Autor Tópico: Vc trocaria o Ubuntu pelo Debian? Ou vice-versa?  (Lida 21322 vezes)

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Vc trocaria o Ubuntu pelo Debian? Ou vice-versa?
« Online: 04 de Agosto de 2009, 09:22 »
Estou fazendo essa pergunta pelo seguinte, no Ubuntu é tudo "fação", tem quase tudo à mão, é preciso fazer muito pouco para deixá-lo funcional, tem os pacotes e kernel mais atualizado e por aí vai, tornando o sistema ideal para o usuário iniciante e mesmo os mais tarimbados.

Já o Debian há muito o que se fazer para deixá-lo funcional como o Ubuntu (comparativamente falando, já que "funcional" depende muito do usuário). No sistema básico instalado de 1cd (e não 1dvd) tem que se instalar tudo (do Synaptic à inserção de novos repositórios, não tem o Firefox ou o Thunderbird que conhecemos e por aí vai), o kernel e os pacotes são desatualizados em relação às distros mais novas, o que deixa o sistema não tão recomendado para usuários leigos.

Então vem a pergunta, os dois sistemas, uma vez "nos conformes" para as necessidades do usuário, se equivalem, sendo o Ubuntu mais prático e recente e o Debian mais rápido e estável no uso dos sistemas. Vc que usa Ubuntu trocaria para o Debian para aprender mais sobre o sistema? Ou vc que usa Debian trocaria para o Ubuntu devido às melhorias do sistema?
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline fabricioescalador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 79
    • Ver perfil
Re: Vc trocaria o Ubuntu pelo Debian? Ou vice-versa?
« Resposta #1 Online: 04 de Agosto de 2009, 09:50 »
Cara, que pergunta complicada, já usei muito o Debian...ralei pracaramba com ele, mas aprendi muita coisa...com o Ubuntu tambem aprendi muita coisa...muito mais amigável que o Debian...para min, que sou um pouco de curioso e usuário final ficaria com os 2 :P ....

Inté!
Uai....

Lunik

  • Visitante
Re: Vc trocaria o Ubuntu pelo Debian? Ou vice-versa?
« Resposta #2 Online: 04 de Agosto de 2009, 10:03 »
Debian -> Estabilidade
Ubuntu -> Pacotes mais recentes

É só uma questão de trocar uma coisa pela outra, dependendo do que o usuário desejar.
Por enquanto prefiro o ubuntu. Talvez se eu tivesse um computador que usasse pra outras coisas, optaria pelo debian.

Offline carlos/40

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Vc trocaria o Ubuntu pelo Debian? Ou vice-versa?
« Resposta #3 Online: 04 de Agosto de 2009, 11:15 »
Toda vez que chega uma versão nova do Ubuntu eu atualizo, e costumo instalar do zero toda vez. Acontece que uma hora vou me cansar de mudar a cada 6 meses e vou procurar instalar o Debian, que alem de mais estável, permanece por mais tempo com a mesma versão! Eu ja tinha instalado ele junto com o Ubuntu, só que tive que formatar depois. Tinha achado um pouco complicado, mas deu pra pegar alguma coisa. Rodei nesses dias como live-cd e finalmente tinha conceguido navegar, coisa que eu não conseguia por cd, e deu pra instalar na boa vários programas.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Vc trocaria o Ubuntu pelo Debian? Ou vice-versa?
« Resposta #4 Online: 04 de Agosto de 2009, 11:56 »
Toda vez que chega uma versão nova do Ubuntu eu atualizo, e costumo instalar do zero toda vez. Acontece que uma hora vou me cansar de mudar a cada 6 meses e vou procurar instalar o Debian, que alem de mais estável, permanece por mais tempo com a mesma versão! Eu ja tinha instalado ele junto com o Ubuntu, só que tive que formatar depois. Tinha achado um pouco complicado, mas deu pra pegar alguma coisa. Rodei nesses dias como live-cd e finalmente tinha conceguido navegar, coisa que eu não conseguia por cd, e deu pra instalar na boa vários programas.

Desculpe, nem tem haver com o tópico, mas porque então não usa cada versão do Ubuntu por 1 ano? 1,5 anos? Ou até mais para as versões LTS?

Ainda uso o 8.04 no meu note, com atualizações de segurança normais. E por minha conta instalei Firefox 3.5, BrOffice, e o kernel 2.6.30, só para brincar um pouco.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Vc trocaria o Ubuntu pelo Debian? Ou vice-versa?
« Resposta #5 Online: 04 de Agosto de 2009, 12:52 »
Até pouco tempo atrás eu pensaria em mudar, dado a superioridade de velocidade do Debian. Hoje não.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Vc trocaria o Ubuntu pelo Debian? Ou vice-versa?
« Resposta #6 Online: 04 de Agosto de 2009, 13:17 »
Toda vez que chega uma versão nova do Ubuntu eu atualizo, e costumo instalar do zero toda vez. Acontece que uma hora vou me cansar de mudar a cada 6 meses e vou procurar instalar o Debian, que alem de mais estável, permanece por mais tempo com a mesma versão! Eu ja tinha instalado ele junto com o Ubuntu, só que tive que formatar depois. Tinha achado um pouco complicado, mas deu pra pegar alguma coisa. Rodei nesses dias como live-cd e finalmente tinha conceguido navegar, coisa que eu não conseguia por cd, e deu pra instalar na boa vários programas.

Desculpe, nem tem haver com o tópico, mas porque então não usa cada versão do Ubuntu por 1 ano? 1,5 anos? Ou até mais para as versões LTS?

Ainda uso o 8.04 no meu note, com atualizações de segurança normais. E por minha conta instalei Firefox 3.5, BrOffice, e o kernel 2.6.30, só para brincar um pouco.

Também off-topic: sempre que uma nova versão do Ubuntu é lançada, vejo uma chuva de reclamações aqui no fórum por causa de bugs. Por causa disso, decidi usar apenas as versões LTS e, ainda assim, espero uns seis meses pra poder instalar. Foi o que eu fiz com o Hardy, que uso até hoje: instalei depois que o Gutsy tinha sido lançado.

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Vc trocaria o Ubuntu pelo Debian? Ou vice-versa?
« Resposta #7 Online: 04 de Agosto de 2009, 16:03 »
Já usei os 2 e fico com o Ubuntu porque é mais amigável.
Atualmente uso o 8.10 pois, na hora de instalar, tinha deixado o 9.04 no trabalho.
Mas, realmente, se você não gosta de colocar um sistema novo a cada 6 meses, usa uma versão qualquer por 2 anos, ou use-a até acabar o suporte, depois troque, assim como ocorre no Debian...
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Vc trocaria o Ubuntu pelo Debian? Ou vice-versa?
« Resposta #8 Online: 04 de Agosto de 2009, 17:00 »
Sou usuário. O sistema operacional que eu uso não me interessa. O que me interessa é usabilidade, segurança e disponibilidade de aplicativos para trabalho e lazer. Outra coisa importante é economia.

Pelo segundo argumento é que troquei o Windows pelo Linux (Windows é caro e não quero piratear nenhum software). Mas é pelo primeiro argumento que respondo à pergunta: UBUNTU 1 x 0 DEBIAN, porque não tenho tempo, vocação nem interesse em ficar debulhando SO nenhum para obter o que eu quero do computador.

Abs.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Vc trocaria o Ubuntu pelo Debian? Ou vice-versa?
« Resposta #9 Online: 10 de Agosto de 2009, 08:14 »
Para mim essa pergunta depende!


Para uso em Desktop eu não trocaria o Ubuntu pelo Debian.

Já tentei isso e não me convenceu. O Debian é mais estável, claro, é voltado para uso em servidores! Mas é exatamente por isso que ele perde feio em dois quesitos básicos para usuário Desktop! 

Facilidade de Uso!
Dá trabalho para deixar o Debian pronto para uso em Desktop, comparado ao Ubuntu. E dá muito, mas muito mais trabalho para deixar o Debian pronto para Desktop do que um Mandriva! Digo até mais, mesmo com o Debian e o Ubuntu prontos, o Mandriva ainda ganha em usabilidade. Se tiverem oportunidade de usar uma versão Power Pack do Mandriva (que é paga), a comparação fica sem sentido! Não estou aqui fazendo propaganda do Mandriva, mas isso é fato! Gosto demais do Ubuntu, mas poderia ser um usuário  do Mandriva também.

Qualidade de Imagem e Renderização de Fontes!
O Ubuntu ganha de longe em qualidade de imagem e na renderização das fontes do Debian, isso nas suas instalações padrões! Claro que o camarada pode modificar isso, mas dá o maior trabalho.  Me refiro as versões 9.04 do Ubuntu e 5.0 do Debian. É a mesma coisa com o Slackware. Rocha sólida, complicado de configurar e etc., mas com fontes serrilhadas que dá dó! Isso com o Anti-alising ativado! Vai instalar um Driver de placa de Vídeo no Debian!!!!  Explica para o usuário Desktop da compilação do Driver e depois da provável alteração do Xorg na unha!!!




Já para uso em Servidores eu  "talvez" trocasse o CentOs pelo Debian! :)

Eu aprendi muito de Linux no Debian, foi a distro que melhor funcionava no meu PC na época. Mas quando você passa a usar outras distros, algumas coisas ficam claras demais para serem ignoradas! Mesmo você sendo fã de determinada distro!
Muito da instabilidade do Ubuntu vem dos pacotes pouco ou sem nehum teste de Som e Vídeo, que normalmente estão nas suas versões mais recentes! Se você instalar o Ubuntu Server apenas com o que interessa, o Ubuntu fica quase tão estável quanto o Debian. Mas perde em velocidade quando a coisa aperta pra valer. Contudo, se o adminstrador quiser um servidor estável, ainda mais rápido e seguro, e com muitas ferramentas que facilitam à adminstração do servidor, e isso tudo sem perder nada em qualidade de imagem! Vai de CentOs!

Há sim, a velocidade do Debian já não é mais a mesma. Em versões ateriores a diferença era notável em comparação ao Ubuntu. Mas nessa versão 5.0 X 9.04 essa diferença de velocidade já não é mais tão grande assim, tanto assim que testei as duas versões 64bits, com os kerneis padrões de ambas as distros, e o Ubuntu 9.04 chega a ser mais rápido em algumas coisas. 

Tudo isso são apenas opiniões pessoais! Não estou atacando e nem denegrindo nenhuma distro!

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Vc trocaria o Ubuntu pelo Debian? Ou vice-versa?
« Resposta #10 Online: 10 de Agosto de 2009, 09:42 »
No referente ao que vc falou (e também ouço dizer por aí) sobre ser mais difícil instalar as coisas no Debian, driver de vídeo e tal, o engraçado disso é que eu me sinto "à vontadão" em mexer ou alterar coisas no sistema, como kernel, driver de som, vídeo e tal, mas não tenho a mesma "safeza" no, por exemplo, Slackware. Mas são essas as opiniões que eu quero ouvir, sobre as qualidades e defeitos de eventuais outras distribuições que sejam referenciados no tópico. Não estou buscando abandonar o Ubuntu, nem o Debian, mas sim ter argumentos e base para experimentar outras distribuições sem ter que quebrar muito a cara com isso, hehehehe... Quebrar a cara no sentido de instalar uma distro e tirar ela fora duas horas depois e colocar fogo no cd...  ;D


Para mim essa pergunta depende!


Para uso em Desktop eu não trocaria o Ubuntu pelo Debian.

Já tentei isso e não me convenceu. O Debian é mais estável, claro, é voltado para uso em servidores! Mas é exatamente por isso que ele perde feio em dois quesitos básicos para usuário Desktop! 

Facilidade de Uso!
Dá trabalho para deixar o Debian pronto para uso em Desktop, comparado ao Ubuntu. E dá muito, mas muito mais trabalho para deixar o Debian pronto para Desktop do que um Mandriva! Digo até mais, mesmo com o Debian e o Ubuntu prontos, o Mandriva ainda ganha em usabilidade. Se tiverem oportunidade de usar uma versão Power Pack do Mandriva (que é paga), a comparação fica sem sentido! Não estou aqui fazendo propaganda do Mandriva, mas isso é fato! Gosto demais do Ubuntu, mas poderia ser um usuário  do Mandriva também.

Qualidade de Imagem e Renderização de Fontes!
O Ubuntu ganha de longe em qualidade de imagem e na renderização das fontes do Debian, isso nas suas instalações padrões! Claro que o camarada pode modificar isso, mas dá o maior trabalho.  Me refiro as versões 9.04 do Ubuntu e 5.0 do Debian. É a mesma coisa com o Slackware. Rocha sólida, complicado de configurar e etc., mas com fontes serrilhadas que dá dó! Isso com o Anti-alising ativado! Vai instalar um Driver de placa de Vídeo no Debian!!!!  Explica para o usuário Desktop da compilação do Driver e depois da provável alteração do Xorg na unha!!!




Já para uso em Servidores eu  "talvez" trocasse o CentOs pelo Debian! :)

Eu aprendi muito de Linux no Debian, foi a distro que melhor funcionava no meu PC na época. Mas quando você passa a usar outras distros, algumas coisas ficam claras demais para serem ignoradas! Mesmo você sendo fã de determinada distro!
Muito da instabilidade do Ubuntu vem dos pacotes pouco ou sem nehum teste de Som e Vídeo, que normalmente estão nas suas versões mais recentes! Se você instalar o Ubuntu Server apenas com o que interessa, o Ubuntu fica quase tão estável quanto o Debian. Mas perde em velocidade quando a coisa aperta pra valer. Contudo, se o adminstrador quiser um servidor estável, ainda mais rápido e seguro, e com muitas ferramentas que facilitam à adminstração do servidor, e isso tudo sem perder nada em qualidade de imagem! Vai de CentOs!

Há sim, a velocidade do Debian já não é mais a mesma. Em versões ateriores a diferença era notável em comparação ao Ubuntu. Mas nessa versão 5.0 X 9.04 essa diferença de velocidade já não é mais tão grande assim, tanto assim que testei as duas versões 64bits, com os kerneis padrões de ambas as distros, e o Ubuntu 9.04 chega a ser mais rápido em algumas coisas. 

Tudo isso são apenas opiniões pessoais! Não estou atacando e nem denegrindo nenhuma distro!


Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Floyd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 106
    • Ver perfil
Re: Vc trocaria o Ubuntu pelo Debian? Ou vice-versa?
« Resposta #11 Online: 10 de Agosto de 2009, 23:12 »
Troquei o Ubuntu pelo Debian no meu desktop há cerca de um ano ou mais. Isso porque me irritei com alguns bugs da versão atual do Ubuntu àquela época.
Usei um pouco do Etch, em seguida passei para o Lenny e hoje estou usando o Squeeze. Posso dizer que o Debian não é mesmo uma distribuição voltada para o usuário final dos tempos de hoje; aquele usuário que usa o computador para vídeos, músicas, filmes e jogos. Muita coisa no Debian eu preciso configurar na mão: se quero a última versão do Gimp ou do Pidgin eu baixo os fontes e compilo. Nenhum bicho-de-sete-cabeças pra mim (hoje), mas um trabalho completamente inviável para um usuário leigo.

O Ubuntu já facilita muita coisa para o usuário comum, não tudo, mas facilita. O Debian ainda está longe disso e eu creio que nem chegará a suprir essas necessidades visto que não é esse o objetivo da distro. É claro que uma instalação limpa do Debian já satisfaz muita coisa, mas como disse antes, o sistema não fica 100% funcional para todo tipo de usuário. Sempre será necessário fazer algum ajuste, instalar algum plugin ou coisa parecida.

Finalizando: Ubuntu e Debian são ótimas distribuições, mas cada uma se propõe a satisfazer um tipo específico de usuário.

[]s.
Sentir-se bem é o que basta.

Offline adilson bts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
    • Ver perfil
Re: Vc trocaria o Ubuntu pelo Debian? Ou vice-versa?
« Resposta #12 Online: 10 de Agosto de 2009, 23:43 »
uso Ubuntu, fico na fila esperando pra baixar um novo a cada 6 meses... ja usei Debian, mas achei um pouco atrasado em relação a pacotes e kernell, por isso continuo com ubuntu... quanto a facilidade e funcionalidade, nao tem problemas que o pessoal aqui do forum nao resolva...
note aspire 4710, dualcore 1,73, mobile intel grafic media acelerator 950, 2gb ram, Ultimate edition 2.6- Ubuntu 10.04

Offline zxcv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Vc trocaria o Ubuntu pelo Debian? Ou vice-versa?
« Resposta #13 Online: 21 de Janeiro de 2011, 18:58 »
debian com certeza mesmo estando agora em 2011
muito estavel muito mais confiavel apesar de estar sempre desatualizado mais e maia confiavel.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Vc trocaria o Ubuntu pelo Debian? Ou vice-versa?
« Resposta #14 Online: 16 de Fevereiro de 2011, 02:48 »
olha eu tremi na base, qdo testei ao testar o debian 6.0 no virtual box.
eu prefiro estabilidade, segurança a perfumarias e novidades prejudiciais a um sistema.
agora o ubuntu, tem real/ a facilidade final, grd establidade também, e s/ dúvida esse fórum que ñ tem igual, a sua farta documentação, etc...
ainda fico c/ o ubuntu, mas o debian squeeze me surpreendeu positiva/
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469