Autor Tópico: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!  (Lida 207166 vezes)

Offline wesleydee

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!
« Resposta #60 Online: 15 de Maio de 2011, 18:32 »
Você tem que abrir o arquivo como root.




opa valeu de certo :D

Offline Metalbobolic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 215
    • Ver perfil
    • Seu Lugar para pensar
Re: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!
« Resposta #61 Online: 16 de Maio de 2011, 21:33 »
Fiz o procedimento, no makefile do kernel 2.6.39-rc7 e tá rodando liso!!

Nõa fiz o procedimento completo, em todos os arquivos que nosso amigo indicou..mais ficou bom,,,sentir uma melhor sensivel..

Depois, na nova atualização do kernel, vou fazer completo, como no tuto...

bela dica..

Offline UnderEu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
  • Estou aqui para aprender...
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!
« Resposta #62 Online: 19 de Maio de 2011, 01:28 »
Eu instalei no meu Eee PC o kernel 2.6.38 na minha instalação 10.04LTS via ppa e  já reparei que a bateria está durando mais. Então, considerando a compilação, devo optar por compilar um kernel baixado diretamente do site oficial ou compilar a versão disponibilizada no repositório do Ubuntu?

Se vc compilar seguindo esse tutorial à risca, a tendência é só trazer vantagem ao seu equipamento.

Só pra fazer uma média...:
Seu eee-PC vai rodar mais "liso";
Vai responder mais rápido aos comandos do usuário;
Bateria dele tende a durar mais;
Enfim, como já citado no próprio tutorial.

Sugestão: faça os testes.
Teste o kernel genérico; Teste kernels otimizados; Compile kernels otimizados com esse tutorial (como, por exemplo, o Omnislash e o Liquorix). Compilar o kernel genérico não vale o esforço (nada contra, mas pelo menos eu não gastaria tempo com algo sem muitos ganhos).
Ubuntu 10.04.2 [64-bit]
Kernel 2.6.34-omnislash1.4.4 (Compilado Nativamente :D)

Offline jcpalanca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!
« Resposta #63 Online: 19 de Maio de 2011, 16:38 »
Pessoal,
fiz toda a compilaçao da maneira que esta no tuto.
após o boot, minha tela fica preta. eu suspeito do driver de video. é uma intel  q963/965
tudo bem, nem preciso do X. como eu faço pra entrar em modo texto mesmo ?
ja tentei colocar la no /etc/event.d/rc-default, o telinit 3 mas, mesmo assim ele entra no X
alguem pode me ajudar ?
obrigado. abs

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!
« Resposta #64 Online: 21 de Maio de 2011, 07:17 »
Pessoal,
fiz toda a compilaçao da maneira que esta no tuto.
após o boot, minha tela fica preta. eu suspeito do driver de video. é uma intel  q963/965
tudo bem, nem preciso do X. como eu faço pra entrar em modo texto mesmo ?
ja tentei colocar la no /etc/event.d/rc-default, o telinit 3 mas, mesmo assim ele entra no X
alguem pode me ajudar ?
obrigado. abs

Caro jcpalanca, este tutorial não interfere na parte gráfica! Altera apenas as otimizações do processador!  Talvez você tenha retirado coisa demais do seu  Menuconfig/xconfig!  Para forçar o Ubuntu a entrar no modo texto existem algumas dicas espalhadas por aí, e se não estou enganado uma aqui do Fórum mesmo, a que me lembro agora é esta: http://www.vivaolinux.com.br:443/artigo/Modo-texto-no-Ubuntu-10.10-definitivo-rapido-e-pratico/

Te+
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!
« Resposta #65 Online: 21 de Maio de 2011, 07:26 »
Excelentes notícias pessoal!

O havocz que mandou esta novidade fantástica!

Foi criado um patch recentemente  para tornar automática a escolha do -march=native na hora da compilação!  Ou seja, não vai mais precisar alterar os arquivos "na unha" como mostrado aqui! Você marcaria essa opção no Menuconfig ou similiar! Esse patch vale para versões do GCC igual ou acima da 4.2!

Vou colocar a dica dele na integra:


Citar
havocz

Bom dia,

       Após usufruir de seu tutorial para compilação alterando as CFLAGS me perguntei: "por que não criam um patch pra isso ?". Daí fui no git do zen-kernel que eu lembrei que tinha algo assim.

      Pois bem, lá tem um patch que cria uma opção para isso na parte de opções para o processador  8)

Como ainda não tive tempo para testar segue o link do git: http://git.zen-kernel.org/zen-stable/log/?h=march-native
      e o link do último "commit" do mesmo : http://git.zen-kernel.org/zen-stable/patch/?id=80faf1f3ea959d5612640f345b1d3897b7b2bcc5  (clique com o botão direito e use o salvar como   )

Obs.: como não mexo muito com patchs (só aplico), vc poderia encaminhar para nossos "patcheadores" de plantão para análise.

T +

Eu ainda não testei! Na verdade esse patch ainda está em teste também!  Alguns de nossos testadores de patchs se habilita? 

Mais uma vez obrigado havocz!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline havocz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!
« Resposta #66 Online: 21 de Maio de 2011, 09:06 »
 ;) Disponha ! O ganho é da comunidade.

Apliquei este patch após aplicar o patch 2.6.39-ck1 (eu compilo sempre o último) e a opção apareceu e, por hora tudo funcionando.  :)

Só para registro, eu uso o patch pf-kernel (Post-factum): pf.natalenko.name

Ele tem o último -ck e acrescenta o escalonador de BFQ e o Tux-on-ice (hibernação melhorada, acho )
°v°
/( )\\ Linux User #433307
^ ^   Debian 7

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!
« Resposta #67 Online: 21 de Maio de 2011, 12:17 »
Eu já usei esse patch tem alguns meses, e quando eu dou o comando
"ps ax | grep gcc | grep march" aparecem várias entradas -march=i686 e nenhuma -march=native e não houve mudanças desde que usei.

Essa linha
" cflags-$(CONFIG_MCORE2)      += -march=i686 $(call tune,core2)"

Da pra ver que quem marcar Core2 o march será um i686 e ele usará um mtune=core2.

Offline havocz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!
« Resposta #68 Online: 21 de Maio de 2011, 18:48 »
Eu já usei esse patch tem alguns meses, e quando eu dou o comando
"ps ax | grep gcc | grep march" aparecem várias entradas -march=i686 e nenhuma -march=native e não houve mudanças desde que usei.

Essa linha
" cflags-$(CONFIG_MCORE2)      += -march=i686 $(call tune,core2)"

Da pra ver que quem marcar Core2 o march será um i686 e ele usará um mtune=core2.


Sério ! Mas...

Editando então a linha de seu processador, no exemplo do caso acima, e deixando dessa forma:
Código: [Selecionar]
cflags-$(CONFIG_MCORE2) += -march=native $(call tune,native)Funcionaria ?  ???
°v°
/( )\\ Linux User #433307
^ ^   Debian 7

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!
« Resposta #69 Online: 21 de Maio de 2011, 20:38 »
Eu já usei esse patch tem alguns meses, e quando eu dou o comando
"ps ax | grep gcc | grep march" aparecem várias entradas -march=i686 e nenhuma -march=native e não houve mudanças desde que usei.

Essa linha
" cflags-$(CONFIG_MCORE2)      += -march=i686 $(call tune,core2)"

Da pra ver que quem marcar Core2 o march será um i686 e ele usará um mtune=core2.


Sério ! Mas...

Editando então a linha de seu processador, no exemplo do caso acima, e deixando dessa forma:
Código: [Selecionar]
cflags-$(CONFIG_MCORE2) += -march=native $(call tune,native)Funcionaria ?  ???

ai é que ta, se você ver, o patch faz poucas modificações que não parece em nada com as modificações que fazemos.
Posso estar falando coisa errada, mas da uma olhada no commit e vê as linhas que ele retira e adiciona pra ver como não parece em nada com as modificações que fazemos.


Offline havocz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!
« Resposta #70 Online: 21 de Maio de 2011, 21:19 »
Eu já usei esse patch tem alguns meses, e quando eu dou o comando
"ps ax | grep gcc | grep march" aparecem várias entradas -march=i686 e nenhuma -march=native e não houve mudanças desde que usei.

Essa linha
" cflags-$(CONFIG_MCORE2)      += -march=i686 $(call tune,core2)"

Da pra ver que quem marcar Core2 o march será um i686 e ele usará um mtune=core2.



Sério ! Mas...

Editando então a linha de seu processador, no exemplo do caso acima, e deixando dessa forma:
Código: [Selecionar]
cflags-$(CONFIG_MCORE2) += -march=native $(call tune,native)Funcionaria ?  ???

ai é que ta, se você ver, o patch faz poucas modificações que não parece em nada com as modificações que fazemos.
Posso estar falando coisa errada, mas da uma olhada no commit e vê as linhas que ele retira e adiciona pra ver como não parece em nada com as modificações que fazemos.


Humm... pelo menos o patch já aponta um caminho na edição das cflags.
« Última modificação: 21 de Maio de 2011, 21:21 por havocz »
°v°
/( )\\ Linux User #433307
^ ^   Debian 7

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!
« Resposta #71 Online: 22 de Maio de 2011, 09:15 »
Hummm, acho que pode ser outra coisa também!  O Zen Kernel é desenvolvido em que distro?

Lembrem-se que deu o maior serviço descobrir como alterar os arquivos para o Ubuntu!  No Gentoo e no Arch não precisa fazer esse tipo de tutorial, quem sabe esse patch não serve mesmo para o Ubuntu, o Gunss mesmo relata a saída incorreta utilizando esse patch! 

Mas não deixa de ser um começo também! Havocz, tem como avisar o criador do patch que ele não funciona no Ubuntu? O que ele pode fazer para ele funcionar?
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline jcpalanca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!
« Resposta #72 Online: 23 de Maio de 2011, 12:23 »
Pessoal,
fiz toda a compilaçao da maneira que esta no tuto.
após o boot, minha tela fica preta. eu suspeito do driver de video. é uma intel  q963/965
tudo bem, nem preciso do X. como eu faço pra entrar em modo texto mesmo ?
ja tentei colocar la no /etc/event.d/rc-default, o telinit 3 mas, mesmo assim ele entra no X
alguem pode me ajudar ?
obrigado. abs

Caro jcpalanca, este tutorial não interfere na parte gráfica! Altera apenas as otimizações do processador!  Talvez você tenha retirado coisa demais do seu  Menuconfig/xconfig!  Para forçar o Ubuntu a entrar no modo texto existem algumas dicas espalhadas por aí, e se não estou enganado uma aqui do Fórum mesmo, a que me lembro agora é esta: http://www.vivaolinux.com.br:443/artigo/Modo-texto-no-Ubuntu-10.10-definitivo-rapido-e-pratico/

Te+

Galactus, eu não alterei nada no Menuconfig/xconfig.
apenas fechei a tela e dei sequencia no tutorial.
vou refazer a compilaçao. Aliáis, vou refazer tudo, inclusive a instalaçao do ubuntu.
Valeu Galactus, obrigado.
abs.

Offline valtincomp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!
« Resposta #73 Online: 25 de Maio de 2011, 13:31 »
Galactus

Sou leigo ainda em compilação de kernel, fiz os passos que você descreveu, mas não sei os comandos para compilar, você poderia dar uma mão ai?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!
« Resposta #74 Online: 26 de Maio de 2011, 09:32 »
Galactus

Sou leigo ainda em compilação de kernel, fiz os passos que você descreveu, mas não sei os comandos para compilar, você poderia dar uma mão ai?

Caro colega, essa pergunta já foi respondida inclusive neste mesmo tópico!

Tente usar esse tutorial primeiro: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29799.msg375471.html#msg375471

Isso até o Ubuntu 10.10! Você terá que fazer algumas modificações para o 11.04! 

Eu deixo claro no começo do tuto que ele não é para Leigos!!!!   Não estou dizendo que não serve para você, mas você vai ter que remar uma pouco mais para saber o que fazer!!!!  Por isso não coloco tudo, assumo que o usuário deste tuto já sabe o que fazer!

Mesmo assim, o tuto do HQx já é um ótimo começo!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.