Brodovisk falou tudo, cara.
Já que fez a migração de um sistema para o outro, encare-o dessa forma! Existem muitas coisas que você pode configurar do seu jeito, mas o visual diferente não é uma coisa tão dramática assim!
E bem melhor mesmo um sistema mais completo e estável, sem ter que ficar fazendo tudo na unha.
Se não, realmente, no início pode ser que você canse dessa onda e desista, o que definitivamente não é o objetivo!
Encare o sistema como ele é, garanto que a maioria absoluta das coisas é bem mais intuitiva que o windows.
Só acho que faz sentido uma coisa dessa (linux com visual windows) numa empresa em que o cliente tenha que mexer na sua máquina, como seria numa loja de impressão e xerox que o camarada pega o arquivo da internet pra que vc imprima, etc. Aí seria realmente muito cansativo ter que ensinar pra cada um como que abre o navegador.
Se é você que usa mesmo e pronto, se joga na mudança!
Inicialmente indico isso mesmo, de pegar o completo pra sacar, ir mudando o que quiser, tirando algumas coisas, etc.
Distribuições que são mais 'secas', sem muita firula, rodam as coisas num ritmo impressionante, mas você vai ter que escrever muita linha no terminal pra que tenha sucesso em coisas simples como ver vídeos no navegador, mudar idioma do teclado, enfim, coisas que você poderia fazer tranquilamente e intuitivamente numa interface gráfica para aquela função.
Se seu computador não for uma carroça, indico que fique no ubuntu completão mesmo. Pelo menos de início, pra familiarizar. Se for carroça, aí a gente vai conversando mais!
hahah
Abraço, boa sorte!