Não é exatamente simples encontrar como e onde ganhar muito dinheiro em TI (e obviamente em nenhuma outro ramo de negócios), uma grande oportunidade passou na frente de todos, era fácil de fazer, muito fácil, estava pronto, era só pegar, que era o fornecimento de serviços padronizados e confiáveis "nas nuvens" (in cloud), um prato cheio para o Linux (e para a Canonical ou RedHat, no caso), porém nesse caso quem viu e apostou pesado no filão foi a Microsoft, com o seu Azure, ganhou nada menos que 8 bilhões de dólares com isso no ano passado e é líder de mercado nesse segmento.
Pelo que vejo lá no anúncio que você postou, a Canonical definitivamente se deu conta que também não dá no mercado de celulares, que já está tomado pela concorrência, então vai apostar no segmento IoT (Internet of Things=Internet das Coisas). São decisões estratégicas de negócios, é assim mesmo. O fato é que de algum modo precisa encontrar algo que de imediato equilibre as contas e em seguida passe a realmente dar lucro que compense o investimento.
Quanto ao Unity 7, pessoalmente acho uma excelente e criativa iniciativa, uso com grande facilidade e gosto muito da interface, mas isso - gostar ou não gostar -, como sempre, é apenas gosto pessoal, não tem relevância quando visto pela ótica do business.