Pessoal, venho aqui dizer que agora fiz uma nova experiência - com Unity.
Muitas vezes vi o pessoal descendo a marreta no Unity - principalmente usuários mais antigos que já estavam muito acostumados com o (agora finado) GNOME 2. Eu mesmo vi essa interface com ressalvas - principalmente de que "era muito difícil" e que "era muito pesada". Tanto que usei XFCE por um bom tempo.
Aí fiquei bem "enjoado" do XFCE e quis algo diferente. Então esses dias citei aquela experiência com Ubuntu Minimal e LXDE - que ainda está na seção "Café com Ubuntu" do fórum. Digamos que... não foi tãããão diferente assim. Inclusive achei o LXDE e o XFCE muito parecidos - sendo que o XFCE é mais completo, porém o LXDE é mais rápido.
Mas aí fiquei pensando: por que eu trocaria para uma nova interface estilo "Iniciar - Programas" do Windows XP? Isso já não é coisa do passado? Não estamos na era dos tablets e dos iPhones da vida? Pra que mais do mesmo?
Foi aí que resolvi arriscar e ontem mesmo antes de dormir (!!!) instalei o Ubuntu 11.10 com Unity. Naturalmente que no começo fiquei meio perdido, mas agora tenho que lhes dizer: o Unity foi uma das melhores coisas que eu já instalei no meu PC. Uma interface moderna, intuitiva e que já consegui deixar configurada do jeito que eu queria em poucos minutos. Pus na barra lateral todos os atalhos para os programas que eu mais uso - uns 10 ou 11 no total. E ainda coloquei um belo papel de parede de espaço sideral
Eu ainda tinha um certo receio: instalei o 11.10 em 64-bit e ainda por cima entrei na sessão com Unity 3D - sendo que o meu computador tem apenas 2GB de RAM. Mas aqui estou, fazendo um DVD no DeVeDe enquanto digito este texto, sem UM ÚNICO travamento, o sistema rodando lisinho, sem sobressaltos. Eu achei que seria um "stress test", mas de "stress" não tive nada até agora
Ainda tem uma coisa que eu preciso resolver: não consegui descobrir como deixar o Emesene no "tray". Quando clico no ícone do Emesene que coloquei na barra lateral, ele abre uma nova instância do programa e me conecta de novo. Mas isso é um mero detalhe.