Pessoal, só pra atualizar minhas 'últimas tentativas'
Baixei a versão 9.10amd64 e não consegui emular pelo Sun VirtualBox - é como se a Máquina Virtual que é criada, não suportasse a versão do kernel para amd64. Por esta razão, baixei a versão i386 e ela emulou perfeitamente, mas...
*Nunca havia utilizado o VirtualBox, fui 'traquinando' intuitivamente, vou descrever detalhadamente tudo que fiz, pra vocês poderem me apontar aonde me equivoquei.
- cirei um HD virtual em Arquivo => Gerenciador de Discos Virtuais => Novo => Armazenamento dinamicamente expansível => Selecionei o tamanho em 15,49GB => Finalizar.
- criei uma nova Máquina Virtual em Máquina => Novo => Preenchi todos os campos (nome, sistema operacional, versão) [HW] | [Linux] | [Ubuntu] => Tamanho da memória, eu mantive o que foi indicado, no caso 384MB => Disco Rígido de Boot (*) Utilizar disco rígido existente (selecionei o que eu havia criado) => Finalizar.
Em seguida cliquei no ícone iniciar na barra de botões, e o resto eu fui rodando tudo conforme estivesse no LiveCD (inclusive a instalação). Por fim, havia na tabela de partições, apenas a opção de instalar o Ubuntu no HD virtual que havia criado, e assim o fiz. Imaginei que esse espaço virtual seria alocado no HD que está rodando o VirtualBox, cheguei a conferir no GParted (quando ainda estava rodando pela Máquina Virtual).
Concretamente, minha pergunta é: o que faço pra instalar o Ubuntu direto no meu HD? outra coisa: como havia relatado anteriormente, instalei a distro BRDesktop pra fazer o teste. Caso eu decida apagar a partição do BRDesktop caso eu consiga instalar o Ubuntu, o Grub vai bugar? caso 'Bugue' como faço pra habilitá-lo novamente?