Compiz e Emerald – o Conflito
Muita gente reclama que os temas do Emerald Theme não são aplicados e o motivo é simples, o Emerald não esta gerenciando as bordas da janela, então, como ele pode aplicar algum tema se ele não é o responsavel pelo gerenciamento?
Então, o que o usuario deve fazer é abrir as configurações do compiz e selecionar a Categoria Efeitos.
Agora selecione Window Decorator (Decorador de Janelas)
Se o window decorator for desabilitrada pode ocorrer um problema que deixa as pessoas doidas, que é o desaparecimento das bordas da janela, dificultando ações como mover uma janela, fechar ou minimizar a mesma, pois os botões não aparecem.
Então, window decorator deve estar HABILITADO e ao clicar nele, existe um campo de nome “Command”.
Nesse campo voce deve digitar nele “emerald --replace” sem as aspas e pronto, agora os temas do emerald são aplicados corretamente.
Uma segunda maneira de habilitar o emerald é digitar alt+f2 e na tela de execução digirar emerald --replace, mas quando reiniciar perde o efeito e tem de fazer o processo novamente.
Uma terceira maneira de habilitar o emerald é ir no menu sistema / preferencia / sessões e em programas iniciais adicionar o comando emerald --replace
Os temas do Emerald possuem a extensão .emerald, então, para aplicar um tema no emerald basta abri-lo e selecionar um tema, se vc baixou um tema da net, basta abrir o Emerald Theme, clicar em “Import...” e buscar o tema que ele vai ser importado e estará na lista de temas.
Tema de teste:
http://www.gnome-look.org/CONTENT/content-files/74873-Overglossed.emeraldBaixe ele, Depois, no Emerald, clique em Import e pronto, é só testa-lo.
Aplicando tema GTK.Para aplicar um tema, vc precisa acessar o menu Sistema – Preferencia – Aparencia.
No tela que abrir já existe alguns temas padrão, então, clique em Instalar, selecione o tema que vc baixou e clique em abrir e pronto.
Baixe esse tema e siga esses passos:
http://www.gnome-look.org/CONTENT/content-files/82655-Fiery%20GTK.tar.gzAlgumas vezes, é perguntado se vc deseja aplicar o tema ou manter o tema atual, outras vezes ele mostra apenas a mensagem “Tema importado com sucesso”, claro que vamos sempre aplicar o tema.
Outro detalhe é que nem sempre o tema que acabou de instalar, aparece na lista de temas, como o que acabou de ser instalado, então, como aplica-lo novamente se quiser utiliza-lo no futuro?
Simples, Acessando novamente o Menu Sistema – Preferencia – Aparencia, na tela que abrir, clique em “Personalizar”. Na aba Controloes, veja que existe uma lista e o tema Fiery que acaba de ser instalado esta la, é só selecionalo e pronto, Na aba controles está todos os temas instalados. Quando acabamos de instalar um tema, as vezes ele também não aparece nem na aba controles, nesse caso, basta fechar e acessar a tela de Aparencia novamente, que ele vai estar na lista de temas na aba controler.
O tema GTK deve estar em um formato tar.gz, como o tema Fiery que acabou de instalar, do contrário, não será reconhecido pelo sistema.
tar.gz é simplesmente um pacote compactado, como os zip, rar, etc..
Então vc se pergunta, se o tema é só um pacote compactado, eu posso descompactalo e mudar alguma coisa? A resposta é SIM, se vc clicar com o botão direito do mouse no tema Fiery que acabou de baixar e clicar em “Extrair aqui”, ele sera extraido em uma pasta com o mesmo nome e no mesmo local, dentro dela existe varias imagens, vc pode pegar a imagem da barra do painel, exclui-la e colocar uma outra imagem e deixa-la com o mesmo nome da excluida, depois disso, feche a pasta, clique como o botão direito nela e selecione “Criar pacote”.
Pronto, um pacote tar.gz foi criado do tema que acabou de alterar, agora é só importar acessanso o menu Sistema – Preferencia Aparencia – Clique em instalar, selecionar o tema alterado e pronto, a barra de menu tem a sua imagem escolhida.
Isso lhe permite juntar o que tem de melhor em vários temas diferentes e criar um tema personalizado
O que acontece com usuarios iniciantes é que por vezes vc é obrigado a descompactar varias coisas e recompactar outras para o tema ser instalado, e isso causa dificuldade, Pois apesar de baixar um tema, no formato tar.gz, ele não pode ser aplicado devido a forma como o criados disponibilizou o pacote, as vezes tem mais recursos dentro dele, então temos de separa-lo, para explicar melhor então, vamos pegar um exemplo bem extremo, aplicando esse tema, terá um sucesso ao aplicar temas de 85% dos temas que baixar.
Tema azel:
http://www.deviantart.com/download/81227339/Azel_by_SkiesOfAzel.gzApós baixa-lo, tente instala-lo e não conseguirá, mesmo ele estando em formato tar.gz, ele não vai instalar. Clique nele com o botão direito e o Extraia.
Após extrair, abra a pasta onde ele foi extraido e veja que ele criou varias subpastas, dentre elas, a pasta Emerald e GTK.
Abra o Emerald Theme e importe o tema para o emerald e aplique ele.
Pronto, o Emerald do tema Azel foi aplicado.
Agora, va no menu Sistema – Preferencia – Aparencia e importe o tema Azel que esta dentro da pasta GTK, veja que tem dois temas, teste os dois e veja qual o melhor.
Entende agora por que o tema não pode ser instalado antes, por que o arquivo tar.gz baixado continha outras coisas dentro dele, entre eles, outros tar.gz, que eram os verdadeiros temas.
Pode existir varios tar.gz dentro de tar.gz, dentro de tar.gz... e, conforme vamos extraindo um, aparece outro a ser extraido, como um desenho animado onde a uma caixa dentro de outra, dentro de outra e assim por diante e, quando extraimos um que não possui outro tar.gz dentro dele, e sim a pasta GTK, significa que extraimos é o tema a ser aplicado, entao, aplicamos esse tar.gz.
Existe um outro caso, que corresponde aos outros 15% de de sucesso ao instalar um tema, isso será explicado abaixo com o tema FUZ2I
O GDM:
O GDM é o tema inicial do ubuntu onde colocamos o nome e a senha, para altera-lo, basta ir no Menu Sistemas – Sistema – Administração – Janela de inicio de Sessão.
Para instalar um tema GDM, na tela que abrir, basta clicar na aba Local, clicar em Adicionar e em seguida selecionar o pacote tar.gz do tema GDM e instala-lo.
Como exemplo, esse temabem legal:
http://pwp.netcabo.pt/fuz2y/fuz2y_desktop_theme_v1.2.tar.gzDentro desse tar.gz dele exite temas para o GDM, GTK e EMERALD, então é preciso extrai-lo.
Ele já esta pronto para apenas substituir as pastas de tema, mas não vamos fazer isso, dentro dele arquivos ocultos, então, para exclarecer, não vamos extrair de forma normal, clicando com o botão direito e selecionando Extrair Aqui. Após baixa-lo, vamos criar uma pasta chamada fuz2y e em seguida, vamos clicar duas vezes no pacote tar.gz baixado
Vamos clicar em Extrair e na tela que abrir, selecionar a pasta Fuz2i e extrair tudo dentro dela.
Veja que o conteudo da pasta não é igual ao do que tinha dentro do arquivo, isso se da as pastas que tinham um ponto antes do nome, como a pasta .themes, então, dentro da pasta clique no Menu Editar – Preferencias e marque a caixa que lhe permite “ver arquivos ocultos”, se ainda assim as pastas que tem um ponto antes não aparecer, feche as janelas e abra novemente, se ainda assim não aparecer e a caixa “Mostrar arquivos ocultos...” estiver marcada, reinicie o sistema.
Agora é so aplicar os temas.
Aplicando o GDM – Va em Sistema – Administração – Janela de inicio de sessão. Clique em local, clique em instalar, vá na pasta Fuzzy e aplique o tema ubuntu_natural_login.tar.gz.
Ainda na aba local, local, Selecione o seu tema o no campo Tema deixe a opção “Apenas Selecionado”.
Pronto, Tema GDM Instalado.
Aplicando o GTK
Va ná pasta fuzzi, acesse a pasta .themes e veja que dentro dela tem duas pastas, as pastas Mac4Lin_GTK_Aqua_v0.3 e a pasta moomex.
Cada uma delas tem uma pasta chamada GTK e dentro da mesma existem as pastas com as imagens do tema, conclui-se então que as pastas Mac4Lin_GTK_Aqua_v0.3 e Moomex são temas, só não estão em formato tar.gz. Clique em cima delas, uma pasta por vez, e selecione “Criar Pacote”, para criar o pacote tar.gz das pastas.
Após criar os dois Pacotes, va no Menu Sistema – Preferencia – Aparencia e instale os dois pacotes que criou, depois, Depois, para aplica-los, clique em Personalizar e na aba controles, selecione-os, se não estiverem na aba controles, feche a tela, abra novamente e verifique, pois os temas vão aparecer agora na aba controles.
Aplicando o EmeraldAbra o Emerald Theme e clique em importar, depois, selecione Fuz2y.emerald que esta dentro da pasta Fuz2y.
Agora é só seleciona-lo.
O Emerald pode ser instalado com o comando: sudo apt-get install emerald dado no terminal.
O compiz, igualmente.
Para deixar seu desktop nota 10, falta o conky.
Instalando o conkyNo terminal digite sudo apt-get install conky.
Após instala-lo, de os comandos:
sudo cp /etc/conky/conki.conf /etc/conky/conkyold.conf (fez o backup do conky)
sudo gedit /etc/conky/conky.conf
na tela que aparecer, delete tudo, copie e cole o conteudo desse link:
http://www.gnome-look.org/CONTENT/content-files/74972-conkyrcÉ importante que de uma olhada nesse arquivo, o inicio dele trata do alinhamento com a tela e veja que existem opções de fonte, é importante que tenha no linux a fonte que indica no arquivo, Esse arquivo necessita das fontes snap.se, fonte lcd e fonte Aerial.
Vc pode substituit a fonte por outra, mudar as cores, etc... Se quiser usar a fonte do tema e não a tiver, vc precisa baixar a fonte e colocala no linux.
O melhor lugar pra baixar fontes pra mim é o Dafont:
http://www.dafont.com , tem 98% das fontes que preciso, após baixa-las, desconpacte elas (estão em formato zip), copie o arquivo “.ttf” para a qualquer uma das pastas dentro do diretório /usr/share/fonts/truetype/ , eu jogo tudo dentro da pasta openoffice.
Se der acesso negado quando for colar, copie e cole pelo terminal com o comando sudo ou, no terminal, de o comando: sudo chmod -R 777 /usr/share/fonts/truetype/openoffice e depois, jogue suas fontes dentro da pasta openoffice.
Para iniciar o conky, minimize tudo, digite ALT + F2, na tela de execução, digite conky e de um Enter.
Para fechalo, abra o terminal e digite killall conky.
Pronto, agora acesse o site
http://www.gnome-look.org/ e divirta-se. Lá existem varios scrips para o conky, varios temas gtk, gdm, emerald, etc...
Depois coloco um tuto do cairo-dock, screenlets e etc...