Autor Tópico: E se este problema, ao invés do Windows, acontecesse no Ubuntu?  (Lida 21480 vezes)

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: E se este problema, ao invés do Windows, acontecesse no Ubuntu?
« Resposta #30 Online: 28 de Agosto de 2012, 17:28 »

Mas sobre a Restauração do Sistema no Windows 7, acho que você pode tentar ela sem medo, pois os Pontos de Restauração são criados automaticamente no Windows 7 (grandes comilões de espaço em HD...), ou seja é bem provável que exista um de uma semana ou menos por ai e você não saiba.



Cara, quando eu usava Windows essa Restauração do Sistema já me salvou de uns mal bocados... puxa vida. :D

Acho que esse é o único recurso do Windows que eu queria ver portado pro linux.

Willder e Garfo, eu também já usei a Restauração do Sistema e sei que ela é uma mão na roda mas nunca funciona "redondinha" (pelo menos comigo). Agora mesmo, para resolver este problema, eu a usei. Só que não deu outra: quando o sistema voltou, o Chrome e o LibreOffice, que estavam instalados antes sem problemas, não rodaram, me obrigando a instalá-los novamente. (No Chrome, dava uma mensagem que faltava um módulo no registro -- ou algo assim -- e cancelava. E no LibreOffice eu clicava e simplesmente não acontecia nada, não carregava nem aquela janela inicial.)



Talvez a Rede pode ter sido configurada para IP automático, mas você tenha que colocar o endereço IP para ela funcionar. Problemas no driver de rede também podem ser o causador, ou...


Willder, o problema era com o anti-vírus McAfee, que veio "de brinde" quando comprei o computador da Dell. Desconfiei porque, depois que restaurei o sistema, a internet ficou ativa mas, no boot seguinte, estava inativa de novo. Comparei então as configurações entre este computador, meu netbook e o computador da minha mulher e estavam todos iguais.

Comecei a desconfiar do McAfee. Tentei desativar o firewall e não adiantou. E eu já estava meio de s*** cheio do McAfee (é muito intrusivo -- toda hora dá mensagem pop-up, bota umas "pegadinhas" do tipo que, se você clica, ele te manda para o site para vender um novo módulo, etc.). Então, desinstalei o McAfee e instalei o Avast. E tudo ficou OK.

Valeu a todos pelas palavras e pelas dicas.

Um abraço.

eu não recomendo mcafee nem pro meu pior inimigo, pois quando fui usar ele no windows ( faz tempo isso, foi em 2009) eu achei que tava tudo bem,mas depois ele não atualizava,não indentificava virus,nem os de testes que eu baixava e criava,e nem conseguia desinstalar ele direito,sempre dava erro. hoje vejo que ele melhorou muito, mas a primeira impressão me traumatizou rsrsrsrs...
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Willder

  • Visitante
Re: E se este problema, ao invés do Windows, acontecesse no Ubuntu?
« Resposta #31 Online: 28 de Agosto de 2012, 19:37 »
Willder e Garfo, eu também já usei a Restauração do Sistema e sei que ela é uma mão na roda mas nunca funciona "redondinha" (pelo menos comigo). Agora mesmo, para resolver este problema, eu a usei. Só que não deu outra: quando o sistema voltou, o Chrome e o LibreOffice, que estavam instalados antes sem problemas, não rodaram, me obrigando a instalá-los novamente. (No Chrome, dava uma mensagem que faltava um módulo no registro -- ou algo assim -- e cancelava. E no LibreOffice eu clicava e simplesmente não acontecia nada, não carregava nem aquela janela inicial.)
[...]
A Restauração do Sistema é para momentos em que "não há para onde correr", onde as opções são ficar com o problema ou reinstalar (como falei aqui mesmo que ela teria me salvo de uma reinstalação do Ubuntu que precisei fazer, caso ela existisse no Ubuntu), portanto é comum acontecerem erros assim, mas é melhor reinstalar esses programas que deixam de funcionar que ter de reinstalar o sistema, não?

O McAfee é intrusivo sim... acho o avast! uma boa escolha, mas como Windows é Windows e todo cuidado é pouco, recomendo que use o Sandboxie com ele, para navegar na internet, etc. É que o avast! não tem uma boa detecção...

RamonB que bom que você resolveu o problema e obrigado pelas suas palavras no inicio do tópico, seria bom que mais e mais pessoas pensassem assim.

A verdade é a seguinte: não existe sistema operacional sem problemas. Você tem que usar aquele que atende melhor às tuas necessidades. E considerar, numa boa, que outros se sentem melhor com outros sistemas. Simples assim.
« Última modificação: 29 de Agosto de 2012, 00:18 por Willder »

Willder

  • Visitante
Re: E se este problema, ao invés do Windows, acontecesse no Ubuntu?
« Resposta #32 Online: 28 de Agosto de 2012, 19:51 »
Diretamente nada, mas indiretamente...

Já estava esperando a pergunta do que tinha a ver com GNU/linux. Vocês estão muito óbvios. :P

É... acho que perdi a prática :(, passei tanto tempo afastado do fórum que não sei mais o que pode ou não falar aqui. Mas uma coisa é certa não reconheço mais o estilo daqui, que num passado pouco distante era muito bom.


Como também não tenho mais nada haver com o fórum, pois com Ubuntu continuarei usando, fui!

Citar
Fiquei, então, imaginando o que diria aquele usuário chato se acontecesse algo parecido no Ubuntu! Para ele, seria a prova definitiva de que o Linux não é sério, nem profissional e mais um monte de coisas.

A verdade é a seguinte: não existe sistema operacional sem problemas. Você tem que usar aquele que atende melhor às tuas necessidades. E considerar, numa boa, que outros se sentem melhor com outros sistemas. Simples assim.

Destaquei apenas algumas palavras mas tente ler e ver o contexto em que elas, e o tópico inteiro, está inserido.

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: E se este problema, ao invés do Windows, acontecesse no Ubuntu?
« Resposta #33 Online: 29 de Agosto de 2012, 10:10 »

Você tem esse DELL a muito tempo ou foi comprado faz pouco tempo? Pergunto isso porque meu irmão comprou um DELL e com 8 meses de uso deu problema, faz pouco tempo. Aí na procura e suspeita do que poderia ter dado problema (tela azul e reiniciando direto sem deixar entrar no sistema operacional, loop) encontrei algo que acho que não foi o problema dele, mas que pode ser o seu. Foi essa notícia aqui:

http://seumicroseguro.com/2012/08/22/atualizacao-de-antivirus-da-mcafee-causa-problemas/

que fala que uma atualização do Mcafee datando do dia 17/08/2012 (sexta-feira passada), justo no dia que o computador do meu irmão deu defeito, fez com que consumidores ficassem até sem conexão com Internet e que a proteção em tempo real do mcafee ficasse desativada.

Veja se não foi isso que ocorreu com você, mas no caso do meu irmão foi defeito na placa de memória ram, mas que foi uma tremenda coincidência o notebook dele dá defeito no mesmo dia que o antivírus McaFee que vem nele apresentou problema a isso foi.

Esse antivírus já foi bom, nos dias atuais nos sites de teste de antvírus ele fica lá para baixo, perdendo até de soluções gratuitas e também achei o mesmo bem chato de usar como você relatou.

Alarcon, você matou a charada. Deve ter sido esse problema do McAfee que aconteceu comigo. Quando deu o problema de não conexão à internet, fiz uma restauração do sistema. A restauração era de 12/08/2012. Aí, a internet voltou a conectar. No boot seguinte, já não conectou novamente. Provavelmente, foi a versão do McAfee que foi atualizada depois da restauração e o bug voltou. Mas, como desinstalei o McAfee e instalei o Avast!, voltou tudo ao normal.

Quando ao computador Dell, eu o comprei em fevereiro e até agora está tudo OK. Eu tenho uma boa experiência com a Dell. Meu desktop anterior era dessa marca e adquiri a garantia estendida pois moro em Salvador e em área muito afetada por maresia -- portanto, a chance de dar algum problema em eletrônicos é grande. E não deu outra: uns 18 meses depois que comprei o desktop, a memória deu pau e acontecia isso que aconteceu com seu irmão: do nada, o sistema apagava e, com sorte, voltava mas, na maior parte das vezes, ficava dando um apito (que, pesquisando, vi que era falha de memória). Eu liguei para o suporte da Dell e 24 horas depois o técnico estava aqui em casa (numa véspera de feriadão!) e trocou placa mãe, fonte e memória (ou seja, praticamente deixou um micro novo). Eu usei esse desktop mais de 4 anos e só deu este problema.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: E se este problema, ao invés do Windows, acontecesse no Ubuntu?
« Resposta #34 Online: 29 de Agosto de 2012, 10:22 »
eu não recomendo mcafee nem pro meu pior inimigo, pois quando fui usar ele no windows ( faz tempo isso, foi em 2009) eu achei que tava tudo bem,mas depois ele não atualizava,não indentificava virus,nem os de testes que eu baixava e criava,e nem conseguia desinstalar ele direito,sempre dava erro. hoje vejo que ele melhorou muito, mas a primeira impressão me traumatizou rsrsrsrs...

Bmota, também não gostei do McAfee. Eu o usava porque veio de graça junto com o notebook mas ele é muito intrusivo: a toda área, abre pop-ups para avisar isto ou avisar aquilo (e, por incrível que pareça, não avisa que atualizou o programa ou o banco de dados de anti-vírus). Além disso, volta e meia vinha uma mensagem perguntando se eu queria verificar se estava protegido (ou outra pergunta qualquer). Se caía na besteira de clicar, ele me levava para uma página para comprar mais módulos de segurança.



O McAfee é intrusivo sim... acho o avast! uma boa escolha, mas como Windows é Windows e todo cuidado é pouco, recomendo que use o Sandboxie com ele, para navegar na internet, etc. É que o avast! não tem uma boa detecção...


Willder, eu praticamente não uso o Windows e nunca para acesso a sites críticos (como os de bancos). Mas vou testar o Sandboxie porque minha esposa usa o Windows para tudo (ainda não consegui convencê-la a usar o Ubuntu porque tem 2 programas que ela usa e só existem para Windows, embora existam alternativas para Linux mas ela não é chegada a tecnologia e é meio resistente a qualquer coisa que tenha que reaprender (já consegui um 1º passo, que é que ela mudasse para o LibreOffice. Agora é convencê-la a mudar os outros 2... he-he-he...).

Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: E se este problema, ao invés do Windows, acontecesse no Ubuntu?
« Resposta #35 Online: 29 de Agosto de 2012, 11:44 »
Na realidade nenhum antivirus presta.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: E se este problema, ao invés do Windows, acontecesse no Ubuntu?
« Resposta #36 Online: 29 de Agosto de 2012, 21:00 »
Na realidade nenhum antivirus presta.
para o windows, o único que achei bom foi o kaspersky, mas ainda não gosto de uma coisa nele: é mais chereta que muitos amigos meus , pois se abro isso, ele dá um aviso de segurança, se abro aquilo,idem....
hoje uso o avast! no windows, pois não tava afim mais de pagar pelo kaspersky. ;D
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Willder

  • Visitante
Re: E se este problema, ao invés do Windows, acontecesse no Ubuntu?
« Resposta #37 Online: 29 de Agosto de 2012, 21:06 »
O melhor antivírus, anti problemas, anti bugs e etc. é o usuário, tanto no Windows como no Ubuntu ou em qualquer outro sistema operacional.

Mas o uso de soluções de segurança no Windows é indispensável e para mim, junto com elas, o uso do Sandboxie.