Autor Tópico: O ubuntu "rouba" a internet do windows?  (Lida 2995 vezes)

Offline Azuos

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
O ubuntu "rouba" a internet do windows?
« Online: 25 de Junho de 2010, 17:32 »
Uso Linux Ubuntu já faz um tempo, mas devido a alguns programas tive que instalar o windows. Desinstalei o ubuntu, pois é mais fácil fazer o dual boot com o linux primeiro.

Antes de instalar o ubuntu, consegui conectar à internet wireless daqui de casa normalmente com o windows, depois da instalação do ubuntu, o windows conecta (ou finge que conecta), mas não consigo fazer nada na internet. Nem uma conexão telnet, ftp, nem o msn e nem ao menos navegar.

O ubuntu conecta na internet normalmente, tanto que é nele que estou fazendo este post.

Meu adaptador wireless é via USB, um prolink w321g (não sei se isso ajuda na resolução do problema).

Como faço para conseguir conectar na internet nos dois sistemas? De alguma maneira, o ubuntu "rouba" a internet do windows? Ou o problema é de Bios(não, não me refiro a Basic input/output system, e sim a Bicho Ignorante Operando o Sistema)?

Offline clcampos

• Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: O ubuntu "rouba" a internet do windows?
« Resposta #1 Online: 25 de Junho de 2010, 17:35 »
Desculpe mas o linux em nada interfere na instalação de outro sistema. Acho que seu tópico esta no fórum errado.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Azuos

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 25 de Junho de 2010, 17:52 »
Eu fiquei em dúvida enter postar aqui ou em "internet redes e segurança", poderia mover para a seção correta?

Já que o linux nada interfere, estou na esperança de alguém ter outra explicação e uma solução (talvez a placa de rede só possa ser usada por um dos sistemas, ou algo do tipo )

Offline clcampos

• Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 25 de Junho de 2010, 17:53 »
Você não entendeu, pelo que entendi seu problema é só no windows, e o fórum trata de dúvidas só de ubuntu.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Hqxriven

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 25 de Junho de 2010, 17:56 »
Possivelmente algo instalado no windows (algum programa, ou os ware da vida) podem estar interferindo no processo de conexão no windows!!
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Azuos

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 25 de Junho de 2010, 18:02 »
Hqxriven, acho que não pois o windows está absolutamente limpo (ou quase, só atualizei ele e instalei o antivírus que essa ***** de sistema precisa).

clcampos, se você acha melhor pode trancar, deletar, mover pra quarentena ou algo do tipo. Postei aqui porque como este problema surgiu logo após a instalação do ubuntu (inclusive se eu desinstalo o ubuntu a internet no windows volta a funcionar), acho que teria alguma relação.

Offline Hqxriven

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 25 de Junho de 2010, 18:16 »
Quando vc diz ubuntu quer dizer em dual boot??
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Junior_Sampa

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ubuntu 12.04 64bits - Unity 3D
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 25 de Junho de 2010, 18:44 »
Tive um problema parecido quando a muito tempo utilizava dual boot com Suse 10 e Windows XP. Na época o problema era com a rede LAN. Sempre que usava o Suse era como se ele desligasse de verdade a porta LAN ao desligar o sistema e quando iniciava o Windows ele não conseguia ativar... Como alternativa, eu tinha que desligar o Suse forçado (botão power) para assegurar que ele não iria "desativar" a rede LAN.

Por incrível que pareça a solução foi baixar o driver do chipset da placa mãe mais novo no site do fabricante e instalá-lo no Windows.

Espero que ajude...

Abrs,
Junior

Offline Tota

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 25 de Junho de 2010, 20:14 »
Experimente desligar a maquina, remover o pen usb, ligar a maquina e depois conectar a pen.

Algumas maquinas num reboot mantém energizadas as portas USB e desta forma as configurações de rede ficam gravadas na pen.

Meu ASUS faz assim.

Offline Azuos

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 25 de Junho de 2010, 23:33 »
Quando vc diz ubuntu quer dizer em dual boot??
Sim
Tive um problema parecido quando a muito tempo utilizava dual boot com Suse 10 e Windows XP. Na época o problema era com a rede LAN. Sempre que usava o Suse era como se ele desligasse de verdade a porta LAN ao desligar o sistema e quando iniciava o Windows ele não conseguia ativar... Como alternativa, eu tinha que desligar o Suse forçado (botão power) para assegurar que ele não iria "desativar" a rede LAN.

Por incrível que pareça a solução foi baixar o driver do chipset da placa mãe mais novo no site do fabricante e instalá-lo no Windows.

Espero que ajude...

Abrs,
Junior
O driver do chipset da minha placa mãe está bem atualizado, então não deve ser isso.

Experimente desligar a maquina, remover o pen usb, ligar a maquina e depois conectar a pen.

Algumas maquinas num reboot mantém energizadas as portas USB e desta forma as configurações de rede ficam gravadas na pen.

Meu ASUS faz assim.
Vou testar, depois posto o resultado.

Edit: Deu certo! Não entendi esse negoço de "energização de portas USB", eu poderia simplesmente não entender, já que deu certo, mas a curiosidade não me permite. Mas muito obrigado por resolver o problema.
« Última modificação: 25 de Junho de 2010, 23:41 por Azuos »

Offline Ioca100

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: 26 de Junho de 2010, 08:21 »
"- Alimentação elétrica: a maioria dos dispositivos que usam USB não precisa ser ligada a uma fonte de energia, já que a própria conexão USB é capaz de fornecer eletricidade. Por conta disso, há até determinados dispositivos, como telefones celulares e MP3-players, que têm sua bateria recarregada via USB. A exceção fica por conta de aparelhos que consomem maior quantidade de energia, como scanners e impressoras;"
fonte:  http://www.infowester.com/usb.php
Usuário Linux- 449417

Offline Tota

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: 27 de Junho de 2010, 04:49 »
Edit: Deu certo! Não entendi esse negoço de "energização de portas USB", eu poderia simplesmente não entender, já que deu certo, mas a curiosidade não me permite. Mas muito obrigado por resolver o problema.

Maravilha que funcionou.

O Ioca100 já deu uma luz com propriedade à sua curiosidade.

Para agregar:

Quando espeta um dispositivo usb ele usa os 5 Volts / 500 mA da porta USB. quando se desliga ou reboota a maquina, as portas USB deveriam ser "desligadas", mas hoje em dia algumas placas mãe mantém uma corrente residual, para por exemplo "acordar" com o mouse a máquina, ou permitir que um teclado USB acesse a BIOS ( placas antigas não permitiam isto ).

Nas placas de rede, ficam gravados os IP's, e outros dados necessários ao funcionamento do dispositivo. Se a energia não é interrompida, ele guarda estas configurações até ser "desligado da tomada".

Desta forma então, ao rebootar sua maquina, a USB ainda mantém sua placa com as configurações e ao acessar o Windows este encontra uma placa "em uso", e não conecta por ela.

Não é defeito das placas, do Windows ou do Ubuntu, e sim, um problema de arquitetura.

Tem tanta tranqueira USB por aí, que a ASUS por exemplo no meu netbook, mantém a energia das portas USB mesmo com a maquina desligada completamente, para ser usada como fonte de energia para dispositivos moveis, celulares por ex. Desta forma eu não preciso ter que levar carregador, só o netbook e o cabo USB.

[],s