Autor Tópico: Tem como diminuir o tamanho dos botões e das barras de ferramentas?  (Lida 21814 vezes)

Offline luara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Olá!

Já diminuí a fonte, mas a barra de ferramentas e os botões não encontrei aonde alterar o tamanho...
É possível? Aonde eu mudo?  ???

Meu note é 14' e perco muito espaço com aquelas barras gigantes  :-[

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Tem como diminuir o tamanho dos botões e das barras de ferramentas?
« Resposta #1 Online: 05 de Junho de 2009, 16:29 »
Estranho... está usando a resolução nativa da tela do seu notebook?
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline luara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Tem como diminuir o tamanho dos botões e das barras de ferramentas?
« Resposta #2 Online: 05 de Junho de 2009, 16:31 »
Eu uso a resolução máxima q eu posso, que é 1280x800, acho, pq é wide.
Mas é que no windows eu posso escolher o tamanho da barra de ferramentas, e achei os botões muito espaçosos, pensei q pudesse mudar o tamanho  :P

alarcon

  • Visitante
Re: Tem como diminuir o tamanho dos botões e das barras de ferramentas?
« Resposta #3 Online: 05 de Junho de 2009, 17:36 »
Eu uso a resolução máxima q eu posso, que é 1280x800, acho, pq é wide.
Mas é que no windows eu posso escolher o tamanho da barra de ferramentas, e achei os botões muito espaçosos, pensei q pudesse mudar o tamanho  :P

Será que se você alterasse a resolução dpi ajudaria em alguma coisa?

Isso se pode fazer indo no menu Sistema > Preferencias > Aparência > aba Fontes > Botão Detalhes... ou isso seria só relativos as fontes e não aos ícones também?

sua resolução de tela é 1280x800 e a freqüência qual seria (por exemplo, 1280x800 60Hz) estaria ela de acordo com que vc usa no windows?

Offline luara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Tem como diminuir o tamanho dos botões e das barras de ferramentas?
« Resposta #4 Online: 05 de Junho de 2009, 20:19 »
Eu uso a resolução máxima q eu posso, que é 1280x800, acho, pq é wide.
Mas é que no windows eu posso escolher o tamanho da barra de ferramentas, e achei os botões muito espaçosos, pensei q pudesse mudar o tamanho  :P

Será que se você alterasse a resolução dpi ajudaria em alguma coisa?

Isso se pode fazer indo no menu Sistema > Preferencias > Aparência > aba Fontes > Botão Detalhes... ou isso seria só relativos as fontes e não aos ícones também?

sua resolução de tela é 1280x800 e a freqüência qual seria (por exemplo, 1280x800 60Hz) estaria ela de acordo com que vc usa no windows?

Estou usando fonte 8, mas a largura dos botões quase q não muda  :-[

alarcon

  • Visitante
Re: Tem como diminuir o tamanho dos botões e das barras de ferramentas?
« Resposta #5 Online: 05 de Junho de 2009, 20:25 »

Estou usando fonte 8, mas a largura dos botões quase q não muda  :-[

Estava me referindo ao dpi (pontos por polegada) que o padrão no local que te informei está em 96 pontos por polegada, veja se diminuindo este valor, ele também diminui nos ícones, acho que só tem efeito sobre as fontes, mas não custa tentar.

Sua placa de vídeo é onboard ou offboard?

===Editado===

Será que este aplicativo, gnome-color-chooser,  resolveria seu caso?

fontes:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,46419.msg275673.html#msg275673

http://t.webofgoo.com/2008/04/16/gnome-color-chooser/
« Última modificação: 05 de Junho de 2009, 20:36 por alarcon »

Offline luara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Tem como diminuir o tamanho dos botões e das barras de ferramentas?
« Resposta #6 Online: 05 de Junho de 2009, 21:51 »
Tentei ali mas ele só muda meio q o espaçamento dos caracteres  :-\

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Tem como diminuir o tamanho dos botões e das barras de ferramentas?
« Resposta #7 Online: 05 de Junho de 2009, 22:36 »
ALT+F2
digite
gconf-editor

ir em desktop->interface

procurar a chave toolbar-icon-sizes
se estiver large-toolbar alterar para small-toolbar
vai diminuir um pouco o tamanho dos ícones, os paineis podem ser reduzidos até 25px, basta clicar com o botão direito e ir em Propriedades

Darcamo

  • Visitante
Re: Tem como diminuir o tamanho dos botões e das barras de ferramentas?
« Resposta #8 Online: 05 de Junho de 2009, 23:14 »
Experimenta clicar com o botão direito nos paineis do gnome e ir em propriedades. Tem uma opção "tamanho" em pixels que pode ganhar algum espaço.

Uma boa dica também é atribuir um atalho de teclado para deixar uma aplicão em tela cheia. Vá em Sistema>Preferências>Atalhos de teclado e procure por "Toggle full screen mode" (Alternar para o modo tela cheia - aqui tá em inglês não sei porque). Atribua então um atalho (eu gosto de Ctrl+F11). Você usa o atalho tanto para entrar no modo de tela cheia quanto para sair dele e isso vale para qualquer janela que possa ser redimensionada. No modo tela cheia a barra de título some e os paineis do gnome ganhando assim um bom espaço. Claro que se o programa já tiver essa funcionalidade (como o firefox e o evince, por exemplo) normalmente é melhor usar o do programa.

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Tem como diminuir o tamanho dos botões e das barras de ferramentas?
« Resposta #9 Online: 06 de Junho de 2009, 02:35 »
Opa, galera barra de ferramentas e painel são coisas diferentes.

luara

Posta um screenshot indicando o que você gostaria de alterar, só para o pessoal se situar.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline luara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Tem como diminuir o tamanho dos botões e das barras de ferramentas?
« Resposta #10 Online: 06 de Junho de 2009, 09:58 »
Segue abaixo a imagem das barras que eu quero diminuir:



Na real são todas as barras de menus e ícones das janelas, eu acho eles muito grandes :B

alarcon

  • Visitante
Re: Tem como diminuir o tamanho dos botões e das barras de ferramentas?
« Resposta #11 Online: 06 de Junho de 2009, 10:17 »
Encontrei no caso do OpenOffice, rsrsrs. Vá no menu Ferramentas > Opções e na janela que se abrir no lado esquerdo selecione exibir e no lado direito vá em Tamanho e estilo do ícone, altere de Grande para pequeno.

Acho mesmo que você terá de ir vendo em cada aplicativo, se é possível fazer isso.

Nossile havia entendido exatamente o que a colega queria e foi mostrado nas fotos. Pensei que se alterando a dpi os ícones de uma maneira geral, independente de aplicativo, iria por conseqüência sofrer uma redução também, mas parece-me que não foi o caso.
« Última modificação: 06 de Junho de 2009, 10:24 por alarcon »

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Tem como diminuir o tamanho dos botões e das barras de ferramentas?
« Resposta #12 Online: 06 de Junho de 2009, 12:31 »
alarcon, eu entendi o que você queria dizer, meu comentário foi em relação aos outros posts.


luara, o tamanho destas barras, creio eu, dependem do tema usado, mas geralmente os autores dos temas acabam deixando essas barras "auxiliares" com tamanho padrão mesmo. Então, se realmente lhe incomoda, você pode buscar um tema que tenha essa característica ou tentar editar o que já usa.

Você pode salvar um pouco de espaço também clicando com o botão direito no desktop > "alterar plano de fundo" > guia "interface" > em "rótulo dos botões da barra de ferramentas" deixe como opção "apenas ícones".

sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline luara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Tem como diminuir o tamanho dos botões e das barras de ferramentas?
« Resposta #13 Online: 06 de Junho de 2009, 15:54 »
Hummm, parece q editando o gtkrc do seu theme tem como especificar tamanho de ícones e tal =D

Vou dar uma olhada, qualquer coisa posto aqui!

Offline luara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Tem como diminuir o tamanho dos botões e das barras de ferramentas?
« Resposta #14 Online: 06 de Junho de 2009, 16:33 »
Ae!

Consegui mudar o tamanho dos ícones do iniciar ao menos! =D
Só falta descobrir como fazer para os outros.

mudei o arquivo gtkrc que está em (usr/share/themes/nome_do_theme/gtk-2.0/gtkrc) e adicionei a seguinte linha:

gtk-icon-sizes = "gtk-dialog=16,16:dnd=16,16:gtk-small-toolbar=16,16:gtk-menu=16,16:panel-menu=16,16:gtk-button=16,16:gtk-large-toolbar=16,16"

Salvei e fechei o arquivo e depois entrei em System / Preferences / Apprearence, selecionei outro theme e voltei para o meu theme antigo (reload no theme  :P) E ficou menos os ícones do menu!

Se alguém souber como é o nome das barras de ferramentas, aí da para mudar ali também  :D