Aconteceu comigo e resolvi partilhar, pois não sei se mais alguém deu essa "voada".
Todos conhecemos hoje o que é um cabo HDMI, por isso, certamente, é dispensável qualquer definição mais técnica. Quem quiser conhecer mais, é só dar uma "googlada", né?
Pois bem, sabemos que o HDMI transmite vídeo e áudio num só cabo de um equipamento a outro que possuam essa tecnologia. Fiz uma conexão entre meu note a TV. Acontece que comigo ocorreu de só transmitir o vídeo. Nada de som. Estranhei. Testei, então, as opções de saída de som (aba "Saída") do gerenciador de volume. Nenhuma funcionou. Testei também um cabo que tenho com saída P2 (mini-plug) e entrada RCA (left/right) e, outra vez, nada. Recorri ao manual da TV e lá indicava o uso de um cabo "tal", que me fez entrar numa odisséia em busca desse "bendito". Quando, finalmente, achei que tinha achado o cabo, testei e "decepção" (ainda bem que o cabo foi muito barato e na loja me garantiram a troca por outro produto, caso não funcionasse). Fucei mais uma vez as configurações de volume e descobri a solução. Fácil, fácil. Num é que o tal HDMI está transmitindo imagem e som!
Desculpem a longa história. Vamos à solução:
1. Entre nas "Preferências de som" do gerenciador de volume;
2. Abra a aba "Hardware" e, no campo "Perfil", escolha uma das opções onde se lê "HDMI". Pronto.
Fiquem com Deus.