Autor Tópico: Gparted é uma porcaria?  (Lida 1850 vezes)

Offline abestado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Gparted é uma porcaria?
« Online: 29 de MAR?O de 2012, 08:33 »
Sempre que preciso copiar uma partição que o linux não reconhece, como uma partição do truecrypt, por exemplo, tenho de ir ao windows e usar programas como o EASUS.
Será que terei de manter meu windows por causa de falta de um aplicativo decente de partições no linux ou estou sendo noob de não saber como fazer?

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Gparted é uma porcaria?
« Resposta #1 Online: 29 de MAR?O de 2012, 08:45 »
Será que terei de manter meu windows por causa de falta de um aplicativo decente de partições no linux

Sim.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Gparted é uma porcaria?
« Resposta #2 Online: 29 de MAR?O de 2012, 10:48 »
Sempre que preciso copiar uma partição que o linux não reconhece, como uma partição do truecrypt, por exemplo, tenho de ir ao windows e usar programas como o EASUS.
Será que terei de manter meu windows por causa de falta de um aplicativo decente de partições no linux ou estou sendo noob de não saber como fazer?
Geparted é um dos melhores programas de particionamento que já vi.

Mas ele não dá suporte a truecrypt (não que eu saiba, pelo menos).
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Gparted é uma porcaria?
« Resposta #3 Online: 29 de MAR?O de 2012, 11:25 »
Ola

No sentido de contribuir com o assunto apenas:

(grifos meus na citação)

Sempre que preciso copiar uma partição que o linux não reconhece, como uma partição do truecrypt, por exemplo, tenho de ir ao windows e usar programas como o EASUS.
Será que terei de manter meu windows por causa de falta de um aplicativo decente de partições no linux ou estou sendo noob de não saber como fazer?

Para copiar uma partição inteira, informe-se sobre o comando "dd" utilizado em terminal. Ele executa uma cópia byte a byte, seja encriptada ou não. (o container truecrypt deve estar desmontado)

Um exemplo onde se deseja copiar uma partição com 200 gB => http://superuser.com/questions/226469/copying-truecrypt-containers

Existe no site do truecrypt um forum => http://forums.truecrypt.org/

Com sessão exclusiva ao Linux. Pode ser que existam respostas lá a sua questão. Acho que vale um passeio ao forum deles.

Nunca utilizei encriptação, então não posso opinar.

[]'s

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Gparted é uma porcaria?
« Resposta #4 Online: 29 de MAR?O de 2012, 11:25 »
" estou sendo noob de não saber como fazer? "

Sim e não, Truecrypt não dá suporte no Gparted, além do mais tente usar a versão linux do Truecrypt e desmontar a partição antes.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline abestado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: Gparted é uma porcaria?
« Resposta #5 Online: 29 de MAR?O de 2012, 11:43 »
Bem, não é suporte específico a truecrypt... A maioria dos gerenciadores de partição do windows cuida disso, seja de truecrypt ou do que for.
Tipo, até partições do linux, embora o windows n saiba "ler" estas partições, são copiadas tranquilamente.
A partição, sendo desconhecida ou não, é copiada... Mas o Gparted se recusa a copiar partição marcada como desconhecida.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Gparted é uma porcaria?
« Resposta #6 Online: 29 de MAR?O de 2012, 12:11 »
Ola

Só uma duvida minha ( já que não uso encriptação)

Este volume encriptado é montado automáticamente no seu sistema?

Se não for, pode ser o motivo do gparted não "enxergar" sua partição como válida, uma vez que um volume deve ser montado para a leitura dos dados contidos nele.

veja este exemplo (é antigo, mas serve como referencia) => http://justbored.wordpress.com/2007/12/26/how-to-mount-a-truecrypt-volume-in-linuxubuntu/

[]'s

Offline abestado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: Gparted é uma porcaria?
« Resposta #7 Online: 29 de MAR?O de 2012, 12:25 »
olha... eu sou noob mas acho que sua dúvida não deve ter nada a ver.

No windows, se vc clicar em uma partição truecrypt aparece: "esta partição não está formatada, deseja formatá-la? sim ou não"
E, fora isso, o gparted não trabalha muito bem em partições montadas... para operações em partições vc deve desmontá-las primeiro.

No ruindows já existem gerenciadores de partição que permitem até vc redimensionar o drive C do sistema usando ele sem precisar reiniciar, ou copiá-lo estando a partição em uso, mas isso é uma habilidade extraordinária, e não o procedimento comum.

O próprio gparted já manda um aviso de que pode soder tudo caso vc tente fazer operação com a partição montada, ou se recusa a fazer a operação.

Creto

  • Visitante
Re: Gparted é uma porcaria?
« Resposta #8 Online: 29 de MAR?O de 2012, 13:53 »
Cara, agora vendo que não tem nem como conversar contigo não, use (R)Wuínas e seja feliz e ponto.

T+

clodoaldops

  • Visitante
Re: Gparted é uma porcaria?
« Resposta #9 Online: 29 de MAR?O de 2012, 18:25 »
Será que terei de manter meu windows por causa de falta de um aplicativo decente de partições no linux

Sim.

+1