Oi Piras, a quanto tempo? Tudo bom com você?
Eu até virei professor de História. kkkk
Bons tempos sim aqui no fórum.
É como acabei de ler em um post do agente100gelo, o ubuntu ficou sem novidades. Eu particularmente gostei. não era fácil configurar muita coisa na mão...
O tema é polêmico. Acho que por hora vão ser muitas especulações.
Achei este link com alguns comentários do Mark Shuttleworth:
https://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=Shuttleworth-More-G-CommentsE usei o google tradutor:
"......
Um de seus primeiros comentários de ontem foi deixar claro que o Ubuntu estará indo para um desktop "all-GNOME":
Vamos investir no Ubuntu GNOME com a intenção de entregar um fantástico desktop GNOME. Estamos ajudando a equipe GNOME do Ubuntu, não criando algo diferente ou competitivo com esse esforço. Embora eu esteja apaixonada pelas idéias de design da Unity e espero que o GNOME possa estar mais aberto a elas agora, acho que devemos respeitar a liderança do projeto GNOME ao entregar o GNOME da maneira que o GNOME quer que seja entregue.
......
Mas Mark espera que os desenvolvedores do GNOME possam considerar algumas idéias da Unity:
Triste dias de fato. Mas o código é efêmero, e as idéias são para sempre, então vamos ver onde essas idéias se arraigam. Tenho certeza de que o Ubuntu GNOME será algo que a comunidade GNOME se orgulha, e talvez eles estarão abertos para abraçar algumas idéias da Unity também.
Mas não espere que o GNOME (ou o KDE) recupere os objetivos da "convergência" da Unidade 8. Mark diz que tanto o GNOME como o KDE derrubaram a convergência.
Eu, pessoalmente, tentei fazer com que o movimento de convergência acontecesse no GNOME e no KDE. Em ambos os casos, as idéias foram rotundamente rejeitadas. Nós contratamos designers inicialmente, mas o feedback do GNOME (bem, a Red Hat realmente;)) foi "quem você acha que você deve aparecer e nos dizer o que o GNOME deve ser semelhante quando você não está trazendo código". E isso é justo o suficiente realmente, é o seu desktop. Embora eu diria, o código foi rejeitado muito agressivamente também;)
No caso do KDE, era mais sobre a personalidade do líder na época, que eu acho que me senti ameaçado e inseguro.
Para aqueles que amam Unity 7 e não querem trocar de distância, ele provavelmente será encontrado no repositório de pacotes "universo" para Ubuntu 18.04 LTS. Mas nenhuma palavra ainda de qualquer sabor Unity oficial para Ubuntu 18,04 LTS.
Unity7 pacotes continuarão a ser transportados no arquivo, eu sei que existem algumas pessoas que se preocupam o suficiente sobre ele para mantê-lo atualizado. Espero que seja no universo de 18,04 LTS.
...."
Me lembrei dos acordos da Canonical com empresas como a Steam de jogos e que o Unity tinha boa importância para eles. A Dell vendendo computadores com o Ubuntu embarcado... Já foi falado aqui neste tópico que a interface Unity representava uma identidade ao Ubuntu.
Achei legal, você ter esperanças na turma do Ubuntu fazer uma adaptação do Gnome Shell para algo mais objetivo de usar. Assim eu espero.
Até porque o tempo hoje é bem outro, nem o Windows reina mais como o SO mais usado. O cloud computing está ai, inclusive o Ubuntu tem boa fatia no mercado de servidores...
Infelizmente, o Gnome atual é um interface que requer bons equipamentos. Na funcionalidade, eu acho péssima. E em relação a aplicativos tem muita coisa ainda bugada, pelo que vejo no Ubuntu 16.04 LTS ou pode ser incompatibilidade com o Unity.
Usei, satisfatoriamente, o Lubuntu 14.04LTS em um notebook com ram de 1gb por 2 anos. Recetemente, aumentei a ram dele para 2gb e instalei o Xubuntu 16.04LTS. Aliás o XFCE é a interface que eu mais gosto.
No desktop sempre Ubuntu, mas já estava pensando em usar o Ubuntu Mate na próxima LTS pelo peso não só do Unity, como dos atuais browser e páginas de Internet.
Enfim, resta esperar. Do Ubuntu só troco de versão. Porque no geral é quase tudo a mesma coisa, sem falar o suporte da Canonical, que felizmente está indo bem no mercado de servidores para garantir aos usuários dos ambientes Ubuntu e derivados atualizações mais confiáveis.
Abraço