Samba é no pé e jogo é em video game, pra mim é assim e acabou.
A história não é só birra de linuxers com jogos. Os jogos atuais são arquitetados usando tecnologias da m$, como directx, alguns com dev kit xna, etc. Pra vocês terem uma ideia, até os desenvolvedores sofrem quando um jogo feito para xbox 360 e pc vai ser portado ao ps3. Muitos dizem que o ps3 ainda não atingiu todo seu potencial por causa disso. Por esse motivo, não há sentido em achar que um jogo todo pensado em rodar em sistemas windows vá funcionar no linux, mesmo com os cambalachos do wine, que por sinal não são muito confiáveis.
O que teria que mudar é o direcionamento das empresas de games, mas isso está longe, muito longe de acontecer, principalmente porque tem apenas alguns anos que a Microsoft está colhendo os louros de sua inserção no universo dos games, tem muito dinheiro envolvido nisso. Muito mesmo. E convenhamos, hoje só o preço de uma placa de vídeo de ponta pra jogar com folga tá quase o preço de um console de última geração (O Xbox 360 arcade tá por volta de 600 reais). Não vale a pena montar um computador violento só pra jogar e daqui a um ano tudo estar defasado já. Sem falar que jogar no teclado é horrível.
Eu acho que o pessoal que gosta de jogos for windows e tenta rodar via wine no fim gosta de dar murro em ponta de faca, porque sempre vai ter uma imcompatibilidadezinha aqui ou ali, mesmo quando o jogo é Gold no wine appdb. Sem citar que alguns jogos novos estão vindo com uma drm tão violenta que nem instalam se não detectar o kernel windows no sistema. Aí só adianta chorar mesmo.
Conselho de amigo: Compra um video game, se diverte muito mais jogando ele, economiza bastante com upgrades absurdos de pc e aproveitará muito mais os games atuais.