@RicardoSEP
Eu tenho experiência em o no PHP e já trabalhei com alguns frameworks PHP mas, pelo que vi, Ruby on Rails supera todos (e olha que investiguei bem os frameworks PHP).
Então cara, eu também testei alguns frameworks PHP como o CakePHP (que é baseado no Rails), o da Zend e Symfony. Destes que eu testei, o melhor é o Symfony. Porém esse "melhor" que eu quero dizer, é o melhor para PHP. O Rails é bem mais fácil de usar e aprender porque ele é feito em Ruby. O grande segredo está no Ruby.
Ruby é uma linguagem totalmente o (PHP e JAVA por exemplo não é). Em Ruby tudo é objeto. Até números que no JAVA é considerado tipo primitivo, no Ruby é objeto. Se você chama
1.next no Ruby, ele te retorna 2. Isso e outras coisas no Ruby como method_missing, closures, symbols facilitaram o desenvolvimento do framework bem como a sua utilização.
Veja o próprio JAVA com a porrada de frameworks existentes, nenhum consegue fornecer as facilidades que o Rails oferece. Mas isso não quer dizer que Rails é solução para tudo. Rails é bom naquilo que ele se propõe a fazer que desenvolvimento para Web baseado em banco de dados. Se você precisar fazer aplicativos de missão crítica, ou que interaja com hardwares...etc, aí tem que ser Java.
Bom é isso.
Boa sorte a todos.