Autor Tópico: Como habilitar a USB na Máquina Virtual Oracle VM Virtual Box?  (Lida 36933 vezes)

Offline rortix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Como habilitar a USB na Máquina Virtual Oracle VM Virtual Box?
« Online: 01 de MAR?O de 2011, 16:24 »
Antes de me mandarem procurar mais no fórum, no google ou etc, deixem eu me explicar. Já pesquisei bastante e acabei caindo em (quase) sempre as mesmas dicas... falando pra eu digitar:
gksudo gedit /etc/fstab
e adicionar estas linhas no fim do arquivo:
#usbfs
none /proc/bus/usb usbfs devgid=46,devmode=664 0 0
Também fiz isso mudando o meu devgid através de um comando que eu não lembro agora...
O próprio programa me informou que o controlador USB estava desabilitado e me pediu para atualizar baixando o Oracle_VM_VirtualBox_Extension_Pack. Após instalar isso, a mensagem de erro não apareceu mais, contudo meu pendrive continua a não ser reconhecido pelo Windows virtualizado...
Alguém que passou pelo mesmo problema e conseguiu resolver?

Offline rortix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Como habilitar a USB na Máquina Virtual Oracle VM Virtual Box?
« Resposta #1 Online: 01 de MAR?O de 2011, 16:29 »
Ah, inclusive depois que editei o arquivo Fstab, sempre antes de iniciar aparece uma tela informando que o '/proc/bus/usb' não pode ser montado - S para pular e M para montar manualmente...

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Como habilitar a USB na Máquina Virtual Oracle VM Virtual Box?
« Resposta #2 Online: 01 de MAR?O de 2011, 16:40 »
Primeiro passo instale a última versão do Virtualbox baixando daqui:

http://www.virtualbox.org/wiki/Linux_Downloads

Instale também o pacote dkms no Ubuntu pelo comando:

sudo apt-get update

sudo apt-get install dkms


digite o seguinte comando também:

sudo adduser seu_usuário vboxusers

troque o que destaquei em vermelho pelo seu nome de usuário, aquele que você digita para entrar no Ubuntu.

Depois instale o SO que pretende virtualizar no virtualbox entre nele e vá ao menu Dispositivos > Instalar Adicionais para convidados...

Para saber como proceder com os adicionais no Ubuntu veja este vídeo que encontrei no youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=eWb49VCj9EY

lá mostra como usar os adicionais para aumentar o tamanho de tela, mas irá servir para esse propósito também.

Depois de feito o passo anterior reinicie o seu SO virtualizado.

Também instale o VirtualBox 4.0.4 Oracle VM VirtualBox Extension Pack baixando daqui:

http://www.virtualbox.org/wiki/Downloads

opção: All platforms

Creio que depois de tudo isso ao plugar seu pendriver ou qualquer outro dispositivo usb ele será mostrado no desktop do SO Virtualizado. Caso não esteja, vá ao menu Dispositivos USB e veja se ele está por lá para ser marcado.

PS: não é necessário editar o fstab do SO virtualizado para poder montar o dispositivo usb no virtualbox. Não que eu me lembre.
« Última modificação: 01 de MAR?O de 2011, 16:45 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline rortix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Como habilitar a USB na Máquina Virtual Oracle VM Virtual Box?
« Resposta #3 Online: 01 de MAR?O de 2011, 16:55 »
Obrigado por responder, mas eu já fiz tudo isso aí...

Quando clico no ícone do pendrive no pé do programa ou vou em dispositivos USB o nome do meu pendrive até aparece, mas a opção para selecioná-lo está apagada...

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Como habilitar a USB na Máquina Virtual Oracle VM Virtual Box?
« Resposta #4 Online: 01 de MAR?O de 2011, 17:04 »
Obrigado por responder, mas eu já fiz tudo isso aí...

Quando clico no ícone do pendrive no pé do programa ou vou em dispositivos USB o nome do meu pendrive até aparece, mas a opção para selecioná-lo está apagada...

Só um detalhe, tudo isso que falei estava levando em conta que vc tem o virtualbox instalado no Ubuntu e estava tentando virtualizar outro linux e pelo que vejo o que você está tentando virtualizar seria o windows. De qualquer forma os passos, a princípio, são os mesmos que falei anteriormente, só o fato do fstab é que não se aplica porque não existe tal arquivo no windows. Reforçando outra vez, não é preciso editar o fstab do Ubuntu  que tem o VB para que o windows virtualizado possa mostrar o mesmo.

Bem, foi seguindo esses passos que consigo usar meu pendriver, minha webcam e impressora no VB só que ao contrário de você o que eu virtualizo no Ubuntu são outros linux e não o windows e portanto neste caso não posso dizer o que falta a você aí no caso do Windows.

Parece-me que versões antigas do VB tem certa incompatibilidade com a mais nova sendo necessário desinstalar por completo a versão antiga para só então instalar a mais nova, então talvez seja este o seu problema por aí.

« Última modificação: 01 de MAR?O de 2011, 17:07 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline rortix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Como habilitar a USB na Máquina Virtual Oracle VM Virtual Box?
« Resposta #5 Online: 01 de MAR?O de 2011, 17:06 »
Putz... a 1ª coisa que fiz antes de instalar o Oracle VM foi desinstalar as versões anteriores... e sim, é o Windows que estou emulando...

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Como habilitar a USB na Máquina Virtual Oracle VM Virtual Box?
« Resposta #6 Online: 01 de MAR?O de 2011, 17:09 »
Putz... a 1ª coisa que fiz antes de instalar o Oracle VM foi desinstalar as versões anteriores... e sim, é o Windows que estou emulando...

O windows virtualizado, ou seja, a imagem que foi criada na versão anterior do VB pode ter alguma incompatibilidade com o VB mais novo, portanto se fosse possível eu tentaria recriar uma nova instalação do windows no virtualbox, ou seja, criar uma nova imagem do windows, entretanto como é um saco configurar tudo no windows espere alguma luz dos nobres colegas do fórum com uma solução menos ortodoxa e que pode não garantir nada.

Veja também na janela principal do VB, após selecionar o windows, no botão Configurações e depois em USB se tem algo mais a configurar, ou melhor, se as opções Habilitar controladora USB e Habilitar Controladora USB 2.0 (EHCI) estão marcadas.
« Última modificação: 01 de MAR?O de 2011, 17:14 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline rortix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Como habilitar a USB na Máquina Virtual Oracle VM Virtual Box?
« Resposta #7 Online: 01 de MAR?O de 2011, 17:21 »
Essas opções que você falou também estão marcadas... :'(

Offline fabiorumor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 244
    • Ver perfil
Re: Como habilitar a USB na Máquina Virtual Oracle VM Virtual Box?
« Resposta #8 Online: 01 de MAR?O de 2011, 19:15 »
Para habilitar a usb na virtual box , fui à Sistema >Administração> Utilizadores e grupos>Definições avançadas>Privilégios de utilizador> e marca a opção (utilizar a solução de  virtual box), e reinicias o pc, foi o que fiz. ;D
Ah, certificaste que tens instalado os pacotes libhal1 e libsdl-ttf2.0-0
Abraço.
« Última modificação: 01 de MAR?O de 2011, 19:49 por fabiorumor »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Como habilitar a USB na Máquina Virtual Oracle VM Virtual Box?
« Resposta #9 Online: 01 de MAR?O de 2011, 19:21 »
Ola,

Antes de executar a maquina virtual, com o pen espetado e montado na maquina host, voce foi em propriedades do sistema (da maq. Virtual) e na aba usb, habilitou o pen drive, certo?

Instalou corretamente os adicionais para convidado, então acredito que só falta este procedimento.

[]'s

Offline rortix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Como habilitar a USB na Máquina Virtual Oracle VM Virtual Box?
« Resposta #10 Online: 02 de MAR?O de 2011, 21:35 »
Com a sugestão do Fabiorumor funcionou! Muito obrigado a todos que tentaram ajudar... agora funcionou o pendrive e o modem da claro, muito bom!

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Como habilitar a USB na Máquina Virtual Oracle VM Virtual Box?
« Resposta #11 Online: 03 de MAR?O de 2011, 08:53 »
Com a sugestão do Fabiorumor funcionou! Muito obrigado a todos que tentaram ajudar... agora funcionou o pendrive e o modem da claro, muito bom!

Então você não fez tudo da maneira que lhe indiquei no primeiro post que escrevi aqui, ao contrário do que você havia dito, pois o que o Fabiorumor falou é a mesma coisa que já tinha falado, só que desta vez graficamente:

Citar
Sistema >Administração> Utilizadores e grupos>Definições avançadas>Privilégios de utilizador> e marca a opção (utilizar a solução de  virtual box)
fonte: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79618.msg442062.html#msg442062

e eu, via terminal:

Citar
digite o seguinte comando também:

sudo adduser seu_usuário vboxusers

troque o que destaquei em vermelho pelo seu nome de usuário, aquele que você digita para entrar no Ubuntu.
fonte: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79618.msg442027.html#msg442027
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline rortix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Como habilitar a USB na Máquina Virtual Oracle VM Virtual Box?
« Resposta #12 Online: 03 de MAR?O de 2011, 12:11 »
Desculpe, mas eu tinha feito sim o que estava no primeiro post e não funcionou e agora pelo modo "gráfico" funcionou... eu vou fazer o q? de um jeito funcionou do outro não...

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Como habilitar a USB na Máquina Virtual Oracle VM Virtual Box?
« Resposta #13 Online: 03 de MAR?O de 2011, 13:20 »
Desculpe, mas eu tinha feito sim o que estava no primeiro post e não funcionou e agora pelo modo "gráfico" funcionou... eu vou fazer o q? de um jeito funcionou do outro não...

Ok já que você afirma que fez, não vou ficar duvidando de você, mas gostaria que você me respondesse a uma pergunta:

Você executou o comando indicado por mim no terminal do Ubuntu principal (o hospedeiro) e entendeu bem que onde tem escrito seu_usuário deveria ser mudado para o nome de usuário que você usa no seu Ubuntu principal que está em uso o VB?

É que nunca tinha visto um comando de terminal dar errado e no gráfico dá certo, normalmente é o contrário que ocorre. Como ajudo muitos, gostaria de saber a melhor forma de explicação para que erros como esse não ocorra, por isso a pergunta, pois fiz uns testes aqui e o comando indicado por mim faz a mesma coisa que a forma gráfica, ou seja, adiciona o seu usuário no grupo vboxusers que é necessário para poder usar certas funcionalidades do sistema.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline rortix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Como habilitar a USB na Máquina Virtual Oracle VM Virtual Box?
« Resposta #14 Online: 03 de MAR?O de 2011, 14:24 »
Respondendo a sua pergunta: Sim, substitui 'seu_usuário' pelo nome que uso no Ubuntu...

Agora, do porquê não ter funcionado antes e agora sim, eu não sei...  :)

Mas agradeço do mesmo modo...