Eu sou muito devagar, no meu pc sai do 7.10 direto para o 10.04 para terem ideia, assim demorei a usar o unity.
Já havia brincado com ele pelo LiveCD, porém sem mexer muito, nessa semana já estou usando ele desde quarta-feira.
Posso dizer que foi dureza, e até esta sendo, eu ainda prefiro o gnome2, mas por ser acostumado a ele. Depois desse pouco uso já estou acostumando acho que não vai ser terrível, até o contrário. Esta rápido aqui e o visual surpreendeu a esposa e o filho, que esta me enchendo para instalar para ele.
Também brinquei com o gnome-shell e também acho que não deve ser lá um grande problema.
No final acho horrível a separação do unity e do gnome-shell, já que assim o desenvolvimento do ambiente fica prejudicado, isso em relação ao caso da Canonical e o pessoal do gnome trabalhando em um ambiente só.
Então o Mint ainda mexendo tanto no gnome-shell é ainda pior, eu adoro a distro, usei por um bom tempo, mas acho que pela primeira vez ficou mais feia que o gnome-shell padrão instalado aqui, e pior ainda por ser uma terceira equipe mexendo nas interfaces baseadas no gnome.
Quem dera todos chegassem a um senso comum, trabalhassem juntos, acho que assim teríamos algo mais maduro muito mais rápido.
[]'s
Cristiano