Viva,
Após vários anos somente a utilizar sistemas operativos da Microsoft, resolvi procurar uma alternativa gratuita e acabei por experimentar o Ubuntu.
Tenho utilizado o mesmo com alguma frequência desde a semana passada e procuro solidificar a minha utilização com ele para se tornar o meu sistema operativo diário.
Estou a utilizar a versão 12.04 LTS, visualmente é muito bonito, como também é acessível e rápido, no entanto, a experiência não está a ser perfeita.
Deixo as razões que estão a condenar a minha migração para o Ubuntu:
1)
-Não consigo perceber porque não há ferramentas de segurança "a sério" para o Ubuntu, entenda-se como ferramentas de segurança a sério (Suites como a Kaspersky Internet Security).
Compreendo que a percentagem de utilização deste S.O. é baixa se a compararmos com outros da Microsoft ou Apple, no entanto não consigo "engolir" a história que por causa disso a segurança é eficaz.
Como podem verificar em:
http://ubuntu-pt.org/content/porque-usar-ubuntu"O Ubuntu é seguro
O Ubuntu é um sistema operativo bastante seguro, portanto não existe a necessidade de ter anti-virus, anti-spyware, anti-adware, etc. Com qualquer distribuição de GNU/Linux você estará livre de qualquer praga da internet."
-Serei o único que não acredito nisto?
Lembro-me que até à pouco tempo no Android a história era a mesma e muitos perguntavam-se se valeria a pena até instalar um anti-virus quando surgiu uma ou outra opção de anti-virus.
Porém e afinal há vírus; há pragas; há muita coisa má e cada vez mais com o aumento de utilização deste S.O., então vemos já muitas das empresas renomeadas em ferramentas de segurança a produzir aplicações para o Android.
Por exemplo, especificando apenas uma noticia de muitas que poderia deixar aqui:
http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=3347604&seccao=TecnologiaNão consigo então utilizar diariamente o Ubuntu com confiança sem uma ferramenta de segurança a sério. Entendo que haverá menos vírus e outros, no entanto não considero este, nem nenhum sistema operativo seguro ao ponto de afirmar que é seguro e se possa dispensar ferramentas de segurança.
2)
-As temperaturas do meu hardware mudam, ora use Windows, ora use Ubuntu.
Usando o Windows encontro o CPU sempre numa média de 35º C e a placa mãe pelos 55º C
Usando o Ubuntu encontro sempre o CPU sempre numa média de 55º e a placa mãe pelos 35 º C
No windows monitorizo as temperatura com o Periform Speccy, no Ubuntu com o comando "sensors" e instalei o Psensor também.
Alguém consegue dar-me uma explicação para esta alternâncias de valores nas temperaturas entre os dois sistemas operativos?
Por agora escrevo apenas estes dois problemas, pois são os mais importantes e que realmente gostaria encontrar soluções como também ler opiniões de utilizadores com mais experiência e conhecimento de causa.
Obrigado!