Bem,
Sou novo no ubuntu (novo de novo, pq já usei outras distros antigas e agora to de volta no 9.10) e por isso é até meio feio reclamar, mas acho que o objetivo desse tópico é a melhora do sistema, então lá vai:
O que me irrita no Ubuntu é:
Muito embora o sistema seja muito fácil de se instalar e usar, quando dá qualquer problema, é muito difícil resolver.
Vou exemplificar com as minhas experiências:
Eu fui usar a internet pelo celular. Muito fácil, tudo funcionou. Fui usar pelo modem 3G. Não funcionou. Abri um tópico no fórum, mas o problema era mesmo complicado. Quem quiser ver, é meu único tópico por enquanto. Eu acabei encontrando uma solução (não a ideal), mas sinceramente foi uma coisa complicada e isso não é legal porque o Ubuntu é um S.O e não pode exigir que os usuários tenham muito conhecimento de informática pra resolver uma coisa simples como conectar na internet...
Eu tô agora tentando assistir o Lost no Terra TV... Ainda não consegui. Já vi um monte de soluções diferentes, instalei um monte de pacote e não consigo assistir certos vídeos.. Eu sei a solução do windows: Instalar o Mozilla Windows Media Player Plugin. Só isso. Mas não tem algo do gênero no Ubuntu, um pacote que resolva todos os problemas para assistir vídeo na internet, embora seja um problema comum, não só pro Terra TV (que é brasileiro) mas para outros sites também (eu vi algo do tipo CNN que dava o mesmo problema).
Outros vídeos tocam, mas apresentam muito defeito na imagem, parecendo um problema de driver de placa. Não vi ainda no Ubuntu uma interface como o "Gerenciador de Hardware" do Windows, que permite ver e trocar todos os drivers do computador. Talvez exista, mas não encontrei.. Seria legal se algo assim já viesse no menu Sistema.
Fora isso (complexidade para resolver problemas), eu tô adorando o Ubuntu, principalmente o tempo de boot.
Meu vagaron aqui tá dando de 10 a zero no P4HT do trampo pra dar o boot.. e com 256 MB só!! Quando eu botar a plaquinha de 1 GB eu quero ver!!
Agora que dei minha opinião..
Batam de leve, por favor, hehehe