Sinceramente acho as criticas ao Fedora sem fundamento.
Desculpa amigo hqxriven, mas estás completamente equivocado.
O Fedora, ao contrário do Ubuntu, tem a filosofia de apenas utilizar software livre.
A questão em debate em relação ao Fedora 9 não é a utilização de software livre porém
o impedimento de usar softwares proprietários (nesse caso o driver da nvidia).
E é isso o que está acontecendo com o Fedora 9, os usuários estão tentando compilar o driver nvidia e simplesmente não está funcionando pq o Xorg novo não está deixando.
Portanto não importa se a nvidia tem os drivers ou não, eles não vão se preocupar com isso, já que os drivers nvidia são proprietarios.
Não tinha qualquer lógica simplesmente mudar a filosofia deles por isso.
Será que quem usa Fedora 9 não tem direito de jogar... de simplesmente usar o 3D da placa... que pagou um grana para adquirir... só podendo usar o nv ou o vesa cujo desempenho é baixo...
O usuário quer saber é se vai funcionar ou não...
Será que não é lógico que uma distribuição se preocupe em fazer o melhor para seus usuários?? Assim como o Debian, Sidux, Open Suse e outras distros que utilizam software livre??
O objeto da questão não é a mudança da filosofia, mas o respeito ao usuário.
Afinal, há mudança da filosofia em se preocupar com o usuário não colocando versões mais novas de determinados aplicativos??
Imagina falar para um cara que gastou uma boa grana numa placa de vídeo que agora ele tem que se contentar em usar só o 2D por causa da filosofia da distro de não se importar com ele que usa driver proprietário...
Sabendo que isso poderia ter sido evitado simplesmente não atualizando o Xorg!!http://linux-fedora.org/wiki/index.php?title=FAQ_do_Fedora_9#Como_fa.C3.A7o_funcionar_a_minha_placa_nVidia_no_Fedora_9.3FE agora para funcionar tem que fazer downgrade para o Xorg do Fedora 8, não seria melhor se ao invés disso NÃO tivessem feito essa atualização de Xorg??
Já pensou se isso virar moda?? A moda do downgrade... (eu conheço dois usuários aqui do fórum que fizeram downgrade de kernel do Gutsy para o Feisty e outro do Hardy para o Gutsy)
"Seu wireless funcionava e não funciona na nova versão faz downgrade, seu som... faz downgrade, seu modem faz downgrade... ia ser chato...
Respeito a sua opinião mas para mim isso é um retrocesso por parte da equipe do Fedora... principalmente algo tão importante quanto o Xorg.
E depois o Fedora não é nem nunca será um LTS.
Querem estabilidade? Usem um RHEL ou um centOS.
Concordo que o Fedora não é tão estável (tem vezes que ela dá cada quebra de pacotes) já aconteceu de um dia para o outro não dar mais boot...
Mas hoje está um pouco melhor... na net vc vê vários relatos de usuários que migraram do Gutsy (na época cheio de problemas) para o Fedora 8.
O CentOs e o RHEL ainda estão um pouco longe do usuário desktop... (pelo menos na minha opinião)
E não dizem no FAQ do Fedora 9 que ele é estável?? (To zuando...
)
http://linux-fedora.org/wiki/index.php?title=FAQ_do_Fedora_9#Por_que_Fedora.3F"Fedora é uma das mais populares e
estáveis distribuições Linux que existem atualmente. Ele era, no começo, um fork para a comunidade, liberado e mantido pela gigante Red Hat que, na época, estava fechando seu sistema e concentrando-se no mercado corporativo. Isso significa que, desde o princípio, o Fedora já contava com o que há de mais moderno em tecnologia de software, assim como também contava com uma das mais competentes e dedicadas equipes em seu desenvolvimento. Se o que você procura é uma distribuição com poderes de ser um
servirdor estável, mas com as facilidades das ferramentas de configuração gráficas, ou se, simplesmente, deseja um desktop mais robusto, o Fedora será a sua melhor escolha."
OFF: Quando falo em LTS estou falando Hardy...
Hqx (com insônia, compilando o segundo kernel hoje)