Carlos,
Tentei te passar uma mensagem no e-mail pessoal mas o forum não deixou pois estourou o limite diário de mensagens.
Me chamou a atenção vc dizer que faz manutenção a distância em servidores.
Estou instalando dois PCs novos com Ubuntu para umas amigas, (Sou administrador e gosto de computação) mas as vezes me bato com algumas coisas, não vou cobrar nada delas. Mas Eu gostaria de dar um suporte para que elas aprendessem a usar o Ubuntu e gostaria de ajuda-las remotamente quando necessário.
Vc poderia me dar umas dicas?
O que já sei:
Em Sistema/Preferências/Aréa de Trabalho remoto marquei as opções:
- Permitir que outros usuários vejam a sua aŕea de trabalho
- Permitir que outros usuários controlem a sua aréa de trabalho
- Vc deve confirmar cada acesso à esta máquina
- Exigir que o Usuário digite esta senha
Depois abro o programa "Visualizador de aréa de trabalho remota" (vinagre) em Aplicativos/Internet/
E dai em diante não sei mais o que fazer, até li o manual do vinagre mas não entendi direito e não achei nada no Google que me ajudasse.
Vc já faz isso e poderia me dar umas dicas se não for incomodo? Se estiver muito ocupado vou entender não se preocupe.
Desde já agradeço a atenção.
Sim, mas faço tudo via terminal, SSH, NoIP, etc.
O Vinagre acessa graficamente o desktop. Não importa o acesso (por exemplo, o proprio vinagre), terás que ter toda uma estrutura instalada para isso.
Veja esse tópico, que eu criei:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,33026.0.htmlEle fala de como abrir portas e acessos aos serviços citados. Começe fazendo por aqui.
O vinagre, a unica diferença, e que na máquina que vc vai querer dar assistencia, terá que ter o serviço habilitado e a porta liberada (deve ser a 5900 mesmo, ou qqer outra qeu vc especifique). Se nao me engano o vinagre usa o mesmo protocolo VNC, posso estar errado. Mas, é tudo a mesma coisa: acesso gráfico a distancia de um desktop.
Não esqueça de criar um usuário para você, para este tipo de finalidade. Senao, se sua amiga estiver logada, e vc querer logar com o mesmo usuário, pode dar algum problema talvez.
QQer acesso remoto depende de IP, ou resolução de nomes. Como a maioria dos IPS não são empresariais e mudam constantemente, a solução é o NoIP, que resolve um nome para a máquina. A partir disso, quando o vinagre pedir "nome ou endereço da máquina", é só colocar o nome que vc estabelecer no noip que tá morta a cobra.
QQer duvida, é só postar nesse outro tópico que citei acima.
E, marcosalves.. relaxa... é só um forum. Se eu pareço "ácido", nada tem a ver com a minha real personalidade. Discordo, sim, de um representante do Ubuntu. Eu mesmo uso no meu trabalho direto o sistema no qual ele é gerente, e tem todos os programas de alto nível de GIS que eu preciso. E outra, até porque eu falo é de Linux, que é algo muito maior. E ele adoraria ver a minha discordancia, obviamente. E é claro que eu nao recomendaria o Ubuntu para quem usa e depende de trocentros programas que só são compatíveis com Windows. Mas, isso NADA tem a ver com a facilidade de uso do sistema, praticidade e usuabilidade.
Ah! Se essas maquinas também estiverem em rede local, cuidado que o Firestarter bloqueia a porta do SAMBA, por padrão. tem que desbloquaer também.. é da 137 a 139
Feito!
Carlos