Autor Tópico: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits  (Lida 85191 vezes)

Offline Metalbobolic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 215
    • Ver perfil
    • Seu Lugar para pensar
Re: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits
« Resposta #60 Online: 22 de Dezembro de 2010, 23:56 »
uma dica bem legal

usem o mk-build-deps. Instalem o equivs pelo synaptic. Quase qualquer problema de dependencias o mk-build-deps resolve!

modo de usar é
Código: [Selecionar]
# mk-build-deps -i programa
Dúvida, você usa ele para completar as dependências antes de instalar o programa com o apt-build? Ou nada a ver com isso?

exatamente. Aqui só consegui compilar o ffmpeg, vlc e devede por causa dele


agora o rhythmbox não consigo de jeito nenhum, ele interrompe sem nenhuma mensagem de erro a compilação

Em que momento exatamente, deve-se usa-lo para resolver as dependencias...?

antes de começar o processo você executa esse comando, depois apt-build install --reinstall PROGRAMA (--reinstall caso seja necessário)

realmente ajuda compilar os codecs, alias, só compilei isso, de resto tudo padrão

valeus..

Eu instalei (apt-buil install qdvdauthor) e foi de boa!!

Porem, apt-build install --reinstall amarok não foi, vou testar sua dica..caso dê errado, acho que o comando reinstall pode ter algum bug

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits
« Resposta #61 Online: 23 de Dezembro de 2010, 00:21 »
Eu não sei vocês, mas muitos dos erros que ocorrem usando o apt-build no Ubuntu é por conta mesmo das dependências!  Ele precisa de um monte de dependências para compilar os pacotes que não são instaladas por ele numa instalação padrão! Acaba que você tem que instalar "de tudo" para dar certo! Um exemplo disso é o Texlive!  Tem que ter isso intalado para um monte de programas compilar direitinho! E olha que é uma enormidade de coisas que ele instala!

Eu muitas vezes acabo usando um meta-pacote!  Instala muito mais coisa do que eu gostaria, mas depois pelo menos funciona!  Aqui eu consigo compilar o Open Office, na verdade o sistema inteiro! Desde o Xorg até o Gnome! Uma das coisas que mais me deu dor de cabeça foi o Network Manager!  Compilava e instalava mas não funcionava direito! Tive que usar um meta-pacote pra funcionar tudo nos conformes!  A lista de dependências do Ubuntu é ernorme! Se você tenta enxugar o sistema, muitas vezes dá pau! Outras vezes é preciso executar o comando do apt-build mais de uma vez para ele instalar tudo e funcionar direitinho!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits
« Resposta #62 Online: 23 de Dezembro de 2010, 01:54 »
Eu não sei vocês, mas muitos dos erros que ocorrem usando o apt-build no Ubuntu é por conta mesmo das dependências!  Ele precisa de um monte de dependências para compilar os pacotes que não são instaladas por ele numa instalação padrão! Acaba que você tem que instalar "de tudo" para dar certo! Um exemplo disso é o Texlive!  Tem que ter isso intalado para um monte de programas compilar direitinho! E olha que é uma enormidade de coisas que ele instala!

Eu muitas vezes acabo usando um meta-pacote!  Instala muito mais coisa do que eu gostaria, mas depois pelo menos funciona!  Aqui eu consigo compilar o Open Office, na verdade o sistema inteiro! Desde o Xorg até o Gnome! Uma das coisas que mais me deu dor de cabeça foi o Network Manager!  Compilava e instalava mas não funcionava direito! Tive que usar um meta-pacote pra funcionar tudo nos conformes!  A lista de dependências do Ubuntu é ernorme! Se você tenta enxugar o sistema, muitas vezes dá pau! Outras vezes é preciso executar o comando do apt-build mais de uma vez para ele instalar tudo e funcionar direitinho!

Nunca consegui compilar o OpenOffice, compensa?

Compilar tudo no Ubuntu não tem futuro, prefiro ir para o Arch. Por isso que falo, compilo o kernel, codecs, player de vídeo e só, o resto deixa como está =)

Offline Metalbobolic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 215
    • Ver perfil
    • Seu Lugar para pensar
Re: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits
« Resposta #63 Online: 23 de Dezembro de 2010, 19:42 »
Eu não sei vocês, mas muitos dos erros que ocorrem usando o apt-build no Ubuntu é por conta mesmo das dependências!  Ele precisa de um monte de dependências para compilar os pacotes que não são instaladas por ele numa instalação padrão! Acaba que você tem que instalar "de tudo" para dar certo! Um exemplo disso é o Texlive!  Tem que ter isso intalado para um monte de programas compilar direitinho! E olha que é uma enormidade de coisas que ele instala!

Eu muitas vezes acabo usando um meta-pacote!  Instala muito mais coisa do que eu gostaria, mas depois pelo menos funciona!  Aqui eu consigo compilar o Open Office, na verdade o sistema inteiro! Desde o Xorg até o Gnome! Uma das coisas que mais me deu dor de cabeça foi o Network Manager!  Compilava e instalava mas não funcionava direito! Tive que usar um meta-pacote pra funcionar tudo nos conformes!  A lista de dependências do Ubuntu é ernorme! Se você tenta enxugar o sistema, muitas vezes dá pau! Outras vezes é preciso executar o comando do apt-build mais de uma vez para ele instalar tudo e funcionar direitinho!

Nunca consegui compilar o OpenOffice, compensa?

Compilar tudo no Ubuntu não tem futuro, prefiro ir para o Arch. Por isso que falo, compilo o kernel, codecs, player de vídeo e só, o resto deixa como está =)

Quanto tempo demorou pra compilar seu kernel e como vc fez?

Offline kilder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits
« Resposta #64 Online: 24 de Dezembro de 2010, 04:56 »
Gunss, vc falou pra adicionar o source, mais eu tenho todos esses repositórios adicionado, tenho que adicionar especialmente pro apt-build?

Offline Metalbobolic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 215
    • Ver perfil
    • Seu Lugar para pensar
Re: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits
« Resposta #65 Online: 24 de Dezembro de 2010, 12:58 »
apt-build é uma otima idéia..

Mais precisa, de um tutorial refinado..

Por que eu fiz apt-build install --reinstall firefox nem inicia o processo, thunderbird, a mesma coisa...

Acho que na versao atual, so consegue mesmo, removendo o programa que voce quer e install com o build..vou fazer o teste com o amarok


EDIT: Sua dica (mk-build-deps -i nome do programa) ajudou no amarok, conseguir o --reinstall, agora vou tentar com outros...
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2010, 18:40 por Metalbobolic »

Offline Metalbobolic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 215
    • Ver perfil
    • Seu Lugar para pensar
Re: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits
« Resposta #66 Online: 25 de Dezembro de 2010, 17:11 »
Outra dúvida!!

Tem algum comando no terminal para sabermos se realmente a compilação de acordo com nossa arquitetura?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits
« Resposta #67 Online: 26 de Dezembro de 2010, 20:33 »
apt-build é uma otima idéia..

Mais precisa, de um tutorial refinado..

Por que eu fiz apt-build install --reinstall firefox nem inicia o processo, thunderbird, a mesma coisa...

Acho que na versao atual, so consegue mesmo, removendo o programa que voce quer e install com o build..vou fazer o teste com o amarok


EDIT: Sua dica (mk-build-deps -i nome do programa) ajudou no amarok, conseguir o --reinstall, agora vou tentar com outros...

Na verdade o apt-build do Debian/Ubuntu é bem limitado em comparação a outras distros que foram feitas para serem compiladas, como o Gentoo e o Arch Linux! Se você passar parâmetros demais para o CFLAGS dele, pode dar pau mesmo! E o  o controle de dependências dele não é dos melhores mesmo, veja que você tem que usar a dica do mk-build-deps para compilar alguns pacotes!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits
« Resposta #68 Online: 26 de Dezembro de 2010, 22:30 »
Outra dúvida!!

Tem algum comando no terminal para sabermos se realmente a compilação de acordo com nossa arquitetura?

Não entendi, você não colocou o processador correto nas opções da arquitetura do apt-build? Ou você quer dizer um comando para saber a arquitetura do processador?
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline hiltongil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits
« Resposta #69 Online: 28 de Dezembro de 2010, 09:06 »
Poderia ser organizado uma sequencia (lista) dos "principais" programas a serem compilados para ir deixando o sistema otimizado. Por exemplo eu tentei utilizar o apt-build para instalar o fglrx mas acho que não deu muito certo. E também fiquei pensando qual seria o resultado de instalar pelo apt-build o linux-image-generic e o headers... alguém tem ideia do que isso causaria?

cara, o fglrx é o driver de vídeo propietário da AMD. Como tu quer compilar isso?

Vocês tomem cuidado com o que estão compilando, vão acabar ferrando o sistema de vocês.
Compilar tudo não vai trazer grandes ganhos.
Compilem os codecs de vídeo o o player de vídeo, isso traz um ganho legal, ao menos traz mais fluidez ao video se não tinha antes.
Sair compilando o X, o Gnome pode da merd...

edit: Agora li que você quer compilar o kernel com o apt-build. Cara não faz isso, se quiser se aventurar entra no tópico do Omnislash e começa a ler sobre o assunto.

Agora, NUNCA compilem o GRUB, NUNCA! E NEM O X. Essas são as duas partes mais chatas de dar problema do sistema.
Uso um PC só de teste o outro que tenho minhas coisas sou mais moderado e conservador.

Offline hiltongil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits
« Resposta #70 Online: 28 de Dezembro de 2010, 09:15 »
apt-build é uma otima idéia..

Mais precisa, de um tutorial refinado..

Por que eu fiz apt-build install --reinstall firefox nem inicia o processo, thunderbird, a mesma coisa...

Acho que na versao atual, so consegue mesmo, removendo o programa que voce quer e install com o build..vou fazer o teste com o amarok


EDIT: Sua dica (mk-build-deps -i nome do programa) ajudou no amarok, conseguir o --reinstall, agora vou tentar com outros...
Tenta desinstalar o programa pelo apt-get remove e depois instalá-lo pelo apt-build install (programa) algumas vezes só deu certo assim. Outra dica para o firefox é o swiftfox (busca no google).

Offline Metalbobolic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 215
    • Ver perfil
    • Seu Lugar para pensar
Re: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits
« Resposta #71 Online: 28 de Dezembro de 2010, 20:58 »
Outra dúvida!!

Tem algum comando no terminal para sabermos se realmente a compilação de acordo com nossa arquitetura?

Não entendi, você não colocou o processador correto nas opções da arquitetura do apt-build? Ou você quer dizer um comando para saber a arquitetura do processador?

coloquei o processador correto, mais queria um comando que pudesse ver lá, que estivesse otimizado para tal processador, acho que o mais proximo disso seria, algum comando que mostrasse a saida i686 ou estou enganado?

Offline Ricardo_Branco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits
« Resposta #72 Online: 22 de Fevereiro de 2011, 21:23 »
Pessoal... Estou por aqui de novo... rs ... comecei compilando o E17 e to pegando gosto pela coisa... com o apt-build ficou mais simples ainda... mas vai uma pergunta...

Digamos que eu tenha um pc velho, com pouco hd... (tah, eu tenho isso, rs.....) posso baixar todas as bibliotecas, compilar tudo e guardar os .deb para usar depois de reinstalar o sistema do zero? Usando apenas o dpkg -i? Se sim.... como fazer isso?

Mais uma pergunta louca...

Acho que ouvi falar que o gentoo compila o proprio gcc (se li isto mesmo acho que foi o Galactus que postou no post do Omnislash...).

Alguem jah compilou o gcc? Quanto tempo demora e qual o resultado final?  Sei lah. derepente isto muda nossas vidas em futuras compilacoes....


Obrigado....
Citar
PS: alguem jah viu o comando abaixo?

branco@BrancoNb00k:~$ dpkg-buildflags
dpkg-buildflags: need an action option

Usage: dpkg-buildflags [<action>]

Actions:
  --get <flag>       output the requested flag to stdout.
  --origin <flag>    output the origin of the flag to stdout:
                     value is one of vendor, system, user, env.
  --list             output a list of the flags supported by the current vendor.
  --export=(sh|make) output commands to be executed in shell or make that export
                     all the compilation flags as environment variables.
  --help             show this help message.
  --version          show the version.


« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2011, 22:24 por Ricardo_Branco »

Offline hiltongil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits
« Resposta #73 Online: 23 de Fevereiro de 2011, 13:47 »
Se não me engano tem essa dica de como gerar os debs lá pela página 3 ou 4 do tópico.

Pessoal... Estou por aqui de novo... rs ... comecei compilando o E17 e to pegando gosto pela coisa... com o apt-build ficou mais simples ainda... mas vai uma pergunta...

Digamos que eu tenha um pc velho, com pouco hd... (tah, eu tenho isso, rs.....) posso baixar todas as bibliotecas, compilar tudo e guardar os .deb para usar depois de reinstalar o sistema do zero? Usando apenas o dpkg -i? Se sim.... como fazer isso?

Mais uma pergunta louca...

Acho que ouvi falar que o gentoo compila o proprio gcc (se li isto mesmo acho que foi o Galactus que postou no post do Omnislash...).

Alguem jah compilou o gcc? Quanto tempo demora e qual o resultado final?  Sei lah. derepente isto muda nossas vidas em futuras compilacoes....


Obrigado....
Citar
PS: alguem jah viu o comando abaixo?

branco@BrancoNb00k:~$ dpkg-buildflags
dpkg-buildflags: need an action option

Usage: dpkg-buildflags [<action>]

Actions:
  --get <flag>       output the requested flag to stdout.
  --origin <flag>    output the origin of the flag to stdout:
                     value is one of vendor, system, user, env.
  --list             output a list of the flags supported by the current vendor.
  --export=(sh|make) output commands to be executed in shell or make that export
                     all the compilation flags as environment variables.
  --help             show this help message.
  --version          show the version.




Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Ganhando Desempenho com Apt-Build no 10.04 32 ou 64 bits
« Resposta #74 Online: 23 de Fevereiro de 2011, 15:26 »
compilar o GCC é loucura. Não faça isso.