Autor Tópico: Virtualbox no Ubuntu  (Lida 4983 vezes)

Offline Bruno Marcelino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Virtualbox no Ubuntu
« Online: 12 de Setembro de 2009, 16:35 »
Sou iniciante e muito favorável ao Ubuntu, mas compartilho o computador com mais pessoas. Tenho instalado os dois sistemas operacionais, porém ao saber do aplicativo virtualbox, vi que é possível usar simultaneamente os dois SOs, porém gostaria de saber se preciso instalar de novo o Windows? Ou se consigo usar o Windows que já está instalado?
Agradeço muito o esforço de quem ajuda na construção de um mundo livre, inclusive na era da informática.
Peço desculpa se pesquisei e não achei um tópico que me esclarecesse esta dúvida.
Valeu!
Há braços de luta!

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Virtualbox no Ubuntu
« Resposta #1 Online: 12 de Setembro de 2009, 16:51 »
Simplificando: VirtualBox é um programa que você instala no seu Ubuntu e nele você instala o Windows, ou seja, não tem nenhuma relação com o Windows que você já tem em sua máquina. De toda forma tem que instalar o Windows novamente e como por ele não ter nenhuma relação com o que já há na máquina, não terá acesso a seus documentos e programas que tenha instalado no antigo.

Offline Pedru

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
    • Ver perfil
    • Livre Linux
Re: Virtualbox no Ubuntu
« Resposta #2 Online: 12 de Setembro de 2009, 16:55 »
É muito possível que, se você tiver pouca Ram, seu PC fique exageradamente lento. O virtualbox roda simultaneamente os 2 SOs. Por isso não é totalmente recomendado instalar o Windows com pouca Ram. Mas, se você tiver 2 GB de Ram ou até mais, então sem problemas que seu PC pode manter-se rápido. Sim, é preciso instalar o windows novamente... Sei que é chato, mas é assim...

Offline Bruno Marcelino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Virtualbox no Ubuntu
« Resposta #3 Online: 12 de Setembro de 2009, 17:10 »
Valeu demais povo!

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Virtualbox no Ubuntu
« Resposta #4 Online: 12 de Setembro de 2009, 20:11 »
Simplificando: VirtualBox é um programa que você instala no seu Ubuntu e nele você instala o Windows, ou seja, não tem nenhuma relação com o Windows que você já tem em sua máquina. De toda forma tem que instalar o Windows novamente e como por ele não ter nenhuma relação com o que já há na máquina, não terá acesso a seus documentos e programas que tenha instalado no antigo.

Felix, só uma correção: ao instalar o VirtualBox e o novo Windows, o usuário não terá acesso ao Windows já instalado nem a seus programas. Mas ele pode sim acessar as pastas do Windows e os documentos e outros arquivos que estiverem nelas.

Bruno, eu segui as dicas do link Re: Virtualbox... ajuda ai..... Com as dicas desse post, dá para acessar as pastas e documentos do Windows já instalado (mas, confirmando o que Felix, não dá para usar o Windows e os programas que você já tem instalados nele).
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline Bruno Marcelino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Virtualbox no Ubuntu
« Resposta #5 Online: 13 de Setembro de 2009, 18:45 »
Pessoal, consegui instalar o Ruindows XP no virtualbox tudo bunitinho. Bom demais o programa, porém só tenho mais uma questão (por enquanto). Eu compartilhei uma partição no virtualbox, porém quando eu inicio o virtualbox, o rwindows não lê automaticamente a partição, fazendo com que eu tenha que ativa-la na área de trabalho do Ubuntu, para a rede do Rwindows detectar a partição. Tenho duas dúvidas nesta questão:
1a - Posso acessar diretamente a partição pelo virtualbox sem ter que ativa-la no ubuntu?
2a - Como faço para tornar um procedimento automatico do Ubuntu, a ativação desta partição na Área de Trabalho do ubuntu?

Agradeço de novo a força!!
Valeu mermo!!

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Virtualbox no Ubuntu
« Resposta #6 Online: 14 de Setembro de 2009, 13:54 »
Bruno,

Para ativar uma partição Windows quando ativa o VirtualBox, siga a dica que já postei em resposta a você em 12/setembro neste mesmo post. (Re: Virtualbox... ajuda ai....). Com isto, a cada vez que você carregar o XP, ele carregará a partição automaticamente como se fosse um drive de rede (e acessível para qualquer programa inclusive pelo Windows Explorer).

Só que, como você já descobriu, a partição Windows tem que estar montada no Ubuntu para que o VirtualBox possa montá-la quando carregar o XP. Então, para ativar automaticamente esta partição a cada vez que inicia o Ubuntu (ou seja, sem precisar ativá-la manualmente a cada vez que precisar dela), siga as dicas do tópico Re: Partição não carrega ao iniciar o ubuntu.

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Virtualbox no Ubuntu
« Resposta #7 Online: 14 de Setembro de 2009, 15:50 »
Deixa eu aproveitar o tópico para fazer uma pergunta relacionada a troca de arquivos...

Ao criar uma MV através do Virtualbox, ele cria alguma pasta de arquivos que possa ser utilizada por ambas as máquinas (host e virtual) para troca de arquivos?

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Virtualbox no Ubuntu
« Resposta #8 Online: 15 de Setembro de 2009, 12:49 »
Musinet,

Eu não sei se o VBox cria uma pasta de compartilhamento. O que eu faço é, através das dicas que dei a Bruno no post anterior, eu deixo os arquivos numa pasta que é acessível pelo XP do VBox, pelo Ubuntu e pelo Vista (que, raramente, acesso via dual boot). Assim, de qualquer SO eu consegui acessar meus documentos, sem precisar me preocupar se os deixei em uma pasta específica ou não.

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline Bruno Marcelino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Virtualbox no Ubuntu
« Resposta #9 Online: 15 de Setembro de 2009, 18:59 »
Mais uma vez agradeço aí!!
Não entendo muito de informática não, mas to propagandeando o ubuntu e me inteirando do debate do software livre pra defender onde puder!
Massa demais!!
Valeu mermo!
Valeu Ramon, consegui! Tá irado o baguio aki!!!
Falooouuu, um salve pra liberdade!

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Virtualbox no Ubuntu
« Resposta #10 Online: 15 de Setembro de 2009, 22:12 »
Musinet,

Eu não sei se o VBox cria uma pasta de compartilhamento. O que eu faço é, através das dicas que dei a Bruno no post anterior, eu deixo os arquivos numa pasta que é acessível pelo XP do VBox, pelo Ubuntu e pelo Vista (que, raramente, acesso via dual boot). Assim, de qualquer SO eu consegui acessar meus documentos, sem precisar me preocupar se os deixei em uma pasta específica ou não.

Um abraço.

Puxa, valeu!

Só que quando eu tento executar esta parte das instruções:
Citar
Dentro do OS guest, abra o terminal no windows e digite
"net use E: \\vboxsvr\MySharedFolder"
Pode ser escolhido qualquer letra em vez de E:

O Windows retorna que não conseguiu achar o caminho. De fato, se eu tento "explorar" e digito o endereço \\vboxsvr ele não encontra nada... Alguma idéia?

Offline arthursgf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Virtualbox no Ubuntu
« Resposta #11 Online: 10 de Outubro de 2009, 17:56 »
Musinet,

Eu não sei se o VBox cria uma pasta de compartilhamento. O que eu faço é, através das dicas que dei a Bruno no post anterior, eu deixo os arquivos numa pasta que é acessível pelo XP do VBox, pelo Ubuntu e pelo Vista (que, raramente, acesso via dual boot). Assim, de qualquer SO eu consegui acessar meus documentos, sem precisar me preocupar se os deixei em uma pasta específica ou não.

Um abraço.

Puxa, valeu!

Só que quando eu tento executar esta parte das instruções:
Citar
Dentro do OS guest, abra o terminal no windows e digite
"net use E: \\vboxsvr\MySharedFolder"
Pode ser escolhido qualquer letra em vez de E:

O Windows retorna que não conseguiu achar o caminho. De fato, se eu tento "explorar" e digito o endereço \\vboxsvr ele não encontra nada... Alguma idéia?


estou tendo o msm problema...alguma luz?

Offline fernando.linux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Virtualbox no Ubuntu
« Resposta #12 Online: 13 de Outubro de 2009, 16:00 »
Olá galera
Gostaria de saber se como iniciar uma maquina virtual em modo texto e se tem como fazer ela dar boot junto com a maquina e sem grafico no ubuntu server .
 vlw galera

Offline Maureti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
Re: Virtualbox no Ubuntu
« Resposta #13 Online: 13 de Outubro de 2009, 19:27 »
galera aki tem uns videos legais de como instalar a virtualbox e mais alguns complementos, com o video fica muito simples.
esses videos foram feitos pelo Omega Mau da comunidade do Ubuntu no orkut e estou repassando para que ajude mais pessoas.






falow.