Para mim essa pergunta depende!
Para uso em Desktop eu não trocaria o Ubuntu pelo Debian.
Já tentei isso e não me convenceu. O Debian é mais estável, claro, é voltado para uso em servidores! Mas é exatamente por isso que ele perde feio em dois quesitos básicos para usuário Desktop!
Facilidade de Uso! Dá trabalho para deixar o Debian pronto para uso em Desktop, comparado ao Ubuntu. E dá muito, mas muito mais trabalho para deixar o Debian pronto para Desktop do que um Mandriva! Digo até mais, mesmo com o Debian e o Ubuntu prontos, o Mandriva ainda ganha em usabilidade. Se tiverem oportunidade de usar uma versão Power Pack do Mandriva (que é paga), a comparação fica sem sentido! Não estou aqui fazendo propaganda do Mandriva, mas isso é fato! Gosto demais do Ubuntu, mas poderia ser um usuário do Mandriva também.
Qualidade de Imagem e Renderização de Fontes!O Ubuntu ganha de longe em qualidade de imagem e na renderização das fontes do Debian, isso nas suas instalações padrões! Claro que o camarada pode modificar isso, mas dá o maior trabalho. Me refiro as versões 9.04 do Ubuntu e 5.0 do Debian. É a mesma coisa com o Slackware. Rocha sólida, complicado de configurar e etc., mas com fontes serrilhadas que dá dó! Isso com o Anti-alising ativado! Vai instalar um Driver de placa de Vídeo no Debian!!!! Explica para o usuário Desktop da compilação do Driver e depois da provável alteração do Xorg na unha!!!
Já para uso em Servidores eu
"talvez" trocasse o CentOs pelo Debian!
Eu aprendi muito de Linux no Debian, foi a distro que melhor funcionava no meu PC na época. Mas quando você passa a usar outras distros, algumas coisas ficam claras demais para serem ignoradas! Mesmo você sendo fã de determinada distro!
Muito da instabilidade do Ubuntu vem dos pacotes pouco ou sem nehum teste de Som e Vídeo, que normalmente estão nas suas versões mais recentes! Se você instalar o Ubuntu Server apenas com o que interessa, o Ubuntu fica quase tão estável quanto o Debian. Mas perde em velocidade quando a coisa aperta pra valer. Contudo, se o adminstrador quiser um servidor estável, ainda mais rápido e seguro, e com muitas ferramentas que facilitam à adminstração do servidor, e isso tudo sem perder nada em qualidade de imagem! Vai de CentOs!
Há sim, a velocidade do Debian já não é mais a mesma. Em versões ateriores a diferença era notável em comparação ao Ubuntu. Mas nessa versão 5.0 X 9.04 essa diferença de velocidade já não é mais tão grande assim, tanto assim que testei as duas versões 64bits, com os kerneis padrões de ambas as distros, e o Ubuntu 9.04 chega a ser mais rápido em algumas coisas.
Tudo isso são apenas opiniões pessoais! Não estou atacando e nem denegrindo nenhuma distro!