Você tem qeu dar permissões para o arquivo ser executado como um programa
para isso clique o botão direito em cima do arquivo va na aba permissões e marque a caixa de dialogo onde esta escrito "permitir a execução do arquivo como um programa "
outra alternativa é...............
dar o seguinte comando antes
chmod +x NVIDIA-Linux-x86-190.53-pkg1.run
na verdade tanto faz um com o outro você estará fazendo a mesma coisa só que o 1º é em interface gráfica e o 2ª é em console
com isso você deu a permissão para o arquivo executar
se preferir .............
fiz um tutorialzinho ( meio que estilo windows ) para instalação de drivers
da uma olhada neste post e tente seguir ele
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,61077.0.html______________________________________________________________________________________________________________
Complementando .....
Como saber se está activado?Bom existe os teste que você baixa do site da nvidia
http://www.nvidia.com/object/cuda_get.htmlno caso o modulo "CUDA SDK" que são um exemplos de programação
No caso de se poder activar em Linux Ubuntu 8.04.3 dará alterações na estabilidade das imagens no terminalnão entendi o que você quis dizer com isso ?
No meu caso tenho tudo reconhecido quando da instalaçãoacredito que sim
______________________________________________________________________________________________
o problema é o seguinte , só conheço um programa de linux que usa o CUDA , e particularmente nunca utilizei nem sei se vou utilizar algum dia.
até onde sei para a utilização do CUDA o software( programa ) tem que estar preparado para tal função , caso contrario não fará diferença.
Talvez no futuro tenha mais programa para linux que utilize esta função ,mais acredito que não muitos , o mais promissor é a utilização do OPEN CL ( não confunda com o open GL ) em plataformas de código aberto, o objetivo do CUDA e OPEN CL são parecidos no qual se utiliza a placa de vídeo ( principalmente a GPU ) como um coprocessador ( processador extra ).
boa sorte
Ortega