Autor Tópico: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink  (Lida 1176746 vezes)

Offline maggi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #390 Online: 25 de MAR?O de 2007, 16:25 »
Você usou um deste dois pacote:

modem-arquivos-v14.tar.gz ( última versão para o Ubuntu 6.06 - Dapper)

ou

modem-arquivos-v15.tar.gz ( última versão para o Ubuntu 6.10 - Edgy)

Usei o modem-arquivos-v14.tar.gz

Citar
Você usa o discador Gnome PPP?

Caso use o gnome-ppp, pode me informar quais as opões marcadas nas guias Modem e Opções do botão Configuração do gnome-ppp.
Modem:
Dispositivo: /dev/ttySL0
Tipo: Modem Analógico
Velocidade: 115200
Linha de Telefone: Tom
Volume: Baixo
Tentativas de discagem: 1
Esperar tom de discagem (marcado)

Opções:
Conexão:
Só estão desmarcados "Reconectar automaticamente" e "Enviar resposta personalizada"
Tempo ocioso: 0.
Citar
Abra um terminal e digite:

sudo gedit /etc/ppp/pap-secrets

e veja se no final deste arquivo existe a seguinte linha:

"usuario@provedor.com.br" * "senha1234"

Abra um terminal e digite:

sudo gedit /etc/ppp/chap-secrets

e veja se no final deste arquivo existe a seguinte linha:

"usuario@provedor.com.br" * "senha1234"

Sim, estão escritos corretamente.

Citar
Procure em uma destas ultimas páginas do meu tópico o link para baixar um tutorial com ilustrações chamado de guia_instalação.pdf que mostra como usar meus pacotes além de trazer passos para solucionar os problemas mais comuns encontrados neste fórum.
Eu fiz a instalação seguindo exatamente este PDF, porém somente agora nesta segunda instalação do Ubuntu, estou com esse problema...

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #391 Online: 25 de MAR?O de 2007, 16:36 »
Você usou um deste dois pacote:

modem-arquivos-v14.tar.gz ( última versão para o Ubuntu 6.06 - Dapper)

ou

modem-arquivos-v15.tar.gz ( última versão para o Ubuntu 6.10 - Edgy)

Usei o modem-arquivos-v14.tar.gz

Citar
Você usa o discador Gnome PPP?

Caso use o gnome-ppp, pode me informar quais as opões marcadas nas guias Modem e Opções do botão Configuração do gnome-ppp.
Modem:
Dispositivo: /dev/ttySL0
Tipo: Modem Analógico
Velocidade: 115200
Linha de Telefone: Tom
Volume: Baixo
Tentativas de discagem: 1
Esperar tom de discagem (marcado)

Opções:
Conexão:
Só estão desmarcados "Reconectar automaticamente" e "Enviar resposta personalizada"
Tempo ocioso: 0.
Citar
Abra um terminal e digite:

sudo gedit /etc/ppp/pap-secrets

e veja se no final deste arquivo existe a seguinte linha:

"usuario@provedor.com.br" * "senha1234"

Abra um terminal e digite:

sudo gedit /etc/ppp/chap-secrets

e veja se no final deste arquivo existe a seguinte linha:

"usuario@provedor.com.br" * "senha1234"

Sim, estão escritos corretamente.

Citar
Procure em uma destas ultimas páginas do meu tópico o link para baixar um tutorial com ilustrações chamado de guia_instalação.pdf que mostra como usar meus pacotes além de trazer passos para solucionar os problemas mais comuns encontrados neste fórum.
Eu fiz a instalação seguindo exatamente este PDF, porém somente agora nesta segunda instalação do Ubuntu, estou com esse problema...

Estranho mesmo, pois está tudo correto. Será que não é problema do seu provedor de acesso?

Bom às vezes não conseguimos entrar numa conexão muito boa e isso depende de vários fatores, mas o principal é a hora de conexão que pode estar concorrida no momento. Outras vezes pode sem problema de interferência na linha telefônica.

bom abra um terminal e faça:

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restart

tente a conexão novamente.

Ou então tente usar novamente a instalação do driver do modem, para ver se muda alguma coisa.

Você tentou usar alguams das alternativas para o Init2 que comentei?

Offline maggi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #392 Online: 25 de MAR?O de 2007, 16:43 »
Fiz isso que você disse agora, mas continua conectando apenas a 33600, já resinstalei o driver 2 vezes também e nada...  ???
Testei em um outro pc que tem aqui e ele conecta perfeitamente (no windows) a 52.000, portanto eu discarto a possibilidade de ser problema de horário/provedor.

Não testei as alternativas de Init2. Elas estão neste mesmo tópico?

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #393 Online: 25 de MAR?O de 2007, 16:54 »
Fiz isso que você disse agora, mas continua conectando apenas a 33600, já resinstalei o driver 2 vezes também e nada...  ???
Testei em um outro pc que tem aqui e ele conecta perfeitamente (no windows) a 52.000, portanto eu discarto a possibilidade de ser problema de horário/provedor.

Não testei as alternativas de Init2. Elas estão neste mesmo tópico?

Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
#  Lack of dialtone acquisition can be due to low line voltage,
#    a common problem in Italy.
#  Try inserting a "dial without waiting": X3
Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2 +FCLASS=0
#  In case of connection instabilities, specify a lower frequency:
Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2  +MS=34

que fica no Init2 do arquivo de configuração do gnome-ppp oculto (sinal de ponto “.” antes do nome do arquivo) dentro da sua pasta de usuário na /home/ e cujo nome é .wvdial.conf

Tente mais este String aqui para o Init2:

Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2  +MS=90

Observação: o Init1 deve continuar desta forma :

Init1 = ATZ

Só uma pergunta, quando você usou o meu tópico e sua conexão era boa, por um acaso você usou este mesmo pacote ou um mais antigo. Caso tenha sido um mais antigo, então tente instalar ele pois quem sabe alguma modificação neste não foi uma mudança boa para o seu modem.


Offline maggi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #394 Online: 25 de MAR?O de 2007, 17:08 »
Infelizmente só passou de 33600 para 36000.

O pacote que eu havia instalado anteriormente era o v14 mesmo.

Espero que sej aum problema temporário na minha linha, ou algo assim. Mas de qualquer forma muito obrigado pela sua ajuda e parabéns pelo trabalho!

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #395 Online: 25 de MAR?O de 2007, 17:13 »
Fiz isso que você disse agora, mas continua conectando apenas a 33600, já resinstalei o driver 2 vezes também e nada...  ???
Testei em um outro pc que tem aqui e ele conecta perfeitamente (no windows) a 52.000, portanto eu discarto a possibilidade de ser problema de horário/provedor.

Não testei as alternativas de Init2. Elas estão neste mesmo tópico?

Outra coisa, antes de tentar reinstalar o driver é necessário parar o script de ativação do modem, ou seja faça isto:

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon stop

e somente depois disto é que você deve reinstalar o driver ok.

outro detalhe, usei neste pacote o driver smartlink seguinte: slmodem-2.9.11-20061021.tar.gz. Porém o ultimo que se encontra no site é este aqui: slmodem-2.9.11-20070204.tar.gz

Baixe-o, se quiser, aqui:

http://linmodems.technion.ac.il/packages/smartlink/slmodem-2.9.11-20070204.tar.gz

ante de usá-lo e depois de descompactar o mesmo entre na subpasta modem e altere o arquivo Makefile na seguinte linha:

de

#SUPPORT_ALSA:=1

para

SUPPORT_ALSA:=1


isso faz com que você compile com a opção alsa disponível para usar se for preciso.

Volte para a pasta principal criada pela descompactação do driver e execute os comandos , como root:

make
make install


e depois reinicie o script de ativação do modem:

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restart
« Última modificação: 25 de MAR?O de 2007, 17:16 por alarcon »

Offline Helder.mauricio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #396 Online: 25 de MAR?O de 2007, 20:09 »
ATZ
OK

ATM1L2
OK

ATDT38499600
NO DIALTONE

saberiam me dizer porque meu LG I56N não consegue escutar o tom de linha

utilizo dual boot e este NETODRAGON roda no windows
estou no linux Kurumin com o Kppp
Instalei o driver sugerido acima com os driver da alsa  http://mirrors.ircam.fr/pub/alsa/testing/alsa-driver-1.0.14rc2.tar.bz2
OBS: O driver acima rc3 não compila
http://mirrors.ircam.fr/pub/alsa/testing/alsa-firmware-1.0.14rc3.tar.bz2
e o driver do modem  slmodem-2.9.11-20070204

se alguem souber a resposta eu agradeço

A no Kurumin 7 rc4 instalando o drive slmodem-daemom do debian com os icones magicos
o modem entra no IG normalmente.
Estes Problemas apareceram depois que tentei instalar a versão nova.

eu quero enviar fax no linux e ele so enviava de vez em quando e com o fone fora do gancho
utilizando o efax ou o kprintfax

Offline maggi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #397 Online: 28 de MAR?O de 2007, 09:58 »
alarcon, descobri o que estava causando a lentidão da conexão... Estranhamente, quando o cabo do aparelho telefônico está ligado na saída do espelho do modem, ele conecta a baixas velocidades, quando ele não está lá, consigo 50667. Estranho, não?!

Offline Markinho_RJ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #398 Online: 28 de MAR?O de 2007, 22:29 »
alarcon, mais uma vez venho parabenizar pelo excelente trabalho no suporte ao modem smartlink, não só pela criação do script mas também pela incrível presteza nas questões pertinentes.... bom depois deste discurso posso te pedir ajuda, ok? existe alguma forma de o gnome-ppp discar continuamente enquanto a linha está ocupa? e reconectar automaticamente se a conexão cair? pois apesar de existir essas opções no gnome-ppp, efetivamente elas não funcionam.

Desde já grato,

Marco

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #399 Online: 31 de MAR?O de 2007, 14:38 »
alarcon, mais uma vez venho parabenizar pelo excelente trabalho no suporte ao modem smartlink, não só pela criação do script mas também pela incrível presteza nas questões pertinentes.... bom depois deste discurso posso te pedir ajuda, ok? existe alguma forma de o gnome-ppp discar continuamente enquanto a linha está ocupa? e reconectar automaticamente se a conexão cair? pois apesar de existir essas opções no gnome-ppp, efetivamente elas não funcionam.

Desde já grato,

MarcoConfigura

Bem ia falar para você abrir o gnome-ppp e clicar no botão Configuração e na aba Modem e na parte Tentativas de discagem, colocar o número de vezes que você queira tentar a conexão. Logo depois na aba Opções deixe marcada a opção Reconectar Automaticamente, mas como você falou que tentou e não funcionou, então não sei te dizer algo mais sobre isto. Confesso que nunca tentei nada referente a esta situação, pelo fato de que não gosto que nada se conecte automaticamente na lembraça do Windows onde algum vírus poderia desconectar a ligação e fazer outra para uma chamada internacional, por exemplo. Reflexos de um antigo usuário windows rsrsrs.

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #400 Online: 31 de MAR?O de 2007, 14:41 »
alarcon, descobri o que estava causando a lentidão da conexão... Estranhamente, quando o cabo do aparelho telefônico está ligado na saída do espelho do modem, ele conecta a baixas velocidades, quando ele não está lá, consigo 50667. Estranho, não?!

Muito estranho mesmo, já até tinha lido algo sobre este fato, mais não sei por qual motivo isto pode acontecer. Pelo menos você achou o problema e de certo modo resolveu. ;D

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #401 Online: 31 de MAR?O de 2007, 14:49 »
ATZ
OK

ATM1L2
OK

ATDT38499600
NO DIALTONE

saberiam me dizer porque meu LG I56N não consegue escutar o tom de linha

utilizo dual boot e este NETODRAGON roda no windows
estou no linux Kurumin com o Kppp
Instalei o driver sugerido acima com os driver da alsa  http://mirrors.ircam.fr/pub/alsa/testing/alsa-driver-1.0.14rc2.tar.bz2
OBS: O driver acima rc3 não compila
http://mirrors.ircam.fr/pub/alsa/testing/alsa-firmware-1.0.14rc3.tar.bz2
e o driver do modem  slmodem-2.9.11-20070204

se alguem souber a resposta eu agradeço

A no Kurumin 7 rc4 instalando o drive slmodem-daemom do debian com os icones magicos
o modem entra no IG normalmente.
Estes Problemas apareceram depois que tentei instalar a versão nova.

eu quero enviar fax no linux e ele so enviava de vez em quando e com o fone fora do gancho
utilizando o efax ou o kprintfax

Bom acho que você deve configurar os Strings de inicialização do seu modem no kppp. Não sei onde se pode alterar isso, pois faz tempo que não uso o KDE e o respectivo discador kppp.

Caso você saiba onde fazer estas alterações, tente colocar uma das opções que já falei aqui referente ao Init2 ok.

Outra coisa, você não precisava instalar o driver alsa, aquela instrução foi para um outro usuário em um caso bem específico, pois ele tinha um notebook que precisava usar o driver Smartlink numa forma bem particular.

Offline gaucho.online

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #402 Online: 31 de MAR?O de 2007, 19:17 »


Eu bprocurei um forum para o Kubuntu, mas não achei, eu tentei seguir algumas dicas aqui mas não consegui configurar, mas tem algum lugar que eu possa saber configurar o modem no Kubuntu, já ue no ubuntu ele funcionou que uma beleza, este hsp 56 sis mr.


Essas informações você deixa em todos os sites que visita.

alarcon

  • Visitante
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #403 Online: 01 de Abril de 2007, 11:48 »


Eu bprocurei um forum para o Kubuntu, mas não achei, eu tentei seguir algumas dicas aqui mas não consegui configurar, mas tem algum lugar que eu possa saber configurar o modem no Kubuntu, já ue no ubuntu ele funcionou que uma beleza, este hsp 56 sis mr.

Creio que os procedimentos para ativar o modem no kubuntu serão mais ou menos os mesmos. A diferença é que o meu pacote usa um script em gdialog que não é usado pelo kubuntu que usa o kdialog (acho eu) e também que o meu pacote instala o discador gnome-ppp que não é preciso usar no kubuntu que usa o discador kppp do KDE.

Vamos ver se você instala manualmente:

baixe este driver Smartlink (o mais novo):

http://linmodems.technion.ac.il/packages/smartlink/slmodem-2.9.11-20070204.tar.gz

descompacte o arquivo e entre na seguinte subpasta, modem, dentro da pasta criada com a descompactação (slmodem-2.9.11-20070204) e modifique o arquivo Makefile na seguinte linha:

De

#SUPPORT_ALSA:=1

para

SUPPORT_ALSA:=1

Ou seja, isso faz com que a compilação crie o executável slmodemd com a possibilidade de se usar a forma ALSA caso for preciso no seu caso.

Antesde compilar o driver instale alguns pacotes necessários para a compilação do driver, mais primeiro saiba qual é a versão do seu kernel assim:

uname -r

anote o valor do comando anterior ok.

Adicione o LiveCD no apt-get assim:

sudo apt-cdrom add

que irá mostrar algo assim:

Citar
Usando ponto de montagem de CD-ROm /cdrom/
Desmontando CD-ROM
Aguardando por disco ...
Por favor, insira um Disco no leitor e pressione enter

Bastando você teclar ENTER se seu LiveCD já estiver no driver de CD-Rom.

agora instale os seguintes arquivos:

sudo apt-get --assume-yes install make gcc build-essential linux-headers-KERNEL_VER

Onde KERNEL_VER deve ser mudado para o valor mostrado no comando uname -r, ou seja o linux-headers deve ser de mesma versão do seu kernel.

agora baixe e instale os seguintes arquivos .deb:

libasound2
libasound2-dev
sl-modem-daemon_2.9.10+2.9.9d+e-pre2-5build1_i386.deb

Obs: para o Edgy pocure por estes pacotes aqui:

http://packages.ubuntulinux.org/edgy/allpackages

para o Dapper aqui:

http://packages.ubuntulinux.org/dapper/allpackages


depois de instalar estes pacotes faça isso antes de compilar o driver smartlink:

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon stop

agora entre na pasta descompactada do driver do modem (slmodem-2.9.11-20070204) e dê os seguintes comandos:

sudo make
sudo make install

aguarde o processo de compilação.

após o processo de compilação terminar digite:

sudo chmod a+x /usr/sbin/pppd

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restart

agora configure o kppp conforme suas necessidades e veja se funciona.

Offline gaucho.online

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
« Resposta #404 Online: 01 de Abril de 2007, 13:39 »

Obrigado mais uma vez alarcon, os pacotes eu baixei  http://packages.ubuntulinux.org/dapper/allpackages

que sõ do ubuntu, mas que provavelmente vai funfar no kubuntu. Mas estes libasound... como eu instalo? eu baixei no windows.

Outra coisa navegando em http://packages.ubuntulinux.org/dapper/allpackages, eu descobri alguns pacotes de linguas. È que o Kubuntu vem em inglês e ao selecionar suporte a português ele pede para baixar, como ainda não consigo acessar a internet via kubuntu(por enquanto) mas tem como baixcar separado, tipo pelo windows ? Ou ubuntu?
« Última modificação: 01 de Abril de 2007, 13:44 por gaucho.online »


Essas informações você deixa em todos os sites que visita.