Olá bom dia!
Peço desculpas por dar uma de coveiro e desenterrar este tópico.
Meu Ubuntu 11.10 está apresentando problemas com TODOS os navegadores e eu desconfio que a causa seja a ausência do tal Java JRE.
Meus navegadores são, Mozilla FireFox, Googke Chrome e o Epiphany. As falhas apresentadas são:
1 - Repentinamente todo eles fecham suas janelas sem aviso prévio.
2 - Nenhum deles acessa o Banco do Brasil do qual eu sou cliente. Está descartada a possibilidade de eu trocar de banco (ehehe). Sou funcionário público e trocar de banco por causa de um S.O. não é uma opção para mim. Mais fácil seria regressar ao Windows. Aliás tenho 3 computadores em casa: um com Windows 7, outro com Windows XP e o terceiro com Ubuntu.
A minha primeira tentaiva de resolver esse problema foi executar os comandos solicitados por EdvaldoSCruz
executei sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras
Depois disso fui à central de programas do Ubuntu 11.10 e pesquisei por Java. Os componentes instalados são:
IcedTed Java Web Start6;
runtime do OpenJDK Java6 e
Plug-in Java Icedtea.
O tal "Tempo de execução OpenJDK Java7" não foi encontrado nessa lista (olhei a lista até o final).
Também não sei dizer se o problema persiste. Vou precisar usar o computador durante um ou dois dias para verificar o comportamento dos navegadores, portanto mantenham o tópico aberto.
Desde já agradeço a ajuda de todos e manterei contado
Abraços
palozo