Autor Tópico: é impressão minha ou este gusty está cheio de bugs?  (Lida 95244 vezes)

Piras

  • Visitante
Re: é impressão minha ou este gusty está cheio de bugs?
« Resposta #120 Online: 31 de Outubro de 2007, 02:02 »
Posso afirmar, com uma enquete feita em meu blog, que 70% das pessoas que instalaram o 7.10 estão "Muito Contentes".
O Gutsy pode ter vindo com bugs, mas afirmo, que com os updates ele foi ficando redondo.
Não tenho do que reclamar mais.

Agora uma coisa eu reparo. Os que reclamam hoje da nova versão, não fizeram um teste antes?
Não leram os reviews de outros testadores pela net? Já foram instalando a nova versão assim?

Ingenuidade demais, ao meu ver.

Deveriam era ter baixado as versões beta e indo reportando os bugs. Isso ajuda, por mais que pareça que não.

Enfim, esse é o preço do sucesso. :)


É ingenuidade acreditar no que dizem os desenvolvedores do sistema que usamos e no qual confiamos? Se eles dizem que esta é uma versão estável, eu me sinto autorizado a acreditar que esta é de fato uma versão estável!

Não vejo relação entre instalar uma versão que dizem ser estável e ter instalado antes as versões de teste. Aliás, os próprios desenvolvedores sabem muito bem que instalar uma versão instável e reportar os defeitos encontrados não é coisa para qualquer pessoa. Só usuários experientes deveriam fazê-lo. E, como todos sabemos, o Ubuntu é uma "distribuição para seres humanos", vale dizer: para todo tipo de usuário, inclusive aquele que só quer ter um sistema funcional, ou seja, a maioria.

Eu testei a última versão beta e o candidato a release e fiquei absolutamente surpreso com o fato inédito de que defeitos percebidos e reportados no beta estavam ainda presentes na versão estável, como aquele loop infinito na entrada do ambiente gráfico, do qual vários usuários reclamavam, especialmente aqueles que usavam placas de vídeo ATI. Este foi um caso no qual a comunidade colaborou e, no entanto, foi solenemente ignorada. Pode ser que não se tratasse exatamente de indiferença, mas do fracasso em resolver o problema. Nesta última hipótese, creio que deveriam ter adiado um pouco a data de lançamento da versão estável, como fez a Mandriva, antes de lançá-la com defeitos graves pendentes. É um erro imperdoável? Não, claro que não.

Mas por outro lado, não se pode acusar a parcela da comunidade que está insatisfeita ou decepcionada de ingenuidade ou omissão. Se há uma comunidade que colabora no desenvolvimento e difusão da sua distro, esta é a comunidade Ubuntu. Aliás, duvido que exista outra comunidade no qual tantas pessoas testem as versões instáveis. Basta verificar neste fórum a quantidade de pessoas que tentou ou conseguiu instalar as versões de teste do Gutsy.
« Última modificação: 31 de Outubro de 2007, 02:05 por Piras »

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: é impressão minha ou este gusty está cheio de bugs?
« Resposta #121 Online: 31 de Outubro de 2007, 08:39 »
Eu tive um bug meio doido aqui. E aconteceu outras vezes. Do nada, aparece um ícone de uma tomada do lado do relógio. Acho que é daquele aplicativo pra gerenciar energia em notebook quando está ligado na tomada ou em bateria. Estranhei porque eu uso aqui em um micro. Logo após foi exibida uma mensagem de que não foi possível detectar a fonte de energia. Eu hein? Ignorei. Depois disso, quando fui desligar o PC, notei que as opções de hibernar e suspender desapareceram! E todas às vezes que ocorreu esse aviso da tomada, as opções desapareceram...

Outro bug que aconteceu aqui ontem. Com o Compiz Fusion, coloquei a janela do Pidgin do lado esquerdo, junto a borda da tela. Depois maximizei a janela do Pidgin. Quando "unmaximizei" a janela, ela ficou completamente louca "andando" sozinha na tela e vibrando as bordas.

Alguém aí teve isso? Podem repetir o teste aí pra reproduzir o problema? Se rolar, vamos relatar lá.

Passos:
1 - Abra o Pidgin;
2 - Posicione a janela do lado esquerdo da tela, sem que o topo e a base da janela do Pidgin encoste nas barras do Gnome;
3 - Maximize a janela do Pidgin;
4 - "Unmaximeze" a janela do Pidgin
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: é impressão minha ou este gusty está cheio de bugs?
« Resposta #122 Online: 31 de Outubro de 2007, 08:59 »
Dei um print aqui na tela como fica com ela "dançando" no meu monitor:



Ah, e percebi que aqui isso ocorre não só com o Pidgin, mas com qualquer aplicativo que eu fizer esses procedimentos. O Firefox deu a mesma coisa.

Pergunta, tem como substituir o Compiz Fusion pelo Compiz comum?
« Última modificação: 31 de Outubro de 2007, 09:01 por JeffersonX »
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline Floyd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 106
    • Ver perfil
Re: é impressão minha ou este gusty está cheio de bugs?
« Resposta #123 Online: 31 de Outubro de 2007, 09:07 »
Eu estou com um bug aqui no Gutsy que está me irritando demais.

Quando clico naquele botão vermelho, lá em cima à direita ao lado do relógio, pra desligar o sistema o Gnome trava.
Nada funciona, fica tudo congelado e eu preciso pressioanr CTRL+ALT+BACKSPACE pra reiniciar o X e, aí sim, na tela de login, mandar desligar o sistema.
Pensei que fosse alguma coisa relacionada ao Compiz mas não é. Desabilitei todos os enfeites gráficos possíveis e o problema persiste.

Minha configuração:

Ubuntu 7.10 (Final)
AMD Athlon XP 2000+ (~1,67 GHz)
GeForce FX5200 128 MB
768 MB de RAM

Alguém está passando por isso também?
Sentir-se bem é o que basta.

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: é impressão minha ou este gusty está cheio de bugs?
« Resposta #124 Online: 31 de Outubro de 2007, 10:26 »
Blz... então ninguém aqui é ingênuo.  ;D
Não vou advogar para nenhum lado, somente o meu!  ;D ;D E o mais engraçado, é que depois de instalar do zero o 7.10 e acertar o drive da placa de vídeo não tive tantos erros como os dos colegas.
Vai ver porque não abuso do Compiz, sei lá...

Enfim, ainda acho o Ubuntu o meu "linux". Podem ter feito cáca, mas eles se recuperam no meio do segundo tempo do jogo!

Abs!

isdiru

  • Visitante
Re: é impressão minha ou este gusty está cheio de bugs?
« Resposta #125 Online: 31 de Outubro de 2007, 11:21 »
Eu tive um bug meio doido aqui. E aconteceu outras vezes. Do nada, aparece um ícone de uma tomada do lado do relógio. Acho que é daquele aplicativo pra gerenciar energia em notebook quando está ligado na tomada ou em bateria. Estranhei porque eu uso aqui em um micro. Logo após foi exibida uma mensagem de que não foi possível detectar a fonte de energia. Eu hein? Ignorei. Depois disso, quando fui desligar o PC, notei que as opções de hibernar e suspender desapareceram! E todas às vezes que ocorreu esse aviso da tomada, as opções desapareceram...

Outro bug que aconteceu aqui ontem. Com o Compiz Fusion, coloquei a janela do Pidgin do lado esquerdo, junto a borda da tela. Depois maximizei a janela do Pidgin. Quando "unmaximizei" a janela, ela ficou completamente louca "andando" sozinha na tela e vibrando as bordas.

Alguém aí teve isso? Podem repetir o teste aí pra reproduzir o problema? Se rolar, vamos relatar lá.

Passos:
1 - Abra o Pidgin;
2 - Posicione a janela do lado esquerdo da tela, sem que o topo e a base da janela do Pidgin encoste nas barras do Gnome;
3 - Maximize a janela do Pidgin;
4 - "Unmaximeze" a janela do Pidgin

Boas,fiz o teste aqui,nenhum problema.

"Unmaximeze"(Se a janela foi maximizada, será retornada à seu tamanho e posição originais.)
« Última modificação: 31 de Outubro de 2007, 11:27 por isdiru »

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: é impressão minha ou este gusty está cheio de bugs?
« Resposta #126 Online: 31 de Outubro de 2007, 11:30 »
Eu também fiz o teste e não ocorreu nenhum problema. Vale dizer que minha placa de vídeo é uma nvidia gforce2 mx 400 64mb ram.



Uma sugestão:




Pessoal, não usem esse tópico pra tirar dúvidas. Seria mais apropriado se vocês abrissem um novo tópico na seção correspondente, facilitando para outros usuários com dúvidas semelhantes.





isdiru

  • Visitante
Re: é impressão minha ou este gusty está cheio de bugs?
« Resposta #127 Online: 31 de Outubro de 2007, 11:47 »
Boas,estou testando alguns bugs relatados aqui,não tive nenhum problema,acho que meu ubuntu 7.10 faz milagres.

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: é impressão minha ou este gusty está cheio de bugs?
« Resposta #128 Online: 01 de Novembro de 2007, 18:06 »
Mais um bug... Mandei esvaziar a lixeira do Gnome e vi que ele não sabe contar...
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: é impressão minha ou este gusty está cheio de bugs?
« Resposta #129 Online: 02 de Novembro de 2007, 11:25 »
Pessoal, pra simular o bug que falei restaurar as janelas, o plugin janelas instáveis deve estar habilitado.

E mais um bug que descobri. Vamos supor que você está com o Gusty e sem aproveitar o perfil de usuário de outras versões antigas do Ubuntu. Ou seja, uma instalação totalmente limpa com usuários e home folders totalmente novos. Vamos supor que você usa um cartão SD pra sincronizar com o amarok. Para fazer isso, deve utilizar o plugin do amarok para dispositivo genérico. Até aí tudo bem. Nesse plugin ele sincroniza inicialmente apenas arquivos mp3. Caso você queira sincronizar arquivos OGG, você deve configurar o plugin adicionando no amarok o formato OGG. OK. Percebi que colocando este formato, ao invés de aparecer OGG aparece &OGG. Estranhei isso. Mandei aplicar e dei OK. Tentei transferir arquivos OGG para o cartão, mas deu erro. Verifiquei a configuração do plugin e tinha apenas mp3. Tentei vários vezes colocar o OGG, mas coloca apenas &OGG e mesmo mandando aplicar, só aceita MP3.

OK... Fiz um teste criando um usuário novo no Ubuntu e fiz o teste novamente. Mesma coisa... Então copiei o backup que eu tinha do meu perfil do KDE no Ubuntu Feisty. Funcinou!! Ou seja, o perfil padrão do Gusty contem algum arquivo que provoca esse erro.

Mais um bug do Gusty que encontrei...
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: é impressão minha ou este gusty está cheio de bugs?
« Resposta #130 Online: 02 de Novembro de 2007, 13:50 »
O que vem por aí no Ubuntu Hardy Heron 8.04
    “Mal saiu a nova versão do Ubuntu e o trabalho já está a mil com novas idéias, sugestões e projetos para a nova versão. Instalação via Internet com um único clique do mouse, melhorias na integração com repositórios de terceiros, colaboração com os desenvolvedores do Automatix, Slickboot, instalação em filesystem existente sem sobrescrever o /home, e mais. Veja mais no fsckin.”
 
Que legal vou testar...de Gutsy para Hardy Heron.
Comigo não tive problemas com bugs, deve ser porque sempre faço instalação limpa do zero.
« Última modificação: 02 de Novembro de 2007, 13:53 por ucastrobr »
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: é impressão minha ou este gusty está cheio de bugs?
« Resposta #131 Online: 02 de Novembro de 2007, 14:13 »
Li aqui as novidades. Muita coisa está sendo planejada. E é um lançamento muito aguardado por ser a próxima LTS.
Tomara que tenham mais atenção com estabilidade...
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: é impressão minha ou este gusty está cheio de bugs?
« Resposta #132 Online: 02 de Novembro de 2007, 20:47 »
Li aqui as novidades. Muita coisa está sendo planejada. E é um lançamento muito aguardado por ser a próxima LTS.
Tomara que tenham mais atenção com estabilidade...

Em ambiente empresarial, isso é muito importante. Vou dar um exemplo: tenho 67 pcs com Ubuntu. Neles deixo sempre o Dapper LTS, mas no pc em que trabalho mantenho o mais atual, no caso o Gutsy agora, após um tempinho de lançamento. Cogitei mesmo a não migrar, pois costumo ser cauteloso. Se vc está em casa, ou no teu Notebook, tranquilo, coloque o que quiser. Já na empresa é altamente recomendado manter versões LTS para que as máquinas não apresentem bugs indesejados, que comprometam o desempenho do ambiente de trabalho.

Vou mais longe ainda: em casa uso Fedora, pois eu uso tanto o Ubuntu que eu me canso dele  :D


E acho que semana que vem sai o Fedora 8. Estou interessado em testá-lo.


hehehe não aguento de ansiedade pra colocar a mão no bichinho rsrsrsrs Em casa não procuro estabilidade, quero andar "na crista da onda"  :D  :D  :D

Só um detalhe: com o Edgy, duas versões anteriores, aconteceu esse mesmo falatório aqui no forum, alguem se lembra?  ;)

abraços a todos
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline nuno_nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 328
  • Linux Ubuntu 12.04 / Windows 7 Ultimate
    • Ver perfil
    • Nuno Nunes Blog
Re: é impressão minha ou este gusty está cheio de bugs?
« Resposta #133 Online: 02 de Novembro de 2007, 22:00 »
Também notei um bug nas partições do Windows XP que estão em NTFS apos a eu reiniciar o sistema a partir do botão do reset apos a um pequeno bloqueio do sistema as partições que estavam em NTFS desapareceram...

Como é que eu faço...

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: é impressão minha ou este gusty está cheio de bugs?
« Resposta #134 Online: 03 de Novembro de 2007, 11:13 »
Li aqui as novidades. Muita coisa está sendo planejada. E é um lançamento muito aguardado por ser a próxima LTS.
Tomara que tenham mais atenção com estabilidade...

Em ambiente empresarial, isso é muito importante. Vou dar um exemplo: tenho 67 pcs com Ubuntu. Neles deixo sempre o Dapper LTS, mas no pc em que trabalho mantenho o mais atual, no caso o Gutsy agora, após um tempinho de lançamento. Cogitei mesmo a não migrar, pois costumo ser cauteloso. Se vc está em casa, ou no teu Notebook, tranquilo, coloque o que quiser. Já na empresa é altamente recomendado manter versões LTS para que as máquinas não apresentem bugs indesejados, que comprometam o desempenho do ambiente de trabalho.

Vou mais longe ainda: em casa uso Fedora, pois eu uso tanto o Ubuntu que eu me canso dele  :D


E acho que semana que vem sai o Fedora 8. Estou interessado em testá-lo.


hehehe não aguento de ansiedade pra colocar a mão no bichinho rsrsrsrs Em casa não procuro estabilidade, quero andar "na crista da onda"  :D  :D  :D

Só um detalhe: com o Edgy, duas versões anteriores, aconteceu esse mesmo falatório aqui no forum, alguem se lembra?  ;)

abraços a todos

hahaha
Eunir, oh se lembro do falatório do Edgy... Eu passei raiva demais com ele. Dava pau pra caramba. Principalmente a detecção de câmera digital que simplesmente não funcionava com câmeras da Kodak. Dava erro de acesso negado na USB. Aí tinha que editar um arquivo e colocar um monte de coisa, como idvendor, idproduct e outras coisas. Era bug pra caramba!! E muita gente xingou.

Agora acontece isso denovo com o 7.10... Por isso que fico falando que isso pode queimar o filme do Ubuntu. Não é porque quero detonar a distribuição aqui. Pra mim é o melhor Linux que tem. Mas essas coisas que acontecem queimam o filme.

Ontem, pricipalmente pelo bug do amarok que falei aqui, voltei pro Feisty. Aquilo pra mim foi a gota d'água. Tive vários bugs com o Compiz Fusion ativado, pricipalmente pra ver DVD e vídeos onde tinha um atraso na imagem e aparecendo uma linha no meio (problema que tive com o Beryl a um bom tempo atrás...), janelas vibrando e com compartamentos estranhos quando habilitei o plugin janelas instáveis (inclusive postei figuras e um vídeo do Youtube com o Bug), letras que ficaram gigantescas do nada no GDM e agora o amarok que não deixa adicionar o formado OGG na sincronização do meu cartão de memória mesmo adicionando a opção OGG no driver do cartão no amarok... Eu todo feliz com o som do meu carro, um H-Buster, que descobri que lê arquivos OGG numa boa e me acontece uma dessa...

Vou aguardar o 8.04 e aí sim faço a atualização. Enquanto isso, continuo com o 7.04... Apesar de gostar muito de novidades, gosto muito de estabilidade. E pro meu perfil os bugs do Gusty me atrapalharam muito...

Nuno_nunes, isso aconteceu por causa do desligamento incorreto. Entra no XP que ele faz a correção sozinho e quando voltar pro Ubuntu ele vai mostrar novamente. Já aconteceu isso comigo e esse procedimento deu certo.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com