Autor Tópico: Cuidado ao trancar tópicos!  (Lida 17964 vezes)

Piras

  • Visitante
Cuidado ao trancar tópicos!
« Online: 10 de Julho de 2008, 17:58 »
Este tópico tem o objetivo de discutir o trancamento do seguinte tópico:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,37543.0/topicseen.html

O objetivo de quem o postou era simplesmente o discutir a bem-sucedida adoção do Ubuntu pela Assembléia Nacional francesa. Foi trancado porque os depoentes eram deputados! É claro que um tópico que fala da adoção do Linux por um órgão governamental qualquer pode recair em discussões políticas; neste caso deve-se evitar e, se necessário, reprimir o desvio. Agora, simplesmente trancar um tópico porque fala do sucesso do Ubuntu num órgão político é um excesso claro. Os próprios moderadores não disseram que a restrição a tópicos políticos dizia unicamente respeito a questões político-partidárias? Se algum usuário insiste em fazer considerações ideológicas ou partidárias, que se contenha o sujeito, mas trancar o tópico significa o que: que não podemos mais falar da relação entre agências oficiais e o Linux por aqui?

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re: Cuidado ao trancar tópicos!
« Resposta #1 Online: 10 de Julho de 2008, 20:11 »
Se vcs se comportassem não haveriam tópicos trancados. Não há problema algum em discutir a adoção do Ubuntu/Linux por qualquer orgão governamental, desde que a discussão ficasse em torno dos benefícios técnicos, sociais e econômicos que a migração trouxe.

As seguintes mensagens:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,37543.msg223949.html#msg223949
Citar
Só uma coisa me assusta, não conheço a inclinação política de todos esses partidos, mas não vejo com bons olhos a "esquerdização" do software livre, e parece que a maioria dos deputados que deram o testemunho são de partidos de esquerda.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,37543.msg223954.html#msg223954
Citar
Normalmente a direita é muito mais a favor do corporativismo, não estranho nada o linux na frança ter sido ideia de um esquerdista

Não acrescentaram nada à discussão do tópico, no entanto as mesmas tiveram um cunho claramente político, gerando o aviso de que o tópico poderia ser trancado se a discussão continuasse por esse lado, o que foi visto novamente logo após o aviso.
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Piras

  • Visitante
Re: Cuidado ao trancar tópicos!
« Resposta #2 Online: 10 de Julho de 2008, 21:45 »
O vocês é equivocado. É evidente que a moderação foi desafiada a trancar o tópico por um usuário que discorda das regras e o trancou. Vale dizer: fez o que ele queria.

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Cuidado ao trancar tópicos!
« Resposta #3 Online: 10 de Julho de 2008, 22:30 »
O vocês é equivocado. É evidente que a moderação foi desafiada a trancar o tópico por um usuário que discorda das regras e o trancou. Vale dizer: fez o que ele queria.

Posso dizer uma coisa: Essas regras são ridículas...
Evitar qualquer tipo de discussão num fórum é igual a jogar ovos numa cesta e querer que todos permaneçam intáctos. Um fórum só existe pra que haja discussões. Se tem gente mal-educada, puna-os! Privar o fórum inteiro por causa de alguns é o fim!


Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re: Cuidado ao trancar tópicos!
« Resposta #4 Online: 11 de Julho de 2008, 01:03 »
Posso dizer uma coisa: Essas regras são ridículas...
Evitar qualquer tipo de discussão num fórum é igual a jogar ovos numa cesta e querer que todos permaneçam intáctos. Um fórum só existe pra que haja discussões. Se tem gente mal-educada, puna-os! Privar o fórum inteiro por causa de alguns é o fim![/color]

Não sei de onde vc tirou que evitamos qualquer tipo de discussão, aliás discussões são as coisas que mais temos nesse fórum. Agora, alguns assuntos sim não são permitidos, afim de manter a linha do fórum no assunto principal Ubuntu/Linux. Antes de reclamar punição aos mal-educados, seria bom vc reler sua mensagem e ver se ela também não se encaixa nessa categoria.
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re: Cuidado ao trancar tópicos!
« Resposta #5 Online: 11 de Julho de 2008, 01:11 »
O vocês é equivocado. É evidente que a moderação foi desafiada a trancar o tópico por um usuário que discorda das regras e o trancou. Vale dizer: fez o que ele queria.

Então vc deve reclamar o trancamento do tópico com os usuários que causaram o trancamento e não com a moderação/administração, só estamos aqui para cumprir as regras e manter o bom nível do fórum.
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: Cuidado ao trancar tópicos!
« Resposta #6 Online: 11 de Julho de 2008, 06:40 »
Piras, a principio, sua crítica procede. Proibir notícias deste tipo alegando motivos politicos seria como deixar de divulgar o lançamento de uma versão religiosa do Ubuntu por motivos religiosos. No entanto, comentários que surgem durante a evolução do tópico o deixam passível de punição.
A conduta tomada pelo moderador, para alguns exagerada, foi seguindo as atuais regras do fórum.
Poderiamos sugerir novas regras para situações como esta:
1. Aviso ao usuário que pos uma mensagem fora das regras para que a re-edite.
2. Ou o próprio moderador/adm poderia edita-la com apagamento de palavras e advertencia.
3. Ou simplesmente apagar a mensagem indevida.
4. Liberar mais as regras do fórum.
Desta maneira, poderiamos preservar o tópico e tudo de bom que contem.
« Última modificação: 11 de Julho de 2008, 06:49 por RC2006 »
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

UltimateWarrior

  • Visitante
Re: Cuidado ao trancar tópicos!
« Resposta #7 Online: 11 de Julho de 2008, 06:49 »
Bem agora entendi porque é que o Piras se retira do forum...
Realmente também não entendo o motivo de trancarem o tópico. Seria mais justo punir aqueles que quebrararm as regras. Agora todos nós pagamos por um ou outro.
O facto de um governo usar o Ubuntu e só lhe dar elogios é um tema bem mais apropriado do que muitos que andam por aí no café com ubuntu.
Se existem post que não devem permanecer, um moderador poderia fazer uma limpeza e avisar o usuário. Se ele persistir no erro ele é que tem de pagar pelo que fez não os outros.
Agora é injusto para mim como autor do tópcio, mas muito mais para o Piras que teve o trabalhão de traduzir o francês para que todos vejam os elogios ao ubuntu.
Se os moderadores trancarem um tópico sempre que um membro resolve responder com um post fora das regras, estamos mal. Estamos mal mesmo!
Sinceramente, acho que neste forum começa a existir por parte dos moderadores e admnistradores um clima de ditadura. P
Sigo este forum há algum tempo, mas só me registrei recentemente.
Acho que prefiro continuar no forum internacional se as coisas continuarem deste jeito.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Cuidado ao trancar tópicos!
« Resposta #8 Online: 11 de Julho de 2008, 09:41 »
Não foi um usuário que feriu as regras do fórum. Existem várias mensagens de vários usuários. A notícia é bem-vinda: a adoção por um parlamento de Ubuntu não pode ser deixada de ser exposta por uma interpretação extensiva da regra mas a discussão passou para um ponto que não agrega valor à comunidade. Não existe afronta à liberdade de expressão, não existe ditadura. Qualquer um pode abrir um blog, uma conta no twitter, Jaiku, etc. O que não dá é querer que se trate de todos os assuntos da vida em um fórum de uma distribuição de Linux.

Nós trancamos o tópico e não o apagamos. Isto é transparência, o que não condiz com atitudes ditadoriais que muitos se queixam. Poderia muito bem apagar a mensagem do banco de dados mas temos como princípio deixar as coisas claras. Se um dia errarmos numa avaliação de um tópico, re-abriremos para discussão.



Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Cuidado ao trancar tópicos!
« Resposta #9 Online: 11 de Julho de 2008, 19:51 »
"Se vcs se comportassem "

Por acaso achas que é pai/mae de alguém, FabMak ? Ter criado o Forum não lhe dá o direito de falar como quiser. Poderia mandar esta mensagem em off para ti, mas mando neste tópico justamente para rever o que escreves.
Em tempo, não existe tópico que nao tenha discussão. E em nenhum momento ninguém partiu para a agressão a ponto de justificar o trancamento do mesmo.
Esse "sermão" foi também diretamente a mim, já que também me manifestei.
Sou também contra apologias politicas, ainda mais de esquerdistas, mas em nada justificava o trancamento deste.
Sei que nao escreve isso com mau objetivo , mas..

ora essa "se voces se comportassem", tá bom, papai !
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Cuidado ao trancar tópicos!
« Resposta #10 Online: 11 de Julho de 2008, 21:40 »
Posso dizer uma coisa: Essas regras são ridículas...
Evitar qualquer tipo de discussão num fórum é igual a jogar ovos numa cesta e querer que todos permaneçam intáctos. Um fórum só existe pra que haja discussões. Se tem gente mal-educada, puna-os! Privar o fórum inteiro por causa de alguns é o fim![/color]

Não sei de onde vc tirou que evitamos qualquer tipo de discussão, aliás discussões são as coisas que mais temos nesse fórum. Agora, alguns assuntos sim não são permitidos, afim de manter a linha do fórum no assunto principal Ubuntu/Linux. Antes de reclamar punição aos mal-educados, seria bom vc reler sua mensagem e ver se ela também não se encaixa nessa categoria.

Ter a opinião de alguma coisa que não concordo como ridículo não me coloca como mal-educado. Achar algo ridículo é falta de educação pra você? Eu entendo como opinião. Mas a vida é assim mesmo... Cada um tem uma opinião formada. É por isso que nunca conseguiremos evitar qualquer tipo de discussão, o que é algo muito saudável por sinal.
Se você se ofendeu, o máximo que posso fazer é que não quis ofender ninguém com meu comentário. Apenas quis expor, veementemente, uma opinião minha.
Participo de alguns outros fóruns a fora. Em todos esses fóruns existem vários tópicos fora do assunto principal e todos convivem armoniosamente! Só entram nesses tópicos aqueles que se interessam pelo assunto. Quem não se interessa, passa batido. E aqueles que entram pra discutir (ofender) são punidos.
Bom, mas isso são outros fóruns, é claro!




Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Cuidado ao trancar tópicos!
« Resposta #11 Online: 11 de Julho de 2008, 21:54 »
Bem agora entendi porque é que o Piras se retira do forum...
Realmente também não entendo o motivo de trancarem o tópico. Seria mais justo punir aqueles que quebrararm as regras. Agora todos nós pagamos por um ou outro.
O facto de um governo usar o Ubuntu e só lhe dar elogios é um tema bem mais apropriado do que muitos que andam por aí no café com ubuntu.
Se existem post que não devem permanecer, um moderador poderia fazer uma limpeza e avisar o usuário. Se ele persistir no erro ele é que tem de pagar pelo que fez não os outros.
Agora é injusto para mim como autor do tópcio, mas muito mais para o Piras que teve o trabalhão de traduzir o francês para que todos vejam os elogios ao ubuntu.
Se os moderadores trancarem um tópico sempre que um membro resolve responder com um post fora das regras, estamos mal. Estamos mal mesmo!
Sinceramente, acho que neste forum começa a existir por parte dos moderadores e admnistradores um clima de ditadura. P
Sigo este forum há algum tempo, mas só me registrei recentemente.
Acho que prefiro continuar no forum internacional se as coisas continuarem deste jeito.

Ultimate,
sabia que além de todas as regras, seu avatar vai de encontro a mais outra regra.
Não sei se te avisaram, mas é proibido qualquer avatar sobre esporte, política e religião. Dá pra acreditar? Pois é....
Realmente ficou lindo o seu TUx da seleção portuguesa. Está bem próximo do meu Vascaíno!!! Depois eu até gostaria de copiar o seu tux, se você deixar.
Lá na comunidade vascaína fará um grande sucesso, pode ter certeza!!! ;)

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Cuidado ao trancar tópicos!
« Resposta #12 Online: 12 de Julho de 2008, 08:10 »
Bem agora entendi porque é que o Piras se retira do forum...
Realmente também não entendo o motivo de trancarem o tópico. Seria mais justo punir aqueles que quebrararm as regras. Agora todos nós pagamos por um ou outro.
O facto de um governo usar o Ubuntu e só lhe dar elogios é um tema bem mais apropriado do que muitos que andam por aí no café com ubuntu.
Se existem post que não devem permanecer, um moderador poderia fazer uma limpeza e avisar o usuário. Se ele persistir no erro ele é que tem de pagar pelo que fez não os outros.
Agora é injusto para mim como autor do tópcio, mas muito mais para o Piras que teve o trabalhão de traduzir o francês para que todos vejam os elogios ao ubuntu.
Se os moderadores trancarem um tópico sempre que um membro resolve responder com um post fora das regras, estamos mal. Estamos mal mesmo!
Sinceramente, acho que neste forum começa a existir por parte dos moderadores e admnistradores um clima de ditadura. P
Sigo este forum há algum tempo, mas só me registrei recentemente.
Acho que prefiro continuar no forum internacional se as coisas continuarem deste jeito.

Ultimate,
sabia que além de todas as regras, seu avatar vai de encontro a mais outra regra.
Não sei se te avisaram, mas é proibido qualquer avatar sobre esporte, política e religião. Dá pra acreditar? Pois é....
Realmente ficou lindo o seu TUx da seleção portuguesa. Está bem próximo do meu Vascaíno!!! Depois eu até gostaria de copiar o seu tux, se você deixar.
Lá na comunidade vascaína fará um grande sucesso, pode ter certeza!!! ;)


Essa de não poder usar avatar de times de futebol (outra grande besteira), fez também agluns membros valiosos daqui sairem, como o arlei.

Façam as contas de quantos membros prestativos saíram....
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Re: Cuidado ao trancar tópicos!
« Resposta #13 Online: 12 de Julho de 2008, 10:27 »
Ja ta irritando isso, quando vocês entram no fórum aceitaram as regras, que dificuldade tem em seguir. O tempo que estão batendo boca ajudem alguem com duvida.
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Cuidado ao trancar tópicos!
« Resposta #14 Online: 12 de Julho de 2008, 10:50 »
Ja ta irritando isso, quando vocês entram no fórum aceitaram as regras, que dificuldade tem em seguir. O tempo que estão batendo boca ajudem alguem com duvida.

Concordo com o n3t0! Mas também concordo que as regras poderiam ser revisadas, regras são muito importantes para a boa organização de qualquer coisa, desde que bem aplicadas. É compreensível a rigidez dos responsáveis pois o que eles sofrem não é compreendido por todos, pois a maioria dos desaforos é por mensagem privada, ou muita coisa é corrigida antes de nós vermos, etc.. etc.. etc.. e como já foi repetido diversas vezes antes: Eles fazem tudo isso voluntariamente, sem receber um tostão por isso!!! Quantos desses que criticam tanto se disponibilizariam seriamente a fazer isso? Duvido que 1/4 levaria a sério o trabalho. Enfim, é muito fácil criticar, não acham?