Do que se trata o netbook edition??
Estou cada vez mais decepcionado com a equipe da Cannonical sobre o desenvolvimento do Netbook Remix. Sempre ainda focando numa possível redução de recursos para tornar o sistema mais leve, e pensando sempre em economizar mais área de trabalho propriamente dita, com menus na barra de tarefas e ícones de fácil acesso.
Mas isso não está acontecendo. Esse unity é um "saquinho". Ele tenta ser um dock, mas atrapalha. Ele não some, come pixels valiosos na tela e confunde o usuário (eu). Se você abre algum aplicativo clicando em seu ícone na barra lateral, ele vai abrir normalmente, e uma "setinha" vai sinalizar que ele está em uso. Depois que você termina o uso do aplicativo e obviamente deseja fechá-lo após isso, o ícone vai embora da barra, junto com o programa, há!
Que confusão eles fizeram com esse unity.
Já não bastava bloquear a personalização da barra de tarefas na 10.04, agora isso.
Sem falar no menu de sistema, que estão faltando aplicativos beeeeeem necessários. Pra que isso?? Deixar o sistema mais rápido? Não funcionou.
Eu sei que é alpha ainda e bla bla blá. Mas está muito mais instável do que a versão desktop. É praticamente um nixo diferente, deveriam dar outro nome, e não o UNR.
Vou tirar uns prints para ilustrar minha desilusão.