Pontos fracos:
Má organização.
Anti produtiva, (Tem que dar 4 ou 5 cliques a mais para achar um programa)
Gerenciamento de janelas confuso, e também anti produtivo.
Não se adapta ao usuário (Seja você canhoto ou destro, tenha dificuldades motoras, ou problemas visuais, você não pode deixar a barra de um modo mais confortável pra você) Ela é assim e só fica assim.
Poluição visual (ficam aparecendo dicas de programas que você não tem onde ocupam o espaço muitas vezes de uns 7 programas que você procura)
Sérgio Rabelo, vou discordar de você nesse caso. Só para começo de conversa, deixo falar que o que eu escrevo aqui na internet todos entendem, mas se pegar um caderno meu ninguém vai entender o que está escrito. E só para completar não consigo nem usar aquele tal de fio dental nos dentes devido a minha coordenação motora. Minha caligrafia é cheia de garranchos E quanto a minha visão, não consigo ler de longe, e portanto, tenho que ler de perto.
E, apesar de tudo isso que estou a relatar não vejo nenhum desconforto do modo atual da tela unity. Não me dificulta em nada no que eu faço. Para mim até têm facilitado a vida.
E, aliás, considero até muito mais produtiva e fácil e intuitiva de se usar. E, realmente, se não quiser dar cliques, basta apertar a tecla super e depois digitar o nome do programa, que vai aparecer o programa desejado, o que já facilita e muito o uso.
Para mim não parece haver uma poluição visual. Parece haver uma visualização muito melhor. Muito melhor do que aquele sistema de vários ícones no desktop, como computador, lixeira, etc. Para mim uma área de trabalho cheia de ícones no desktop é o que eu considero uma poluição visual.
Aliás, considero o Ubuntu visualmente limpo e bem melhor. nesse quesito.
Atenciosamente, Henrique1977.