Não é irônico, exemplo: http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=wine_win7_2010&num=3
Mostra que dependendo da configuração e jogo, o wine consegue ficar na frente.
Eu notei de fato mais velocidade em algumas coisas, mas o que eu quis dizer não é exatamente isso, vou explicar em um exemplo:
Tinha um jogo original que a mídia de instalação se quebrou, então não vi problemas em baixar um "piratão". Baixei uma versão RIP por ser menor e afinal eu apenas queria ter ele, já havia jogado muito o original. Esse jogo RIP tem mais de 11 mil arquivos em 7GB, e eles tem de serem decodificados por um arquivo .bat para poderem serem abertos pelo jogo.
O processo no Ubuntu com o Wine é muito mais rápido! Mas como?
Tirei a conclusão que achei lógica: o sistema é mais rápido que o Windows, o
ext4 é mais rápido que o
ntfs, e o processo torna-se mais rápido. Em compensação, o jogo roda com muitos bugs! Já em outro jogo original, o gráfico fica estranho e em outras partes com água, a imagem toda fica tremendo como o efeito da água, mas o efeito deveria estar apenas... na água.
Ou seja, no primeiro caso temos algo sendo executado mais rápido que no Windows, nos dois outros temos a mesma velocidade em que os jogos rodam no Windows, mas nenhum de fato roda “melhor”.
E cada vez mais novos, mais complexos os jogos ficam e mais bugs aparecem caso sejam rodados via o Wine.
Ou seja, temos jogos rodando mais rápidos, mas não exatamente “melhor”. Se o OpenGL é mais rápido que o DirectX, se o sistema de arquivos é mais rápido, se o sistema em geral é mais rápido, temos tarefas que podem rodar mais rápido, mas na hora do “vamos ver” nos jogos, pelo menos para mim, foi bem pior.
Claro, sou um usuário comum, não sou iniciante mas também não sou avançado, por isso posso estar falando besteira ou não ter conseguido testar corretamente, mas pelo que eu aprendi e pude fazer, foi esse o resultado.
Podem haver casos em que roda igual, mas o desempenho é imprevisível.