emerald é digitar alt+f2 e na tela de execução digirar emerald --replace, mas quando reiniciar perde o efeito e tem de fazer o processo novamente.
Uma terceira maneira de habilitar o emerald é ir no menu sistema / preferencia / sessões e em programas iniciais adicionar o comando emerald --replace
Os temas do Emerald possuem a extensão .emerald, então, para aplicar um tema no emerald basta abri-lo e selecionar um tema, se vc baixou um tema da net, basta abrir o Emerald Theme, clicar em “Import...” e buscar o tema que ele vai ser importado e estará na lista de temas.
Tema de teste:
http://www.gnome-look.org/CONTENT/content-files/74873-Overglossed.emerald
Baixe ele, Depois, no Emerald, clique em Import e pronto, é só testa-lo.

Aplicando tema GTK.
Para aplicar um tema, vc precisa acessar o menu Sistema – Preferencia – Aparencia.
No tela que abrir já existe alguns temas padrão, então, clique em Instalar, selecione o tema que vc baixou e clique em abrir e pronto.
Baixe esse tema e siga esses passos:
http://www.gnome-look.org/CONTENT/content-files/82655-Fiery%20GTK.tar.gz
Algumas vezes, é perguntado se vc deseja aplicar o tema ou manter o tema atual, outras vezes ele mostra apenas a mensagem “Tema importado com sucesso”, claro que vamos sempre aplicar o tema.
Outro detalhe é que nem sempre o tema que acabou de instalar, aparece na lista de temas, como o que acabou de ser instalado, então, como aplica-lo novamente se quiser utiliza-lo no futuro?
Simples, Acessando novamente o Menu Sistema – Preferencia – Aparencia, na tela que abrir, clique em “Personalizar”. Na aba Controloes, veja que existe uma lista e o tema Fiery que acaba de ser instalado esta la, é só selecionalo e pronto, Na aba controles está todos os temas instalados. Quando acabamos de instalar um tema, as vezes ele também não aparece nem na aba controles, nesse caso, basta fechar e acessar a tela de Aparencia novamente, que ele vai estar na lista de temas na aba controler.

O tema GTK deve estar em um formato tar.gz, como o tema Fiery que acabou de instalar, do contrário, não será reconhecido pelo sistema.
 tar.gz é simplesmente um pacote compactado, como os zip, rar, etc..
Então vc se pergunta, se o tema é só um pacote compactado, eu posso descompactalo e mudar alguma coisa? A resposta é SIM, se vc clicar com o botão direito do mouse no tema Fiery que acabou de baixar e clicar em “Extrair aqui”, ele sera extraido em uma pasta com o mesmo nome e no mesmo local, dentro dela existe varias imagens, vc pode pegar a imagem da barra do painel, exclui-la e colocar uma outra imagem e deixa-la com o mesmo nome da excluida, depois disso, feche a pasta, clique como o botão direito nela e selecione “Criar pacote”.
Pronto, um pacote tar.gz foi criado do tema que acabou de alterar, agora é só importar acessanso o menu Sistema – Preferencia Aparencia – Clique em instalar, selecionar o tema alterado e pronto, a barra de menu tem a sua imagem escolhida.
Isso lhe permite juntar o que tem de melhor em vários temas diferentes e criar um tema personalizado

O que acontece com usuarios iniciantes é que por vezes vc é obrigado a descompactar varias coisas e recompactar outras para o tema ser instalado, e isso causa dificuldade, Pois apesar de baixar um tema, no formato tar.gz, ele não pode ser aplicado devido a forma como o criados disponibilizou o pacote, as vezes tem mais recursos dentro dele, então temos de separa-lo, para explicar melhor então, vamos pegar um exemplo bem extremo, aplicando esse tema, terá um sucesso ao aplicar temas de 85% dos temas que baixar.

Tema azel:
http://www.deviantart.com/download/81227339/Azel_by_SkiesOfAzel.gz

Após baixa-lo, tente instala-lo e não conseguirá, mesmo ele estando em formato tar.gz, ele não vai instalar. Clique nele com o botão direito e o Extraia.
Após extrair, abra  a pasta onde ele foi extraido e veja que ele criou varias subpastas, dentre elas, a pasta Emerald e GTK.
Abra o Emerald Theme e importe o tema para o emerald e aplique ele.
Pronto, o Emerald do tema Azel foi aplicado.
Agora, va no menu Sistema – Preferencia – Aparencia e importe o tema Azel que esta dentro da pasta GTK, veja que tem dois temas, teste os dois e veja qual o melhor.
Entende agora por que o tema não pode ser instalado antes, por que o arquivo tar.gz baixado continha outras coisas dentro dele, entre eles, outros tar.gz, que eram os verdadeiros temas.
Pode existir varios tar.gz dentro de tar.gz, dentro de tar.gz... e, conforme vamos extraindo um, aparece outro a ser extraido, como um desenho animado onde a uma caixa dentro de outra, dentro de outra e assim por diante e, quando extraimos um que não possui outro tar.gz dentro dele, e sim a pasta GTK, significa que extraimos é o tema a ser aplicado, entao, aplicamos esse tar.gz.
Existe um outro caso, que corresponde aos outros 15% de de sucesso ao instalar um tema, isso será explicado abaixo com o tema FUZ2I

O GDM:
O GDM é o tema inicial do ubuntu onde colocamos o nome e a senha, para altera-lo, basta ir no Menu Sistemas – Sistema – Administração – Janela de inicio de Sessão.
Para instalar um tema GDM, na tela que abrir, basta clicar na aba Local, clicar em Adicionar e em seguida selecionar o pacote tar.gz do tema GDM e instala-lo.

Como exemplo, esse temabem legal:
http://pwp.netcabo.pt/fuz2y/fuz2y_desktop_theme_v1.2.tar.gz

Dentro desse tar.gz dele exite temas para o GDM, GTK e EMERALD, então é preciso extrai-lo.
Ele já esta pronto para apenas substituir as pastas de tema, mas não vamos fazer isso, dentro dele arquivos ocultos, então, para exclarecer, não vamos extrair de forma normal, clicando com o botão direito e selecionando Extrair Aqui. Após baixa-lo, vamos criar uma pasta chamada fuz2y e em seguida, vamos clicar duas vezes no pacote tar.gz baixado
Vamos clicar em Extrair e na tela que abrir, selecionar a pasta Fuz2i e extrair tudo dentro dela.
Veja que o conteudo da pasta não é igual ao do que tinha dentro do arquivo, isso se da as pastas que tinham um ponto antes do nome, como a pasta .themes, então, dentro da pasta clique no Menu Editar – Preferencias e marque a caixa que lhe permite “ver arquivos ocultos”, se ainda assim as pastas que tem um ponto antes não aparecer, feche as janelas e abra novemente, se ainda assim não aparecer e a caixa “Mostrar arquivos ocultos...” estiver marcada, reinicie o sistema.
Agora é so aplicar os temas.

Aplicando o GDM – Va em Sistema – Administração – Janela de inicio de sessão. Clique em local, clique em instalar, vá na pasta Fuzzy e aplique o tema ubuntu_natural_login.tar.gz.
Ainda na aba local,  local, Selecione o seu tema o no campo Tema deixe a opção “Apenas Selecionado”.
Pronto, Tema GDM Instalado.

Aplicando o GTK

Va ná pasta fuzzi, acesse a pasta .themes e veja que dentro dela tem duas pastas, as pastas Mac4Lin_GTK_Aqua_v0.3 e a pasta moomex.
Cada uma delas tem uma pasta chamada GTK e dentro da mesma existem as pastas com as imagens do tema, conclui-se então que as pastas Mac4Lin_GTK_Aqua_v0.3 e Moomex são temas, só não estão em formato tar.gz. Clique em cima delas, uma pasta por vez, e selecione “Criar Pacote”, para criar o pacote tar.gz das pastas.
Após criar os dois Pacotes, va no Menu Sistema – Preferencia – Aparencia e instale os dois pacotes que criou, depois, Depois, para aplica-los, clique em Personalizar e na aba controles, selecione-os, se não estiverem na aba controles, feche a tela, abra novamente e verifique, pois os temas vão aparecer agora na aba controles.

Aplicando o Emerald
Abra o Emerald Theme e clique em importar, depois, selecione Fuz2y.emerald que esta dentro da pasta Fuz2y.
Agora é só seleciona-lo.

O Emerald pode ser instalado com o comando: sudo apt-get install emerald dado no terminal.
O compiz, igualmente.

Para deixar seu desktop nota 10, falta o conky.

Instalando o conky
No terminal digite sudo apt-get install conky.

Após instala-lo, de os comandos:
sudo cp /etc/conky/conki.conf /etc/conky/conkyold.conf (fez o backup do conky)
sudo gedit /etc/conky/conky.conf
na tela que aparecer, delete tudo, copie e cole o conteudo desse link:
http://www.gnome-look.org/CONTENT/content-files/74972-conkyrc
É importante que de uma olhada nesse arquivo, o inicio dele trata do alinhamento com a tela e veja que existem opções de fonte, é importante que tenha no linux a fonte que indica no arquivo, Esse arquivo necessita das fontes snap.se, fonte lcd e fonte Aerial.
Vc pode substituit a fonte por outra, mudar as cores, etc... Se quiser usar a fonte do tema e não a tiver, vc precisa baixar a fonte e colocala no linux.
O melhor lugar pra baixar fontes pra mim é o Dafont: http://www.dafont.com , tem 98% das fontes que preciso, após baixa-las, desconpacte elas (estão em formato zip), copie o arquivo “.ttf” para a qualquer uma das pastas dentro do diretório /usr/share/fonts/truetype/ , eu jogo tudo dentro da pasta openoffice.
Se der acesso negado quando for colar, copie e cole pelo terminal com o comando sudo ou, no terminal, de o comando: sudo chmod -R 777 /usr/share/fonts/truetype/openoffice e depois, jogue suas fontes dentro da pasta openoffice.
Para iniciar o conky, minimize tudo, digite ALT + F2, na tela de execução, digite conky e de um Enter.
Para fechalo, abra o terminal e digite killall conky.

Pronto, agora acesse o site http://www.gnome-look.org/ e divirta-se. Lá existem varios scrips para o conky, varios temas gtk, gdm, emerald, etc...

Depois coloco um tuto do cairo-dock, screenlets e etc...
« Última modificação: 28 de Setembro de 2008, 10:30 por raidicar »
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: P/ Iniciantes - Compiz, Emerald, temas GTK, GDM e Conky
« Resposta #1 Online: 08 de Junho de 2008, 00:33 »
Valeu a inciativa, amigo.

Só um reparo:

- onde está "emerald –replace" é preciso ficar claro que são dois traços antes do replace, assim:

Código: [Selecionar]
emerald --replace
Tem alguns outros detalhes que poderiam ser mencionados, mas demandam copiar arquivos para pastas de usuário ou de sistema e, pelo que percebi, sua intenção foi deixar as coisas fáceis para os que vieram do "outro" SO.

Abraço,

P.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: P/ Iniciantes - Compiz, Emerald, temas GTK, GDM e Conky
« Resposta #2 Online: 08 de Junho de 2008, 04:11 »
Valeu pinduvoz.
Foi exatamente essa a intenção, facilitar, pois se me aprofundasse, iria complicar, por isso deixei coisas de fora, nem iria mencionar o conky, que necessita de instalação de fontes, mudar permissão das pastas das fontes, ou adicionar scripts, modificando-os a necessidade de cada um, por isso peguei como exemplo temas prontos, um conky.conf que roda beleza, etc...
Depois de ver essas questões de como colocar um tema, como deixar o linux igual ao do do fulano, e etc... mais de 5 vezes no forum, resolvi deixar isso registrado aqui e quando alg perguntar, só coloco o link.
Valeu pelo emerald --replace, acontece que fiz esse tuto no openoffice e quando dei dois traços e dei espaço, o bendito mudou para um grande hifem. Já corrigi.
Thx
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: P/ Iniciantes - Compiz, Emerald, temas GTK, GDM e Conky
« Resposta #3 Online: 10 de Junho de 2008, 18:41 »
Excelente tutorial!

Estava a pensar pôr no meu blog como substituir o gerenciador para Emerald, portanto irá ajudar :P

Obrigado

abraço

Offline Rudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: P/ Iniciantes - Compiz, Emerald, temas GTK, GDM e Conky
« Resposta #4 Online: 21 de Junho de 2008, 20:59 »
Compiz e Emerald – o Conflito

Os temas do Emerald possuem a extensão .emerald, então, para aplicar um tema no emerald basta abri-lo e selecionar um tema, se vc baixou um tema da net, basta abrir o Emerald Theme, clicar em “Import...” e buscar o tema que ele vai ser importado e estará na lista de temas.

Só uma duvida boba.
Como eu abro o emerald theme?

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: P/ Iniciantes - Compiz, Emerald, temas GTK, GDM e Conky
« Resposta #5 Online: 22 de Junho de 2008, 00:47 »
Compiz e Emerald – o Conflito

Os temas do Emerald possuem a extensão .emerald, então, para aplicar um tema no emerald basta abri-lo e selecionar um tema, se vc baixou um tema da net, basta abrir o Emerald Theme, clicar em “Import...” e buscar o tema que ele vai ser importado e estará na lista de temas.

Só uma duvida boba.
Como eu abro o emerald theme?

Ele fica no menu (Sistema > Preferências > Emerald Themer) após instalado.

E também fica no "Centro de Controle do Gnome", desabilitado no menu do Ubuntu (não sei por que), mas que pode ser chamado pelo comando "gnome-control-center" (sem aspas, óbvio).

E se quiser habilitar o GCC no menu, clique direito do mouse nele, opção editar menus e então marcar o quadrado na frente de "Centro de Controle" no menu preferências.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: P/ Iniciantes - Compiz, Emerald, temas GTK, GDM e Conky
« Resposta #6 Online: 22 de Junho de 2008, 06:56 »
Muito Obrigado Raidicar. Já fiz o tal artigo, e apontei um link para aqui como bibliografia. Se você quiser que aponte para outro sítio (nomeadamente um seu blog onde este conteúdo está), avise!

Artigo:
http://ubuntued.info/2008/06/como-utilizar-o-emerald-no-hardy-heron.html

Abraço
« Última modificação: 07 de Setembro de 2008, 21:10 por unrater »

Offline virtualhjs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: P/ Iniciantes - Compiz, Emerald, temas GTK, GDM e Conky
« Resposta #7 Online: 11 de Julho de 2008, 17:36 »
Já estou com o compiz, já estou com o Emerald, já importei 2 temas para o Emerald, já cliquei trocentas vezes nos dois temas importados, mas os temas não são aplicados.

O window decorator está ativado, na barra command tinha "/usr/bin/compiz-decorator" e mudei para "emerald --replace".

Como resolver o problema?

-----------

Já foi... Instalei o pacote xserver-xgl e foi.

Só a moldura da janela ficou com o tema. É só na moldura mesmo?
« Última modificação: 11 de Julho de 2008, 18:04 por virtualhjs »

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: P/ Iniciantes - Compiz, Emerald, temas GTK, GDM e Conky
« Resposta #8 Online: 11 de Julho de 2008, 19:27 »
Falando em Compiz,hoje consegui brincar com o cubo na minha ATI -Radeon,mas com os drivers da comunidade, pois os proprietários ATI travavam o sistema , sugiro a leitura:    http://cafe-ti.blog.br/388~compiz-fusion-e-o-cubo-para-iniciantes.html
Usuário Linux- 449417

Offline entaotoloko

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: P/ Iniciantes - Compiz, Emerald, temas GTK, GDM e Conky
« Resposta #9 Online: 23 de Julho de 2008, 14:38 »
Já estou com o compiz, já estou com o Emerald, já importei 2 temas para o Emerald, já cliquei trocentas vezes nos dois temas importados, mas os temas não são aplicados.

O window decorator está ativado, na barra command tinha "/usr/bin/compiz-decorator" e mudei para "emerald --replace".

Como resolver o problema?



Comigo acontece o mesmo... nao consigo utilizar os temas emerald algo a fazer?
Amazon PC
Optimum - Turion X2 1.60Ghz 4GB de RAM HD de 250GB

Offline virtualhjs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: P/ Iniciantes - Compiz, Emerald, temas GTK, GDM e Conky
« Resposta #10 Online: 23 de Julho de 2008, 19:23 »
Cara, minha leiguice é tamanha que consegui e esqueci como fiz. Na verdade eu nem entendi o que fiz. Testei várias dicas daqui e por ai pela internet. Depois de uma reiniciada o Emerald funcionou (e olhá que tinha dado várias reiniciadas e nada). Só que a interface 3D estava pesando e o Romervald só decorou as bordas das janelas, ai parei com o enfeitamento 3D. Não achei esse Romervaldo legal, só decorou as bordas...

Foi mau não poder ajudar.

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: P/ Iniciantes - Compiz, Emerald, temas GTK, GDM e Conky
« Resposta #11 Online: 31 de Julho de 2008, 19:23 »
após colocar o comando emerald --replace na tela window decorator, se selecionar um tema no emerald e ele não funcionar, digite no terminal esse comando, pois ele ainda não deve ter sido executado.
Assim, o emerald passa a gerenciar as bordas da janela.

unrater - Vc tem um ótimo blog, parabéns.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline faragao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 81
    • Ver perfil
Re: P/ Iniciantes - Compiz, Emerald, temas GTK, GDM e Conky
« Resposta #12 Online: 04 de Agosto de 2008, 19:12 »
Meus amigos, fiz todas as dicas deste topico (e outras tambem) mas nenhuma deu certo. Fico apenas comas as bordas ativas.

Offline Gladder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 83
  • ~ Indiana Tux ~
    • Ver perfil
Re: P/ Iniciantes - Compiz, Emerald, temas GTK, GDM e Conky
« Resposta #13 Online: 14 de Agosto de 2008, 23:21 »
Tente isso, estava com o mesmo problema, fiz isso e resolveu:

EDIT: Mudei os passos, acredito que vá funcionar:
1. Abra Sistema > Preferências > Advanced Desktop Effects Settings
2. Na aba Efeitos, clique em Window Decoration
3. Clique na "vassoura" ao lado de Command.
4. Digite no terminal:
Código: [Selecionar]
emerald --replaceAs bordas da janela sumirão.
5. Volte a Advanced Desktop Effects Setting, Window Decoration.
6. Digite em Comand:
"emerald --replace" (sem as aspas)

Me falem se funcionou.

Até mais.
« Última modificação: 15 de Agosto de 2008, 19:05 por Gladder »

Offline faragao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 81
    • Ver perfil
Re: P/ Iniciantes - Compiz, Emerald, temas GTK, GDM e Conky
« Resposta #14 Online: 15 de Agosto de 2008, 11:38 »
Tente isso, estava com o mesmo problema, fiz isso e resolveu:

1. Digite no terminal
Código: [Selecionar]
emerald --replaceAs bordas das janelas sumiram.
2. Entre em Sistema > Preferências > Advanced Desktop Effects Settings
3. Entre na aba efeitos e selecione Window Decoration
4. Coloque "emerald --replace". Se já estiver, apague a última letra (e).

Apesar de não ter lógica  ???, aqui apagar a última letra funcionou.

Até mais.

Já havia colocado esse comando como vc indicou e não deu certo. Mas vou tentar da forma que falou e respondo mais tarde.