Autor Tópico: Instalar o Ubuntu em HD externo, como?!  (Lida 23508 vezes)

Digooo

  • Visitante
Instalar o Ubuntu em HD externo, como?!
« Online: 26 de Junho de 2009, 16:40 »
e aee galeraa!!

Seguinte, fazem 2 semanas q adquiri um hd de notebook de 160gb da samsung e uma case para montar um hd externo para mim e assim o fiz, já estando devidamente instalado. o lance é que eu comprei para alem de fazer backup dos meus arquivos tambem instalar o linux pois tenho um notebook quase zerado q uso e no entanto nao pretendo instalar nada e nem formatar ele tao cedo pra por qualquer outro sistema q seja. Como sou um curioso e da vez q usei o linux no meu desktop para testar e conhecer mais decidi usar uma parte desses 160gb do meu hd externo para instalar essa versao mais recente do ubuntu para assim tê-lo a minha disposicao sempre que quisesse roda-lo.. no entanto eu nao estou conseguindo, ja tentei uma vez e aparentemente instala porem nao faz o boot, nao aparece a tela de opcoes de boot como se eu instalasse no hd interno..

eu nao sei mto bem como proceder, ja li em alguns foruns acerca da instalacao mas me parece meio confuso, eu quero o seguinte:

como falei, tenho esse notebook q nao vou mexer nele.. mas queria q nesse meu hd externo ficasse o ubuntu todo instalado e atualizado para que quando kisesse rodar ele, eu espetasse na usb e o linux fosse iniciado como se estivesse nativamente instalado no hd do note.

ai pergunto, é possivel? mto facil?mto dficil? tem tutoriais acerca disso?

alguem poderia fornecer um passo-a-passo mais ou menos de como eu faria isso?



Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalar o Ubuntu em HD externo, como?!
« Resposta #1 Online: 26 de Junho de 2009, 18:03 »
e aee galeraa!!

Seguinte, fazem 2 semanas q adquiri um hd de notebook de 160gb da samsung e uma case para montar um hd externo para mim e assim o fiz, já estando devidamente instalado. o lance é que eu comprei para alem de fazer backup dos meus arquivos tambem instalar o linux pois tenho um notebook quase zerado q uso e no entanto nao pretendo instalar nada e nem formatar ele tao cedo pra por qualquer outro sistema q seja. Como sou um curioso e da vez q usei o linux no meu desktop para testar e conhecer mais decidi usar uma parte desses 160gb do meu hd externo para instalar essa versao mais recente do ubuntu para assim tê-lo a minha disposicao sempre que quisesse roda-lo.. no entanto eu nao estou conseguindo, ja tentei uma vez e aparentemente instala porem nao faz o boot, nao aparece a tela de opcoes de boot como se eu instalasse no hd interno..

eu nao sei mto bem como proceder, ja li em alguns foruns acerca da instalacao mas me parece meio confuso, eu quero o seguinte:

como falei, tenho esse notebook q nao vou mexer nele.. mas queria q nesse meu hd externo ficasse o ubuntu todo instalado e atualizado para que quando kisesse rodar ele, eu espetasse na usb e o linux fosse iniciado como se estivesse nativamente instalado no hd do note.

ai pergunto, é possivel? mto facil?mto dficil? tem tutoriais acerca disso?

alguem poderia fornecer um passo-a-passo mais ou menos de como eu faria isso?




Ola, Digooo

Bem a questão é se sua Bios suporta boot via USB.

Algumas bios suportam apenas midias removiveis como pendrives e cd roms.

Se sua Bios aceita boot de hd, é só instalar o Ubuntu no externo e selecionar em => avançado (no momento da instalação) colocar o grub na partição do HD externo.
exemplo: se seu HD externo foi reconhecido como Sdb1 instale o grub na Sdb1, não na Sda1 que deve ser seu disco C: no Windows.

Quando do boot, selecione o hd externo e pronto. Em alguns casos ainda, pode ser que o sistema neste momento mude o sdb para sda, neste caso será necessário então alterar o Grub manualmente.

Se sua Bios só aceita pen e cd, aí não tem muita saída, é instalar no HD como se fosse um Live CD, usando o => Sistema=> Administração=> criador de disco USB inicializável.

Faça com calma que deve dar certo

[],s

Digooo

  • Visitante
Re: Instalar o Ubuntu em HD externo, como?!
« Resposta #2 Online: 26 de Junho de 2009, 19:42 »
opa tota, vlwwwwww pela resposta


sim, sim, meu pc e meu notebook aceitam boot por usb por isso meu interesse em fazer isso.. porem eu como usei linux há um tempo, hj nao sei mais como instalar e o q fazer, vc teria algum link ai dos procedimentos usados para instalar o ubuntu para q eu relembre os passos de instalacao???

de quebra, é so selecionar o hd externo na instalacao q ele vai ser instalado nele? é isso?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalar o Ubuntu em HD externo, como?!
« Resposta #3 Online: 26 de Junho de 2009, 22:10 »
Sim, você instala no externo, ao fim do particionamento de disco, tem uma opção embaixo a direita para personalizar o grub, clique e escolha o mesmo disco externo

Se fizer diferente, como já fez, o grub será instalado no primeiro disco, aparecem as opçoes de boot, Ubuntu e windows, mas como o Ubuntu está num hd usb, ele não encontra pois o grub não sabe manipular uma unidade externa.

[],s

Digooo

  • Visitante
Re: Instalar o Ubuntu em HD externo, como?!
« Resposta #4 Online: 26 de Junho de 2009, 23:53 »
isso msm tota!!

PQP, eu nem tava me atentando pra esse detalhe.. de fato escolhi la pra instalar no hd externo o grub e deu certo em partes pois quando boto pra dar o boot, ele dá e aparece o menu com as opcoes, mas quando escolho uma delas aparece o seguinte

error 17: cannot mount selected partition

e agora, o q diabos pode ser?

alias, me explica uma coisa.. pra usar o linux precisa-se de 1 ou 2 particoes? eu sempre escolhi 2 particoes, uma delas em ext3 e a outra swap.. é necessario msm? to fazendo o certo?

outra coisa q me intriga sempre quando instalo o linux é o fato do particionador lá perguntar se queremos a particao a ser montada no fim ou no comeco, do hd creio.. enfim, isso tem alguma influencia?

Digooo

  • Visitante
Re: Instalar o Ubuntu em HD externo, como?!
« Resposta #5 Online: 28 de Junho de 2009, 03:10 »
consegui em partes!! de fato deu um prob no menu.lst do grub e eu corrigi, foi colocar o valor para hd(0,0) e ele deu boot, perfeito! mas dá o boot e aparece agora uma tela preta com isso:

{2.132019] ata1: softreset failed (device not ready)
{2.808018] ata2: softreset failed (device not ready)

modprobe: fatal: could not load /lib/modules/2-628-11/generic/modules.dep no such file or directory

gave up waiting for root device common problems

-boot args (cat  /proc/cmdline)
-check rootdelay = (did the system wait long enough?)
-check root = (did the system wait for the right device?)
-missing modules (cat  /proc/modules; ls  /dev)

Alert! /dev/diskk/by-uuid........... does not exist. dropping to a shell


allguem tem ideia do q fazer ou pq deu esse erro? to quase desistindo de instalar o linux!

Offline SergioJP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 220
  • Nada é melhor do que aprender e compartilhar.
    • Ver perfil
Re: Instalar o Ubuntu em HD externo, como?!
« Resposta #6 Online: 28 de Junho de 2009, 17:04 »
e aee galeraa!!

Seguinte, fazem 2 semanas q adquiri um hd de notebook de 160gb da samsung e uma case para montar um hd externo para mim e assim o fiz, já estando devidamente instalado. o lance é que eu comprei para alem de fazer backup dos meus arquivos também instalar o linux pois tenho um notebook quase zerado q uso e no entanto nao pretendo instalar nada e nem formatar ele tao cedo pra por qualquer outro sistema q seja. Como sou um curioso e da vez q usei o linux no meu desktop para testar e conhecer mais decidi usar uma parte desses 160gb do meu hd externo para instalar essa versao mais recente do ubuntu para assim tê-lo a minha disposição sempre que quisesse roda-lo.. no entanto eu nao estou conseguindo, ja tentei uma vez e aparentemente instala porem nao faz o boot, nao aparece a tela de opcoes de boot como se eu instalasse no hd interno..

eu nao sei mto bem como proceder, ja li em alguns foruns acerca da instalacao mas me parece meio confuso, eu quero o seguinte:

como falei, tenho esse notebook q nao vou mexer nele.. mas queria q nesse meu hd externo ficasse o ubuntu todo instalado e atualizado para que quando kisesse rodar ele, eu espetasse na usb e o linux fosse iniciado como se estivesse nativamente instalado no hd do note.

ai pergunto, é possivel? mto facil?mto dficil? tem tutoriais acerca disso?

alguem poderia fornecer um passo-a-passo mais ou menos de como eu faria isso?




Dá uma olhada aqui http://aleit.wordpress.com/2008/09/01/installare-ubuntu-hardy-804-su-flash-drive-usb-penna-o-hdd-esterno/, esta em italiano, use o google para traduzir.
Ubuntu Gnome 17.04 LTS GIGABYTE H61M-S1- CORE i3 - NVidia GT 420 - 12G RAM

Digooo

  • Visitante
Re: Instalar o Ubuntu em HD externo, como?!
« Resposta #7 Online: 28 de Junho de 2009, 22:21 »
e aee sergiojp


eu fui no site q vc indicou e ate parece q vai dar certo mas volta a ser como era.. aparece outros erros q nao o q apareciam!!.. to ja desistindo, pelo visto num dá nem a pau!!

vou tentar apenas mais uma vez.. mas se alguem puder entrar nesse site e me alertar sobre alguma coisa q pode ta errada, afinal o ubuntu em questao nesse tutorial era um 8.04 e o recente é o 9.04.. entao pode ser q tenha mudado algo, sei la!

vlwwwwwww

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalar o Ubuntu em HD externo, como?!
« Resposta #8 Online: 29 de Junho de 2009, 13:14 »
Boas,

Não há diferença nas versoes, pois o Grub é o mesmo.

Coloque aqui as mensagens de erro e vamos tentar ajudar


[],s

Digooo

  • Visitante
Re: Instalar o Ubuntu em HD externo, como?!
« Resposta #9 Online: 29 de Junho de 2009, 17:25 »
ok, eu formatei meu hd externo denovo e vou tentar pela ultima vez!!!

mas me digam uma coisa.. em relacao as particoes no linux, eu sempre me perco nisso...

na hora de instalar, sempre escolho particionamento manual.. ai escolho uma de 10gb para o linux (/root) e marco ela como primária.. ao criar uma outra particao, o prog de particionamento ja escolhe como logica e eu defino 1gb para a swap.. e o q sobra eu crio outra particao mas sem formato definido pois tenho q colocar meus arquivos no hd também, etc..

enfim, minha duvida fica no q diz respeito a "localizacao" das particoes.. há uma opcao no particionador q permite q vc escolha q a particao seja criada no "inicio" e no "fim"


eu pergunto: O Q É ISSO? é inicio do hd, fim do hd? criar todas no "inicio" tem problema?.. eu to sempre fazendo o seguinte:

10gb - linux root(/) - primaria - inicio

1gb - swap - logica - inicio

137gb - sem sistema - logica - inicio


eu to fazendo o certo? isso influencia alguma coisa? tem a haver? nada a haver? como ja falei, sou iniciante e essas duvidas podem ser para mtos experientes uma besteira mas eu de fato nao sei e ate hj nao sei!

caso esteja fazendo errado, como seria o correto modo de criar as particoes?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalar o Ubuntu em HD externo, como?!
« Resposta #10 Online: 29 de Junho de 2009, 18:24 »
Esta tudo certo.

Criar no inicio ou no fim, para o Linux tanto faz.

Seria Importante se voce fosse instalar também o Windows, que só aceita ser instalado na primeira partição, ou seja no inicio do disco.

O que esta dando problema na sua instalação é outra coisa.

O grub tem dificuldades em iniciar hd's USB. Pelo fato de que ele procura Hd's IDE e SATA. USB não é nem um nem outro.

Instale ele e poste os erros.

Ainda recomendo instalar no HD como live CD em partição Fat32 e com um persistente de pelo menos uns 5 gigas para as configurações e programas.

[],s

Digooo

  • Visitante
Re: Instalar o Ubuntu em HD externo, como?!
« Resposta #11 Online: 29 de Junho de 2009, 19:31 »
obrigado tota, mas instalar o windows no meu hd externo? haveria algum motivo em especial para tal? e esse tipo de instalacao live-cd, ela é a msm coisa q se tivessemos instalando ele no hd? pode-se salvar as configuracoes feitas como numa instalacao comum? qual é a diferenca entre esse tipo q vc citou e a q eu to tentando fazer?

outra coisa, vc nao axa q esse procedimento nesse link:  http://aleit.wordpress.com/2008/09/01/installare-ubuntu-hardy-804-su-flash-drive-usb-penna-o-hdd-esterno/

poderia surtir algum efeito? foi fazendo tais passos q eu consegui eliminar uns erros mas apareceu outros.. enfim, se vc puder olhar esse tutorial ele tem 9 passos e eu fiquei com duvidas no 7, 8 e 9... o resto eu executei na boa, creio eu!..

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalar o Ubuntu em HD externo, como?!
« Resposta #12 Online: 29 de Junho de 2009, 22:01 »


obrigado tota, mas instalar o windows no meu hd externo? haveria algum motivo em especial para tal?


não, eu só  expliquei o porque de nstalar no inicio Ou no Fim do disco
Citar

 e esse tipo de instalacao live-cd, ela é a msm coisa q se tivessemos instalando ele no hd? pode-se salvar as configuracoes feitas como numa instalacao comum? qual é a diferenca entre esse tipo q vc citou e a q eu to tentando fazer?


Quase a mesma coisa, uma se instala em ext3 e live cd em fat

basta ir no criar no pendrive e escolher o hd externo
Citar

pode-se salvar as configuracoes feitas como numa instalacao comum?


sím
Citar

outra coisa, vc nao axa q esse procedimento nesse link:  http://aleit.wordpress.com/2008/09/01/installare-ubuntu-hardy-804-su-flash-drive-usb-penna-o-hdd-esterno/


é como instalar como live cd, eu ja li no dia da postagem

[],s

Digooo

  • Visitante
Re: Instalar o Ubuntu em HD externo, como?!
« Resposta #13 Online: 29 de Junho de 2009, 22:07 »
vlwwwwwww tota

mto obrigado pelas explicacoes.. eu vou tentar mais uma vez.. mas me diga, entao quer dizer q o procedimento q esta nesse link q postei é para "montar" uma instalacao no hd externo ou fazer com q o grub reconheca o hd-usb ja q falaste q ele nao é bom em reconhecer esse tipo de dispositivo?

pq se for, entao é melhor fazer o procedimento por live-cd msm, tecnicamente daria menos trabalho, nao?

outra, na live-cd entao nao precisaria de uma particao swap, correto? o linux por causa disso seria mais lento, entao?

vlwwwwwwwww pelas respostas, mto obrigado msm

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalar o Ubuntu em HD externo, como?!
« Resposta #14 Online: 30 de Junho de 2009, 12:31 »
mas me diga, entao quer dizer q o procedimento q esta nesse link q postei é para "montar" uma instalacao no hd externo ou fazer com q o grub reconheca o hd-usb ja q falaste q ele nao é bom em reconhecer esse tipo de dispositivo?

Não, o link explica como fazer Um live cd

Citar
pq se for, entao é melhor fazer o procedimento por live-cd msm, tecnicamente daria menos trabalho, nao?

É isto aí

Citar
outra, na live-cd entao nao precisaria de uma particao swap, correto? o linux por causa disso seria mais lento, entao?

Não, ele monta uma swap virtual, e não fica mais lento, na verdade a lentidão virá da taxa de transferência da porta USB que é bem lenta em relação a acessar um Hd interno. Procure na wikipedia e compare as taxas de Usb, Ide, Sata e cdrom.

[],s