Bom, aí vão algumas sujestões (ratificando as anteriores):
-Primordialmente, facilitar a instalação adequada de dois Hardwares essenciais a grande parte dos usuários: as famigeradas placas 3D e modems...
Para instalar modem, então... Meu Deus, é uma tortura. Uso internet a cabo, mas na época do modem... Só eu sei o que eu sofria... E, ao que me conste, o velho processo manual continua. Alguns scripts automatizadores das partes mais chatas poderiam ser criados... Meta-pacotes ou qualquer coisa parecida.
Quanto as placas 3D, bom, é tudo o que já disseram... Editar o xorg.conf na mão, para um usuário final, é quase a morte.
-Facilitar a instalação e reconhecimento de webcams... Algumas parecem simples, mas, a minha, até hoje não funciona. (Claro que isso independe da distribuição, mas facilitar o suporte às já existentes é um bom começo).
-Inserir um eficiente manual no sistema... Pode parecer uma sugestão idiota, mas, convenhamos, que a documentação disponível como padrão é complexa e pouco eficiente. Um sistema de tutoriais, para as principais tarefas do dia, ou até uma integração maior com vídeos on-line, no próprio site do Ubuntu, ensinando a fazer as coisas mais simples e dicas de migração poderiam auxiliar, e muito, aos newbies.
-Utilitários ADSL deveriam ser aprimorados... Talvez, um configurador gui seria uma boa pedida.
-Aprimorar o Gnome para possibilitar a "transparência de janelas", que é um item "eye candy", o qual já critiquei em outro post, mas que asseguro que passa uma sensação de modernidade sem pesar demais nos recursos da máquina. O XFCE, por exemplo, em sua edição 4.4, já trás o recurso de "transparência", sem precisar de Beryl, de Compiz, e, ainda por cima, preserva a estabilidade e a velocidade da máquina.
-Uma boa ferramenta para construção e edição de temas. Muitas vezes, queremos editar alguns atributos de visualização simples, sem precisar de temas prontos.
-Buscar uma maior velocidade de carregamento do OpenOffice.org no Ubuntu. Sei que é uma questão do próprio OpenOffice.org, mas acredito que com alguns ajustes e colaboração entre as duas equipes, seja possível construir uma boa integração entre a suite e o sistema, aumentando a performance, estabilidade e, principalmente, velocidade.
-Player de áudio com catálogo decente como padrão... Para o KDE temos o Amarok (que, me desculpem os Gnome fanatics, mas é o melhor player/catálogo de música existente para Linux, hoje... É o único que busca e cataloga TODAS as minhas músicas, em quaisquer lugares da minha /home que estejam, sem travar e apresentar problemas. Fora os recursos de letras, integração com Ipod, busca no Amazon... Não me venham com Exile ou Quod Libet, os quais já testei, e são instáveis, fracos, não catalogam todas as músicas e não tem a praticidade do Amarok). Quem sabe se aprimorassem o Exile ou o Quod Libet, ou mesmo uma solução Gnome Team para o sistema... Sinto falta disso.
-Player de vídeo decente como padrão... Há várias opções para instalação nos pacotes, mas, a opção padrão, que é testada pelos usuários temerosos no Live CD é um fiasco... Ruim, com poucos recursos, e pouco prático.
Do mesmo modo, a vinda de sites como YouTube e afins é definitiva, e o apelo dos usuários para um editor de vídeo é inexorável... Está na hora do Ubuntu estar preparado para isso e, apresentar, logo de cara, um editor de vídeos de respeito é uma boa forma de impressionar (assim como o exemplo do Amarok, não me venham com o Avidemux, que é péssimo... Serve apenas para manipular alguns atributos dos vídeos, mas não é um bom editor. Testei, outro dia, o Diva, que está em seus primeiros passos, mas que com uma boa ajuda da equipe Ubuntu, e, quem sabe, do Gnome e do Debian, poderia se tornar um potencial gigante da edição... O Gimp um dia já começou assim...
-Nautilus com abas... Isso faz falta. Ter que abrir o Nautilus em várias janelas, principalmente para copiar/mover arquivos é um sacrifício. Muitas vezes, a linha de comando mostra-se muito mais eficiente do que o Nautilus... Um gerenciador com abas, que possibilitasse o "drag 'n drop" entre elas, seria excelente...
-Como o painel de controle e o meta-pacote para os codecs já serão implementados, a sugestão é nula.
-Incluir o "Desfazer exclusão" da Lixeira... Já foi reivindicação de outros usuários, e, realmente, é algo que faz falta... Quando a lixeira está lotada, não nos recordamos mais onde cada arquivo estava... E, aí, dificulta a boa organização.
-Melhor suporte à impressoras (principalmente Epson). Os drivers são ineficientes, não incluem opções como "trocar cartucho", "medidor de tinta" ou "limpar cabeças"... Claro que é uma questão de drivers proprietários contra OSS... Mas, vale a tentativa de negociar uma melhor integração...
Bom, fico por aqui nas primeiras sugestões... Breve, outras surgirão...
Abraços,
Lauro.