bom...
O título do tópico, éra: "o que te irrita no ubuntu?"
bom2....
não sei bem se é no ubuntu, mas ele também se inclui nessa descrição que vou fazer...
tenho vários escritórios informatizados com Software livre... onde hoje em dia o SO escolhido é ubuntu.
Agora olha só:
1) qdo é um funcionário "crú" na estória... ou seja não manja nada de informática... damos o curso.. o fulano decola.. não enche em nadinha..
2) Agora, qdo o funcionário já é usuário... tem computador etc... ele sempre reclama.. e sempre da mesma coisa "o botao XXX do Word" ficava em outro lugar", "pra imprimir éra diferente em XXX nome....", "o ambiente de rede tem outras opções".. e por ae a fora..
as veses tenho que ir até a empresa de algum cliente para resolver coisas bobas como montar um CD..
e o cara tava procurando a letra de unidade...... d:/.......
nos finalmentes eu esclareço para o funcionário que.... se o Windows troca a versão, tudo troca de lugar também... que é preciso se acostumar do mesmo jeito....
e que é uma situação muito parecida.
e essa "migração" ou seria a aceitação do funcionário.... é dolorosa. não tem como negar.
por mais que se diga.... "o povo é preguiçoso, não quer aprender, então que fique com windows" respondo que:
Eu mesmo... fico irritado quando quero uma função... e ela trocou de lugar... ou porque mudou a versão, ou pq é o programa do "concorrente", e tenho que ficar lembrando onde esconderam....
concluindo:eu acho... na minha pequenina opinião..... que se todos os programas "normalizassem" seus recursos... para que a curva de aprendizado fosse menor...
qualquer um... ficaria muito mais a vontade... e eu acho.... que experimentariam outras opções.
E com menos medo.
isso sem contar em ser mais receptivo.
Logo:arrisco até a dar
um exemplo... correndo o risco de ser apedrejado...
Se o ubuntu..(lembre-se.. é só um exemplo!!!) tivesse um painel de controle que imitasse o do windows... para as configurações ... seria mais produtivo. pois ninguém teria que ficar re-aprendendo nada....
veja, não estou dizendo que como está hoje... é ruim ou errado. Eu me viro.
só digo que seria mais fácil... mudar de sistema.....
afinal uma grande parcela já está acostumado com um exemplo (painel do Windows) que já é muito usado hoje... ou não?
[]s Sena
ps: me especializei em informatizar empresas com software livre.