Antes de alterar a memória de vídeo na Bios, com o drive nouveau, não conseguia utilizar softwares como Draftsight, OpenShot e ver vídeos em HD.... mas agora está tudo funcionando.
Estou com bom desempenho nas 4 distros no meu note, Ubuntu 16.04 e 16.10, Elementary OS e Debian.
Essa informação é muito interessante, não havia me ocorrido isso, esse chipset é integrado na motherboard e de fato a configuração da memória de vídeo está no setup.
Muito bom, aproveitaremos para futuros usuários com idêntico problema. :-)
Mas voltando à questão de também ativar a sua nvidia, como disse, inicialmente experimente o que já se fez, fazendo novamente, e veja se essa alteração impacta algo também no driver nvidia.
Se ainda assim não funcionar, antes de partir para experimentar o driver binário, aconselho tentar antes um outro caminho com algums manobras que eventualmente poderiam resolver o problema, que é basicamente verificar autorizações dos arquivos relacionados ao login e o próprio logon (detalho depois, se tiver interesse em fazer).
A instalação do driver binário baixado direto da nvidia é tranquilo, sem problemas, e muitas vezes por si só resolve a questão, porém tem um inconveniente que é o fato de ser compilado diretamente no kernel no momento existente.
Isso significa que a cada mudança de release de kernel precisa recompilar, nada difícil, é fácil fazer, mas com o tempo começa a ficar meio maçante ficar fazendo isso, ainda mais no Ubuntu, que é uma distribuição muito dinâmica e na qual os releases de kernel ocorrem com muita frequência.
De toda forma, isso é uma questão de escolha, tenho uma máquina aqui que lá pelas tantas também dava problemas com o driver nvidia semelhantes a esse que você relata. Consegui acertar um binário direto da nvidia, então travei o kernel (spin) para não atualizar mais e rodou assim por muito tempo sem mais nenhum problema.