Autor Tópico: Atualizar hora para horário de verão  (Lida 14262 vezes)

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Atualizar hora para horário de verão
« Online: 19 de Outubro de 2010, 22:52 »
Estou tendo um problema com a atualização da hora do sistema.
Quando atualizo pelo aplicativo de atualização (Sistema, Administração, Data e Hora), ele simplesmente não grava minha atualização.
Tentei usar o comando "date" e setar nova configuração. Nada feito. Ao dar boot, tudo volta como antes. Mudei então o relógio do hardware, com o comando "hwclock --set --date". A hora do hardware fica certa, mas a do sistema, mesmo tendo recebido a hora do hardware com o comando "hwclock -s", não permanece correta após o boot. Gostaria de ajuda para resolver mais este problema chato do Ubuntu! [[Haja paciência]].
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Atualizar hora para horário de verão
« Resposta #1 Online: 19 de Outubro de 2010, 22:54 »
Que estranho, aqui no maverick atualizou automaticamente. Até me surpreendeu.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Atualizar hora para horário de verão
« Resposta #2 Online: 20 de Outubro de 2010, 00:28 »
Que estranho, aqui no maverick atualizou automaticamente. Até me surpreendeu.

Aqui também atualizou.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Atualizar hora para horário de verão
« Resposta #3 Online: 20 de Outubro de 2010, 00:30 »
Aqui também foi normal, (10.04 LTS), estava esperando as 00h para atualizar e quando vi já estava atualizado.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Atualizar hora para horário de verão
« Resposta #4 Online: 20 de Outubro de 2010, 15:12 »
Estou tendo um problema com a atualização da hora do sistema.
Quando atualizo pelo aplicativo de atualização (Sistema, Administração, Data e Hora), ele simplesmente não grava minha atualização.
Tentei usar o comando "date" e setar nova configuração. Nada feito. Ao dar boot, tudo volta como antes. Mudei então o relógio do hardware, com o comando "hwclock --set --date". A hora do hardware fica certa, mas a do sistema, mesmo tendo recebido a hora do hardware com o comando "hwclock -s", não permanece correta após o boot. Gostaria de ajuda para resolver mais este problema chato do Ubuntu! [[Haja paciência]].

O que você chama de "hora correta"? Seu estado tem horário de verão? Nem todos têm.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Atualizar hora para horário de verão
« Resposta #5 Online: 20 de Outubro de 2010, 15:21 »
Que estranho, aqui no maverick atualizou automaticamente. Até me surpreendeu.

Aqui também atualizou.

Aqui não funcionou... porque estou fora deste maldito horário :)

Verifique qual região está seu sistema. P.ex: se você tiver informado erroneamente o fuso horário para Fortaleza, o sistema mantém a data fora do horário de verão.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Atualizar hora para horário de verão
« Resposta #6 Online: 20 de Outubro de 2010, 15:49 »


Aqui não funcionou... porque estou fora deste maldito horário :)

Verifique qual região está seu sistema. P.ex: se você tiver informado erroneamente o fuso horário para Fortaleza, o sistema mantém a data fora do horário de verão.

Então funcionou ué, teria falhado se o horário mudasse  ;D
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Atualizar hora para horário de verão
« Resposta #7 Online: 20 de Outubro de 2010, 16:05 »
todos os sistemas operacionais tem opção de configurar hora por servidores, é só fazer isso

ps. agente100gelo, eu adoro o horário de verão
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: Atualizar hora para horário de verão
« Resposta #8 Online: 20 de Outubro de 2010, 16:39 »
Estava América/Bahia. Já mudei e funcionou. Mas me digam, eu, na tentativa de resolver, adiantei a hora do hardware pro horário de verão. Devo mudar? Outra coisa? O que difere em termos práticos ter as duas horas diferentes (a do sistema e a do hardware)?
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Atualizar hora para horário de verão
« Resposta #9 Online: 20 de Outubro de 2010, 16:42 »
Difere pelo que vc já viu... na hora de mudar de fuso horário, entrar/sair do horário de verão, vc se perde. E se vc for consultar a data/hora de algum arquivo criado/modificado/apagado nesse período, ela vai ficar inconsistente com o resto do sistema.

Sugestão: (reforçando o que o rjbgbo disse) configure seu sistema pra pegar a hora a partir da internet (ntp).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline cajaboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • "Livre-se da tela azul, seja livre, use GNU/Linux"
    • Ver perfil
Re: Atualizar hora para horário de verão
« Resposta #10 Online: 26 de Dezembro de 2010, 23:11 »
Difere pelo que vc já viu... na hora de mudar de fuso horário, entrar/sair do horário de verão, vc se perde. E se vc for consultar a data/hora de algum arquivo criado/modificado/apagado nesse período, ela vai ficar inconsistente com o resto do sistema.

Sugestão: (reforçando o que o rjbgbo disse) configure seu sistema pra pegar a hora a partir da internet (ntp).
E depois que pegar com (ntp) escolha o estado que vc mora. exemplo: america/sao paulo depois clique no escudo para proteger as configurações.
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

Offline duran

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Atualizar hora para horário de verão
« Resposta #11 Online: 19 de Outubro de 2011, 11:46 »
Pessoal,

Aproveitando o tópico, estou com o mesmo problema. Já optei por sincronizar com a internet (ntp), mas nada de adiantar o horário em 1 hora. Quando faço manualmente, do nada ele atrasa 1 hora. Como poderia resolver isso?

Obrigado!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Atualizar hora para horário de verão
« Resposta #12 Online: 19 de Outubro de 2011, 14:39 »
Olá duran,

Por acaso você é de Salvador, ou de alguma cidade da Bahia?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: Atualizar hora para horário de verão
« Resposta #13 Online: 19 de Outubro de 2011, 20:22 »
Eu to na versão 10.04 e não mudou automaticamente, tive que fazer manualmente. O local nas configurações do relógio tão certas. Acho que ele não sabe que a Bahia voltou com o horário de verão.  :'(

Tem algum botão ou alguma coisa pra marcar pra ativar o horário de verão?

T+.
Ubuntu 12.04

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Atualizar hora para horário de verão
« Resposta #14 Online: 19 de Outubro de 2011, 20:45 »
Ronaldo, o horário de verão é ativado pela configuração de zona.
Eu estava desconfiando exatamente que o caso do duran seria alguma coisa relacionada com cidades da Bahia (mesmo sem saber que vocês voltaram a ter horário de verão¹).

A solução é simples: se você está em uma cidade que tem horário de verão, mas a zona está configurada para não ativar, é só selecionar a zona "America/Sao_Paulo", que tem horário de verão todos os anos.

Se o problema for o inverso (vc não tem horário de verão em sua cidade, mas sua máquina está ativando horário de verão), a solução inversa deve funcionar também --- selecione a zona "America/Fortaleza", que não tem horário de verão em ano nenhum.

Logo deve sair um pacote de correção pras timezones. Aliás, volta e meia eu vejo um entrando em minhas máquinas. Como vocês estão de atualizações no sistema?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D