Autor Tópico: Linux com cara de Windows7  (Lida 16311 vezes)

Offline jamorais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Linux com cara de Windows7
« Online: 29 de Junho de 2012, 17:59 »
Olá pessoal, depois de 14 anos utilizando Linux, e vendo a dificuldade de muitas pessoas para se adaptar ao sistema, decidi criar uma distribuição baseada em Ubuntu, que tem como alvo exclusivamente os usuários finais. Trata-se de um Live-DVD com 1.2 GB totalmente remasterizado e totalmente personalizado para Windows7, acredito que o usuário depois de algum tempo de convívio com o sistema vai perceber que pode fazer as mesmas coisas que faz na outra plataforma, e que o que muda são apenas os aplicativos e a aparência. Caso não queira instalá-lo você também poderá utilizá-lo da mesma maneira que faz com os outros Live-CD. No final deste tutorial está o Link para baixar a imagem ISO.

Vamos lá:

1º Após baixar a imagem e gerar o Live-DVD, coloque no leitor e escolha Boot pelo CD/DVD.
2º São apresentadas cinco opções, mas como esta é uma versão Alpha1 peço que escolha a 1ª opção.
3º Aguarde até que área de trabalho apareça.

Obs: Devido a algumas placas de vídeo ainda possuírem incompatibilidade com Linux algumas mensagens de erro podem ocorrer, porém sempre clique nos botões OK! Ou em qualquer resposta positiva para estas mensagens, pois não vão interferir no funcionamento do sistema, principalmente depois de instalado.

4º Veja que a área de trabalho, os botões minimizar, maximizar, fechar, os ícones do desktop e da barra de tarefas são exatamente iguais.
5º Aqui no menu iniciar temos a mesma semelhança, porém os aplicativos são os nativos do Linux.
6º Teste alguns
7º Vamos aprender como instalar.
8º Clique no no ícone na área de trabalho Instalar JR-Linux Alpha1.
9º Daqui em diante a instalação é igual a de qualquer Live-CD que você já fez antes.
10º Escolha o idioma no meu caso Português Brasil
11º Informe sua localização.
12º Teste o Layout do seu teclado
13º Atenção este momento é o mais importante, se este HD não tem nenhum outro sistema instalado escolha a opção apagar disco inteiro, caso contrario selecione particionamento manual avançado e indique a partição onde o JR-Linux deverá ser instalado. O ideal redimensionar anteriormente a 2ª partição do HD para sobrar espaço livre para instalação.
14º Aqui como é em um HD virtual vou escolher a opção apagar disco inteiro.
15º Informe seu nome, como é um teste informei usuario
16º Infome nome para entrar no sistema mais uma coloquei usuario
17º Digite uma senha
18º Confirme a senha
19º Digite nome para o computador vou colocar JR-Linux
20º Marque a opção iniciar a sessão automaticamente
21º Clique em avança depois em instalar.
22 º Agora é só aguardar


A personalização é perfeita e é composta dos seguintes aplicativos:

LibreOffice ==>(Equivalente Microsoft Office)
Adobe Flashplayer (Versão mais atualizada)
K3b (Gravador CD/DVD) ==> Equivalente do Nero
Mozilla Firefox 27 ==> Equivalente Internet Explorer
aMSN ==> Equivalente Windows Lime Menssenger
gscanpdf/tesseract ==> (Digitalização e OCR)
Adobe Reader ==> Leitura de Arquivos em PDF
VLC (Reprodutor de áudio e vídeo) ==> Equivalente Media Player
Virtual Box ==> Permite a você diversos sistemas dentro do Linux inclusive Windows.
Adobe Air
Gimp ===> Equivalente do Photoshop
Kolourpaint ==> Equivalente do Paint
Visualizador de Imagens
Oracle Sun Java ==> Para aceso seguro a bancos e etc.
Cliente Terminal Server ==> Permite trabalhar como Cliente RDP do Windows
X11VNCServer ==> Acesso Remoto por outros computadores da rede
Gerenciador de Atualizações ==> Sistema atualizado (Correção de erros e novas versões dos aplicativos)
TCOS (Thin Client Operation System) ==> Você poderá criar Multi-terminais (Utilizar uma CPU e Estações antigas e sem HD)
Deja-Dup ==> Ferramenta que faz  Backup Automático em: Pendrive, Pastas  e outras Mídias (ideal para programas que não tem a opção de Backup).
Ubuntu one ==> Armazenamento, sincronizaçãode  arquivos, dados e  pasta em nuvens (você pode integrar com o Deja-Dup)
Squid ==> Ideal para fazer cache de páginas agilizando conexões lentas de internet, controle de conteúdo e de banda entre outras utilidades.
Gofris ==> Deep Freeze em Linux
DVD Style ==> Criação, edição e organização de vídeos.
Gofris =>> Equivale a DeepFrezze no Windows




Para Instalar novos programas ex: Skype, Picasa, RealPlayer, Dropbox,  entre outros temos:

- Central de Programas
- Synaptic


O Sistema poderá ser executado em maquinas virtuais, pendrive, cartão de memória, CD/DVD e etc, sem a necessidade de você instalar diretamente no seu HD.

Perfil do Responsável

Graduado em Gestão de Redes de Computadores, pela Faculdade Dom Luiz de Orleans e Bragança, trabalho com informática há 30 anos  sendo 14 dedicados a Software Livre em especial ao Sistema Operacional Linux, iniciei em 1984 com Programação (BASIC, Assembler, Dbase), nos anos seguintes participei de vários outros cursos (CP/M, MS-DOS,WORDSTAR, DBASE xxx, LOTUS 1-2-3, Windows desde a versão 3.1 até a atual Windows 8), cursos esse ministrados por empresas como: Lógica-Computadores e Sistemas, Suport-Sistemas e Treinamento de Informática, CII-Centro de Iniciação a Informática, DATA CENTER-Cursos de Informática, EMBRATEL, ESCOLA DE ENGENHARIA ELETROMECÂNICA DA BAHIA, IPED, Fast Time English Course (Inglês 03 anos). Trabalhei com microcomputadores TK-85,  DGT-100/1000 da Digitus, PC-XT/AT, Apple , MSX da Gradiente. Trabalhei como professor de informática na DATA CENTER, CII-Centro de Iniciação a Informática, a partir de 1986 passei a trabalhar em escolas de informática do interior da Bahia (Santo Amaro, Itaberaba,São Sebastião do Passé, Ribeira do Pombal, Paulo Afonso), Alagoas (Palmeira dos Índios, Arapiraca), Pernambuco(Garanhuns). Graduado em Gestão de Redes de Computadores pela Faculdade Dom Luiz de Orleans e Bragança. Trabalho com Manutenção, Montagem, Internet, Rede Linux (Ubuntu, Slackware, Mandriva, Fedora, LTSP e TCOS) /Windows, montamos também Lanhouse e CyberCafés em Linux. Possuo ainda um estabelecimento com máquinas 100% Linux Ubuntu.

Prezados amigos, não posso querer que o usuário final que não tem o mesmo perfil e experiência que tenho, venha a ter a mesma facilidade de encarar o desafio de utilizar o sistema.

Instalar novos programas, configurar periféricos ou qualquer tipo de conexão, ao meu ver não é tarefa de usuário final, e é ai que nós entramos com a prestação de serviços.

Adoro o Linux, utilizo desde o Conectiva, para mim cada dificuldade encontrada, é como uma fase de um jogo que precisa ser vencida, e quando consigo resolver o problema e compartilhar com a comunidade, é para mim o maior prêmio. Mas como puderam ver no meu perfil tenho histórico de programação e de sistemas operacionais em modo de texto, então sem nenhum curso de Linux não foi difícil para mim a adaptação ao sistema.

Mas ao mesmo tempo, também não quero ser chamado de Xiita, por isso vejo também o lado das pessoas que querem apenas ligar o computador e utilizar o sistema, sem precisar de nenhum conhecimento avançado na área, afinal como citei aqui, isso não é tarefa de usuário final.

Link para baixar a imagem ISO e gerar o Live-DVD: http://www.classificadospombal.xpg.com.br/informatica/informatica.html

Video no Youtube ensinando como instalar com versão Ubuntu 10.04: http://youtu.be/w0WKhGVkf5M
Video no Youtube ensinando como instalar com versão Ubuntu 12.04: https://www.youtube.com/watch?v=ZyjiHTR0f5U&feature=youtu.be

Video de como instalar o JR-Linux-Mate-14.04-13-09-2014 LTS: http://t.co/8BVf2y4Zl8

Para resolver problema de conexão com a internet após a instalação.

1 - Abra um terminal
2 - Digite sudo su tecle ENTER
3 - Forneça a sua senha de administrador tecle ENTER
4 - Digite dpkg-reconfigure resolvconf tecle ENTER
5 - Responda SIM e OK para todas as perguntas e tecle ENTER
6 - Digite /etc/init.d/networking restart tecle ENTER
7 - Reinicie o computador.

Já está no ar a versão Alpha do JR-Linux 14.04.1, baseada no Ubuntu 14.04.1 LTS, testem e me dê o retorno, esta versão ainda não é a final por isso não utilize em ambiente de produção.  Não há mais necessidade de utilizar Gnome-Tweak-Tool.

Um abraço.

« Última modificação: 03 de Outubro de 2014, 11:07 por jamorais »

clodoaldops

  • Visitante
Re: Linux com cara de Windows7
« Resposta #1 Online: 29 de Junho de 2012, 21:28 »
Ubuntu com cara de windows : Zorin.OS
http://zorin-os.com/


Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Linux com cara de Windows7
« Resposta #2 Online: 29 de Junho de 2012, 21:39 »
Ubuntu com cara de windows : Zorin.OS
http://zorin-os.com/



Pra indicar para novos amigos parece ser uma boa ! valew pela dica  ;D
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Linux com cara de Windows7
« Resposta #3 Online: 30 de Junho de 2012, 22:02 »
A distro brasileira Brlix também tem cara de windows.

http://www.brlix.com/
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

clodoaldops

  • Visitante
Re: Linux com cara de Windows7
« Resposta #4 Online: 30 de Junho de 2012, 23:18 »
BRLix é baseada no debian e é menos facil de usar do que o zorin que é derivada do ubuntu!

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Linux com cara de Windows7
« Resposta #5 Online: 01 de Julho de 2012, 00:16 »
Acho muito louvável essa iniciativa, embora pense que o foco da questão não seja exatamente esse.

O problema é que a maioria das pessoas foi adestrada no windows. Tanto, que muitos não conseguem usar o um computador diferente do seu, apenas pelo fato dos atalhos não estarem na área de trabalho. Desde o 3.11 o windows tem uma interface parecida, assim como o Gnome manteve a sua lógica.

Com o fenômeno de multiplataforma que presenciamos hoje, com celulares, smartphones, tablets e PCs convivendo numa mesma rede, as pessoas estão mais abertas às novidades (notamos isso no próprio fórum, com um crescimento da adesão e participação de iniciantes).

Nesse sentido, o quanto mais intuitiva for a interface, melhor será a adaptação. O unity do ubuntu é um reflexo direto disso, numa linha similar ao que o Mac OS X tem feito desde o Leopard, assim como o Gnome-shell.

Assim, considerando a inovação e a intuição, lançar uma distribuição Linux com interface similar ao ambiente windows não resolve o problema, pois os que estão adestrados no windows acabam percebendo algumas diferenças e não gostam, ao mesmo tempo que os que desejam uma novidade reclamam.

Em casa, no desktop, eu forcei a barra e estabeleci a migração definitiva, simplesmente formatando e instalando o sistema. Fiz isso com o Ubuntu 10.04LTS e até torci o nariz para o unity, mas acabei percebendo essa questão da intuição no momento em que minha esposa comentou que achou muito mais prático o acesso pelo unity, quando eu ainda testava pelo live-usb.

Hoje, todos em casa já se adaptaram.

No escritório, onde usavam uma versão modificada do ubuntu 6.06 com aparência de windows, estou fazendo a mesma coisa, com o ubuntu 12.04LTS e tenho percebido a mesma coisa. Lá, até quem está adestrado no windows gostou da aparência e da praticidade do unity.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Linux com cara de Windows7
« Resposta #6 Online: 01 de Julho de 2012, 00:28 »
Tornar o sistema fácil para o usuário final não significa necessariamente torná-lo "igual ao Windows".

Offline rruella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.097
    • Ver perfil
Re: Linux com cara de Windows7
« Resposta #7 Online: 01 de Julho de 2012, 07:05 »
tô com o elizeu_carvalho, rwindows é ruim_windows, e linux é linux.
é minha opinião, mesmo assim sucesso é o que desejo.
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Linux com cara de Windows7
« Resposta #8 Online: 01 de Julho de 2012, 07:53 »
Quando comecei com o Linux, em 2008 ;D a primeira coisa que fui procurar era o Manual do Ubuntu 8.04 LTS The Hardy Heron (A Garça Durona) :o para entender o basicão e se acostumar ;) , mas como não conseguia intalar o modem no PC deixei de canto  :-[ e só após alguns anos depois que instalei o Speedy da Telefônica que agora é a Vivo que continuei a usá-lo e no modo dual boot com Windows e consegui e hoje, uso o Windows no virtualBox apenas para imprimir na impressora e multifuncional SHARP AL 1645cs, pois não há disponível e ninguém fez o ppd dela para linux. :'(
« Última modificação: 01 de Julho de 2012, 08:02 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline alexandrerio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
  • Estou aqui para aprender com vocês.
    • Ver perfil
Re: Linux com cara de Windows7
« Resposta #9 Online: 01 de Julho de 2012, 09:57 »
A distro brasileira Brlix também tem cara de windows.

http://www.brlix.com/
Não sabia dessa distro, vi uns vídeos dela no youtube, o ambiente gráfico é o kde. E diga-se de passagem tem muito cara de windows.

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Linux com cara de Windows7
« Resposta #10 Online: 01 de Julho de 2012, 11:23 »
Essa é chinesa com cara de xp:
Ylmf OS
http://www.ylmf.org/en/
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

clodoaldops

  • Visitante
Re: Linux com cara de Windows7
« Resposta #11 Online: 01 de Julho de 2012, 14:11 »

Willder

  • Visitante
Re: Linux com cara de Windows7
« Resposta #12 Online: 01 de Julho de 2012, 19:00 »
Bem, eu acho que tornar um sistema igual ao outro não seja exatamente o caminho para o usuário novato se adaptar.

Quando eu começei a usar o Ubuntu (3 semanas atrás  ;D) eu me sentia desconfortável, achava ele pouco intuitivo, mas isso é besteira, questão de costume, refletindo um pouco notei que também me sentia assim quando comecei no Windows, isso há uns 4 ou 5 anos atrás.

O que deveria acontecer é tornar o sistema mais simples em coisas básicas, como por exemplo instalar programas, por exemplo:

No Windows: Procure o programa>baixe o programa>dois cliques no arquivo>Next, Next, Finish.

O programa é portable? Melhor ainda! Baixe ele, dê Dois cliques no .exe e pronto.

No Ubuntu: Na melhor das hipóteses você vai achar um PPA, vai adicionar o endereço dele nas configurações ou via Terminal, vai dar um update (que demora em conexões lentas) vai na central de programas e instalar ele, ou instala direto do Terminal.

Isso na melhor das hipóteses, claro, pois você pode encontrar apenas o código fonte, ai você tem que... ah, esqueçam, é melhor parar por aqui.

clodoaldops

  • Visitante
Re: Linux com cara de Windows7
« Resposta #13 Online: 01 de Julho de 2012, 19:13 »
Quem sabe dirigir , dirige qualquer carro, não importa marca ou modelo, se tem cambio manual ou atomatico, se tem direção hidraulica ou não.
Quem sabe, sabe!
Quem sabe usar windows tbem usa linux.
As pessoas não usam pq não sabem e pq não querem aprender.
Só isso!

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Linux com cara de Windows7
« Resposta #14 Online: 01 de Julho de 2012, 19:14 »
Quem sabe dirigir , dirige qualquer carro, não importa marca ou modelo, se tem cambio manual ou atomatico, se tem direção hidraulica ou não.
Quem sabe, sabe!
Quem sabe usar windows tbem usa linux.
As pessoas não usam pq não sabem e pq não querem aprender.
Só isso!

Sábias palavras Mestre.
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.