Autor Tópico: Olá, Novato na area ... ( Apresentação e duvidas )  (Lida 18784 vezes)

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Olá, Novato na area ... ( Apresentação e duvidas )
« Resposta #15 Online: 09 de MAR?O de 2012, 06:45 »
Tanto Metro quanto Unity seguem o mesmo erro: querem ser uma interface padrão desde tablet, tv, videogame até pra quem usará um monitor de 21".

Não gosto do Unity, prefiro o Gnome-Shell mas a adaptação deste último também não é simples.

Visto isso, eu sugeri as versões Linux Mint e Kubuntu. Acho que seria ideais pra você que tem uma resistência a mudanças. Estas versões usam a mesma base de programas do Ubuntu.

Também não há que ter tanto temor quanto aos nomes dos programas pois quando se digita na busca "editor" ou "planilha" vão aparecendo as opções.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Neo_Pt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
    • RICALEX
Re: Olá, Novato na area ... ( Apresentação e duvidas )
« Resposta #16 Online: 09 de MAR?O de 2012, 15:16 »
Obah !!!! Cool ... obrigadissimo pelo esclarecimento @agente100gelo. Conseguiu poupar-me horas ou mesmo dias de pesquisa. Obrigado mesmo.

Na verdade até que nem sou contra mudanças radicais. Devemos sempre evoluir, e essas mudanças estão a acontecer para isso mesmo, para evoluirmos. A minha resistencia como salientou e bem não é da mudança em si, e sim do não darem a opção do continuar na " Old School " entende ? Claro que sou de acordo a que se façam SO's voltados para os tablets e monitores sensiveis ao toque, mas, penso que devem sempre dar a opção ao usuario de desktop de continuar em modo " Old School ". Espero ter conseguido explicar o meu ponto de vista convenientemente.

Vou deixar este post em aberto e não o vou dar como resolvido pois vou continuar com meus estudos. Mas digamos, a questão fundamental que me trouxe a abrir este tópico foi esclarecida.

Se mais alguem, tiver mais algumas dicas e sugestões elas serão todas bemvindas.

Na verdade, estou a programar a minha transição da M$ para o GNU/Linux para o dia em que oficialmente eles lançarem ao publico a versão finalizada do M$ 8. Nesse dia, pegarei nas minhas bagagens e me mudarei para o GNU/Linux. Como ainda falta uns meses para isso acontecer, vou aproveitando esse tempo para estudar.

Grande abraço a todos e até breve.

PS: Quero apenas complementar o meu post para o @Ioca100.

@Ioca100, nem sei o nome da aplicação, nem sei em que pasta está o executavel, nem sei sequer se também se chamam no Linux ficheiros executaveis entendes ? Era só isso que queria complementar. Penso que o melhor mesmo para mim será seguir a sugestão do @agente100gelo e testar o Linux Mint e Kubuntu.

Uma última duvida @agente100gelo. Não foi o Kubuntu que foi descontinuado ? ou estou a fazer confusão de nomes ?
« Última modificação: 09 de MAR?O de 2012, 18:06 por Neo_Pt »

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Olá, Novato na area ... ( Apresentação e duvidas )
« Resposta #17 Online: 09 de MAR?O de 2012, 19:35 »

 
PS: Quero apenas complementar o meu post para o @Ioca100.

@Ioca100, nem sei o nome da aplicação, nem sei em que pasta está o executavel, nem sei sequer se também se chamam no Linux ficheiros executaveis entendes ? Era só isso que queria complementar. Penso que o melhor mesmo para mim será seguir a sugestão do @agente100gelo e testar o Linux Mint e Kubuntu.

Uma última duvida @agente100gelo. Não foi o Kubuntu que foi descontinuado ? ou estou a fazer confusão de nomes ?

Certamente vc vai aprender, nossos executáveis principais são os arquivos(ficheiros) .deb, mas existem outras extensões.Engraçado que lembrei-me do primeiro livro em que estudei Linux, era sobre o Debian e naquele tempo usava-se o terminal(consola) para montar e ouvir um mp3.
Uma ideia sobre os diretórios e sistema de arquivos(ora bolas, ficheiros) : http://library.gnome.org/users/user-guide/stable/nautilus-directories-file-systems.html.pt_BR
Usuário Linux- 449417

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Olá, Novato na area ... ( Apresentação e duvidas )
« Resposta #18 Online: 09 de MAR?O de 2012, 19:49 »
@Neo_pt: o que será descontinuado no Kubuntu será o suporte financeiro da Canonical (empresa que desenvolve o Ubuntu - mas leia suporte como pagamento de UM funcionário).

O sistema será continuado pela comunidade.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Neo_Pt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
    • RICALEX
Re: Olá, Novato na area ... ( Apresentação e duvidas )
« Resposta #19 Online: 09 de MAR?O de 2012, 20:18 »
Ok @Ioca100 e @agente100gelo, obrigado por tudo. Acho que já nos entendemos todos, a minha próxima etapa será então testar o Linux Mint e Kubuntu e continuar a aprender sobre os comandos, pastas e ficheiros ( Ops !!!! Arquivos !!!!!! lição aprendida ;) deve demorar é um tempo para me habituar :-P rsrsrsrs )

Um abraço a todos
« Última modificação: 09 de MAR?O de 2012, 20:24 por Neo_Pt »

Offline Neo_Pt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
    • RICALEX
Re: Olá, Novato na area ... ( Apresentação e duvidas )
« Resposta #20 Online: 10 de MAR?O de 2012, 00:35 »
Cá estou novamente, mas desta vez via Gnu/Linux-Ubuntu ( Firefox ) =)

Eu segui sua orientação @agente100gelo e estou então tentando testar o Linux Mint (Cinammom).

Gostaria de brincar um bocadinho com a situação dizendo que não é para todos esta coisa de Linux ! rsrsrs

Nós lá na M$ chegamos no determinado site, clicamos no .exe e depois é só dar o " seguinte até Morrer " citando as palavras do Palestrante que o caro amigo @jkmsjq me apresentou.

Aqui, já cometi um " Erro ". Fui no forum do Linux Mint e postei uma mensagem pedindo ajuda sobre se havia maneira de fazer o dual boot com o Linux Mint.
Depois lembrei-me que o caro amigo @agente100gelo me deu a versão exata do Linux Mint que no caso era a Cinnamon.

Voltei então ao site do Linux Mint e procurei a versão Cinnamont e não achei ela lá listada.
Bem, solução encontrada foi pesquisar no google por Linux Mint (Cinnamon).

Achei a bendita da versão Cinnamon ! ( http://cinnamon.linuxmint.com/?page_id=61 ) Que aliás em passagem digo que gostei bastante da apresentação. Numa escala de zero a 5, dou nota 4. Talvez com minha ajuda consiga elevar para o nivel 5 =).

Mas bom isso era só um "aparte". Na verdade, o que me trás a escrever este Post, é que eles teem lá na página de download os links supostos para fazer o download do Cinnamon para cada distribuição do Gnu/Linux.

A Minha primeira duvida é: O que é um " PPA " ? Será aquilo que eu chamo de Link, e outros, tais como os " Palaceiros" chamam de End ?

Até ae, tudo ok, supuz que seria o Link para baixar. Bom, uma vez que lá estava listado o ubuntu, e porque como já sabem já o tenho instalado em dual boot, o primeiro passo a fazer é clicar nesse bendito link para depois supostamente baixar o cinnanom e colocá-lo ativo na minha instalação Ubuntu.

Mas eis que não é bem assim .... como sou um " Lerdinho " vindo da M$ eu esperava encontrar o " Clique Aqui para baixar " ou um qualquer ".exe" ( ou .deb aplicando já os conhecimentos que aprendi com o amigo @Ioca100 ), e o que é que encontro ?

Dois Pacotes ! Um Chamado de "1.3.1-0ubuntu1~precise3 " e um outro chamado de " 1.3.1-0ubuntu1~oneiric3 " e nenhum deles dá para clicar !!!

A Minha pergunta é : Tenho de saber para que serve esses dois pacotes ? Tenho de instalar apenas um deles ? Ou talvez os dois ? Ou, talvez mesmo nenhum !!! Talvez eu esteja completamente enganado e não seja para instalar nada disso , para obter o Linux Mint ( Cinnamon ) a funcionar no meu belo clean install da Ubuntu a funcionar a 100% em dual Boot....

Estou indo na direção certa ? ou estou completamente enganado ?

Obrigado desde já pela possivel ajuda ( e paciencia ! )

Abs

Actualização: Já "vi" a jogada .... vou-me lançar pela primeira vez no famoso terminal !!!! Desejem-me sorte rsrsrsrsrs

Actualização 2 :

- Consegui usar o Terminal pela primeira vez com Sucesso sem erros Adicionando o PPA.
- Também consegui baixar o cinnamon_1.3.1-0ubuntu1~precise3_amd64.deb sem problemas.
- Mas quando executo o Arquivo ***_amd64.deb , A central de programas dá-me a informação de que " O seguinte pacote quebrou: 'cinnamon conflito: cinnamon () "

O que isso significará ? Alguem tem uma ideia ?

Por hoje é tudo, amanhã continuarei com minha aulinha. Obrigado a todos pela companhia, ajuda e paciencia =)
« Última modificação: 10 de MAR?O de 2012, 02:48 por Neo_Pt »

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Olá, Novato na area ... ( Apresentação e duvidas )
« Resposta #21 Online: 10 de MAR?O de 2012, 08:31 »
PPA:
Citar
PPA siginifica Personal Package Archive ou simplesmente Arquivo pessoal de pacotes. É a maneira mais fácil de disponibilizar programas que não estão nos repositórios oficiais do Ubuntu, qualquer pessoa ou empresa pode fazer seu PPA e disponibilizar programas em suas últimas versões.

Versão a ser instalada:
Depende de qual versão você instalou no seu computador: 11.10 ou 12.04? A versão que estiver instalada você deverá baixar da Cinnamon. Instalando o PPA ele mesmo fará a instalação automática da versão do seu Ubuntu, sem você se preocupar com isso, desde, que esteja instalado corretamente.

Instalando um PPA
http://andregondim.eti.br/ubuntu/adicionando-ppa-facilmente-ao-ubuntu/

OBS:
Não é muito recomendável ficar instalando aplicativos via PPA, porque são pacotes que podem causar instabilidade no Ubuntu e, em último casos, até mesmo falhas de segurança. Aconselho a fazer um teste numa máquina virtual para somente depois aplicar na máquina instalada fisicamente!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Olá, Novato na area ... ( Apresentação e duvidas )
« Resposta #22 Online: 10 de MAR?O de 2012, 08:43 »
Para os pacotes quebrados , copie e cole na consola:  sudo apt-get install -f && sudo apt-get upgrade -f && sudo apt-get dist-upgrade -f && sudo dpkg --configure -a
Usuário Linux- 449417

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Olá, Novato na area ... ( Apresentação e duvidas )
« Resposta #23 Online: 10 de MAR?O de 2012, 11:00 »
Olá Neo_Pt, primeiramente parabéns por ter iniciativa de procurar algo que corresponda melhor suas necessidades ao invés de ficar no comodismo. Quero deixar uma pequena dica: o aplicativo Geany.
É uma das IDE's mais leves que conheço e atualmente suporta:
     Abc; ActionScript; Ada; ASM; C; C#; C++; CAML; CMake; Conf; CSS; D; Diff; Docbook; F77; Ferite; Fortran; FreeBasic; GLSL; Genie; HTML; Haskell; Haxe; Java; Javascript; LaTeX; Lua; Make; Markdown; Matlab; NSIS; Pascal; Perl; PHP; Po; Python; R; reStructuredText; Ruby; Sh; SQL; Tcl; Txt2tags; Vala; Verilog; VHDL; XML; YAML.
    Tem também diversos plugins, um pro gdb(gnu-debugger) por exemplo.
Achei muito fácil de mexer e instalar tanto o programa quanto os plugins, por isso estou recomendando.
site: http://www.geany.org/Main/HomePage

Só uma coisa que eu acho importante ressaltar, diferente do windows, no linux a maioria das soluções a gente encontra pela internet em fóruns mesmo, blogs etc então é muito importante estar sempre pesquisando e lendo sobre se quiser aprender a mexer bem.

  [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline Neo_Pt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
    • RICALEX
Re: Olá, Novato na area ... ( Apresentação e duvidas )
« Resposta #24 Online: 11 de MAR?O de 2012, 13:54 »
Obah @rudregues digitaste ae alguns nomes mágicos .... Fortran, Pascal, C, ... 3 das linguagens em que sempre quiz aprender um pouco mais e talvez mesmo me especializar em uma delas ( Se o meu QI se aguentar ! rsrsrsrs ). Obrigado pela dica, vou sim saber um pouco mais sobre esse software.

@jkmsjq eu tenho a 11.10 e está instalada corretamente. ( pelo menos não tive qualquer informação de erro )
Quando instalei o PPA, não deu erro nenhum, mas também não aconteceu nada de especial ... pelo que assumi que teria de instalar um dos dois pacotes e executá-los. Eu ainda não testei a sugestão do @Ioca100 mas assim que testar eu vos darei novidades.

Uma duvida que eu estou a ter ... Eu estou a tentar instalar o Linux Mint ( Cinammon ) no Ubuntu 11.10, para assim poder dizer adeus á interface Unity. É bem isso que todos vcs estão a entender também correto ? Desculpem a pergunta, mas é um tanto estranho para mim de entender .... era como se eu quizesse instalar o XP dentro do Seven ( Ou vice versa ... )

Abs

PS: Eu acho que não preciso de vos tar a " encher o saco " com este tipo de coisas. O Mais facil é mesmo criar uma Partição e depois instalar nela o Linux Mint. Convenhamos que é mais facil não ? Eu já estou a criar as partição manualmente e depois vou instalar nela o Linux Mint.
« Última modificação: 11 de MAR?O de 2012, 14:16 por Neo_Pt »

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: Olá, Novato na area ... ( Apresentação e duvidas )
« Resposta #25 Online: 11 de MAR?O de 2012, 14:42 »
Colega, acredito que seria como instalar o Aero do Win7 no WinXP, você estaria alterando apenas o visual, mas o sistema se manteria o mesmo, acredito que esse artigo irá sanar todas as suas dúvidas quanto ao que é Cinnamos (configuração, efeitos, visual, etc.), e quanto a sua instalação no Ubuntu:
Citar
http://ubuntued.info/instale-o-cinnamon-no-seu-ubuntu
Abraços  :)

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Olá, Novato na area ... ( Apresentação e duvidas )
« Resposta #26 Online: 11 de MAR?O de 2012, 15:12 »
PS: Eu acho que não preciso de vos tar a " encher o saco " com este tipo de coisas. O Mais facil é mesmo criar uma Partição e depois instalar nela o Linux Mint. Convenhamos que é mais facil não ? Eu já estou a criar as partição manualmente e depois vou instalar nela o Linux Mint.

Sim. Este caminho é o mais adequado.
Não deixe de testar o Kubuntu também.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Neo_Pt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
    • RICALEX
Re: Olá, Novato na area ... ( Apresentação e duvidas )
« Resposta #27 Online: 11 de MAR?O de 2012, 17:02 »
ah entendi. Obrigado @jorge505. De fato eu estava aqui a pensar " Com os meus botões " : Como raio é que tu queres instalar o XP no 7 se não tem nada a ver uma coisa com a outra ? Tudo bem que o Linux é avançado mas não acho que esteja assim tão avançado ao ponto de dar para instalar dois SO em um só !

Mas entendi perfeitamente @jorge505 obrigado pela explicação.

@agente100gelo: também me parece ser o melhor. Começar pelo inicio e não começar pelo meio. Testarei sim os dois. Obrigado por tudo.

Offline Neo_Pt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
    • RICALEX
Re: Olá, Novato na area ... ( Apresentação e duvidas )
« Resposta #28 Online: 11 de MAR?O de 2012, 19:13 »
Pois é, seria facil demais, criar uma partição e instalar nela o Linux.

1) O Linux Mint não consegui. Inseri o DVD de instalação, tudo ok na tela do Boot automatico em 6 5 4 3 2 1 ..... tela seguinte tudo ok, aparece uma tela preta com um caminho e depois uma serie de pontos ................................................... e no final Ready ! Com o cursor intermitente. O problema é que depois a tela fica toda preta e passados largos segundos aparece um " Panic Mode " com a informação: Generic #20 Ubuntu
*** Segundo li em foruns tenho de gravar o ISO com uma velocidade de 4x e eu gravei em 8. Então talvez seja isso ....

2) O Ubuntu instalei normalmente na partição que eu tinha criado mas esqueci de um detalhe ... é que ele arranca direto no Ubuntu ! Não me aparece nenhuma tela para escolher o SO. Configurar o dual boot manual no Windows até sei ( não me lembro bem onde mas sei ) porem, mesmo que saiba onde ir não sei qual é a linha de codigo para arrancar com o Ubuntu. No Ubuntu como sabem, não sei nada disso.

3) O Kubuntu ainda não consegui baixar ... o mirror tá muito lento e corrompe-me sempre o download do ISO

Resultado, fixei o mbr do windows. Apaguei a Partição que tinha criado, extendi a partição Win ficando então com o HD Stantard com a Partição de Sistema de 100MB e uma outra e voltei então á estaca 1, ou seja, vou instalar novamente o Ubuntu através do Wubi e depois seguir o excelente tutorial que o amigo @jorge505 me encontrou !

Agora só brincando um pouco com a situação .... á 20 anos consegui instalar e não consegui conectar á net. Agora nem instalar consigo ! eheheheheh ( só brincando ) eu amo matar a cabeça com este tipo de coisas .... faz-nos trabalhar o cerebro e aprendemos para no futuro ajudar-mos os muitos de users que virão para o Linux quando se derem conta que não comandam mais nada no pc M$ deles :-)
« Última modificação: 11 de MAR?O de 2012, 19:54 por Neo_Pt »

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz