Então, eu levei pelo lado do mérito, o Ubuntu fez uma verdadeira revolução, a um tempo atrás eu achava que o Ubuntu era um dos melhores, senão a melhor opção. Mas de repente, chega uma outra distro baseada nela, adiciona pacotes extras, uma modificação aqui outra ali e ok, até nesse ponto, é uma opção, para mais "preguiçosos" ou aqueles que tem problemas com drivers, principalmente de wifi.
Mas o que me chamou a atenção, é que depois de lançado o Ubuntu com o Unity, o barulho foi tamanho, que eu pensei, poxa, o Ubuntu inovando e seus usuários reprovando e engrandecendo outra distro, está que começou como uma simples modificação dele? Eu até agora não entendi como é possível uma coisa dessas.
Não sou de personalizar o sistema, apesar de que caso dê vontade eu o farei sem maiores problemas, logo, uso o sistema padrão e está show assim, sei também que precisa melhorar alguns pontos mas isso é questão de tempo. A proposta do Unity é boa sim, mas como a grande parte dos usuários que participam de fóruns gostam de customizar, estes acabam passando a falsa impresssão de que o Unity não dá certo.
Então, acho que isso deveria ser observado, o usuário leigo não se preocupa com coisas que avançados de preocupam, além de participar menos de fóruns e comunidades, já o avançado é mais antenado, quer mexer mais no sistema, estes são a maioria dos que participam de fóruns. Assim sendo, é contestável a afirmação de que o Mint passou o Ubuntu, pois praticamente apenas um tipo de usuário foi "consultado", existem outros pontos, mas por agora é isso.
Quando eu digo que não entendo quais são os critérios usados, eu estou observando os dois lados e a impressão que tenho, é de que pouco sei mesmo sobre software livre.