Como muitos dis
Linux é difícil e compensa o aprendizado, quem não quiser se dedicar ao aprendizado e queira facilidade de dois cliques deve ficar no windows !!
Não, já foi assim mas já se passaram uns dez anos desde então.
Você está confundindo a possibilidade de obter um conhecimento profundo do sistema, com a necessidade de obter tal conhecimento, pra usar um navegador por exemplo.
Não é mais difícil que windows para o uso "normal" e a parte avançada é até mais fácil, porque existem várias fontes com esse tipo de informação.
Como a maioria do pessoal já disse, dtomadon, linux não é difícil, é logico, como o pessoal acima disse, se você vai usar Slackware, CentOS como sua primeira distro, vai se matar mesmo, vai ser dificil, pq essas distros são pro pessoal avançado, imagine elas como o Windows Server, onde todo mundo sabe mexer no Regedit, porem, existe a versão Home Edition, e esses são o Ubuntu, Mandriva... ou seja, distros feitas para os usuários que não tem conhecimento de linux, porem, o usuário chega no linux e ve que a barrinha de tarefas é em cima (no caso do gnome) e já acha isso difícil, mais como disseram, é diferente, não é difícil, por exemplo, no windows, nós temos o C:, o D: e assim vai, no linux, temos o sda1, sda2, sdb2, você olha isso e fala, nossaa que complicado, mais não é, quando você entende como funciona, você fala, erá isso, que fácil. Um dia, você teve que sentar na frente do computador e aprender o Windows, mais o que aconteceu, como você nunca tinha visto outro sistema antes, o windows se torna "fácil", porem 90% das pessoas entram no universo linux depois que usaram o windows, ai se torna "difícil" porque a pessoa já esta acostumado a fazer as coisas do jeito windows, outro dia fui arrumar um servidor de cameras, e o cliente tinha um Mac, que eu tinha que instalar um cliente para ver as cameras, quem disse, penei só pra achar o navegador, mais pq? nunca tinha visto Mac antes, fiquei perdido, é a mesma coisa que acontece com os usuários quando eles vem pro linux.