Nós não somos contra do Window$, ou adversários da Micro$oft e nem torcemos para o Linus ganhar do Bill no Boxe. Nós usamos GNU/LinuX por que ele lida bem com nossas necessidades, se você é dependente de aplicativos do Window$, use Window$, não irá lhe tornar mais ou menos Geek (ou Nerd, como preferir). Eu utilizo GNU/LinuX pois trabalho com programação, preciso explorar e aperfeiçoar meu sistema operacional, e ainda ter um ambiente legal e amigavel para meu trabalho. E nisso o Ubuntu me satisfaz, aí tem quem diga, se você é programador, por que não usa o Slack, CentOS e etc...? Por mais que eu trabalhe com isto (estou estagiando O.o), eu sempre tracei uma linha entre o Conhecimento e o Conforto, e isso me faz utilizar o Ubuntu e o Debian, posso fazer tudo gráficamente e também posso fuçar a vontade no Terminal, o sistema não limita meu conhecimento, minha exploração, fussação!
Se você sente-se melhor com o M$-Window$, não podemos ser Xiitas a ponto de prejudicar o uso de um sistema a fundo por parte do usuário.
Isto não é culpa do Ubuntu ou do GNU/LinuX, e sim dos fabricantes de Hardware que ignoram está fatia do mercado. Adeus amigo! Se um dia o GNU/LinuX satisfazer o seu uso, retorne, estaremos sempre aqui