Agora, como prometi, minha opnião sobre o texto que é muito forte para os Xiitas
.
Eu falar um pouco sobre cada questão levantada no texto.
1 - Realmente, isso é uma dura verdade para nós Linuxsers, a falta de softwares de desenvolvimento, como o autor cita (que eu considero mais grave) o AutoCAD e DreamWeaver, não que o mundo Linux não tenha boas soluções aberta para edição de imagem e animações (GIMP, Inkscape, Blender,...), mas a falta que alguns softwares fazem no mundo Linux realmente só atrasa mais a adoção dele.
Ainda na falta de softwares, temos a falta de jogos comerciais para Linux, já que de acordo com alguns desenvolvedores de games, é mais falcil desenvolver para DirectX do que para OpenGL, mas aqueles que dizem isso geralmente fazem os mesmos títulos para OSX, que usa OGL pro video.
Isso é sacanagem dos desenvolvedores mesmo, acho que não, é realmente a guestão do capitalismo, pra eles simplesmente não vale a pena, infelizmente.
2 - Isso é algo que esta diminuindo, pelo menos em distros que tem como objetivo o DeskTop, como o Ubuntu, onde a participação da comunidade tem aumentado como um todo, e que a grande maioria dos Ubuntusers (pelo menos), ajudam a tirar duvidas dos mais variados tipos sem usar termos técnicos demais, como já vi em alguns foruns, e isso, ao meu ver, é o principal motivo do crescimento do Ubuntu!
3 - Não concordo... Muitas empresas ganham e muito com o Linux, não na distribuição, já que ele não é software proprietário, mas sim com suporte e investimento, claro que, mais voltado para o mundo dos servidores, mas isso já esta mudando, com empresas como Canonical e Dell, que estão investindo pesado em desktop, temos também a "traidora", Novel que é a 2ª empreas que mais investe em Linux e SL, isso sem contar com as comunidades de Softwares destinados a usuários finais que não tem conhecimento técnico, facilitando a vida dessas pessoas.
4 - Essa parte é difícil comentar, é delicado, mas vou tentar.
Para a maioria dos usuários comuns de PC, digo, pessoas que usam o PC apenas para MSN, Orkut e Chat, SÓ conhecem o Window$, mas por que? A resposta é simples, Marketing agressivo, o pior tipo de marketing que existe, já que não fala sobre todos os pontos do produto, só por ser de tal marca é bom, o que nem sempre é verdade, Mac Donald's é uma derma de lanche, mas várias pessoas frequentam, quem nunca comeu um Mac lanche feliz, apesar de ter opções muito superiores como BurguerKing, BigX Picanha, e outros... entre Windows e Linux acontece a mesma coisa... quem já viu uma propaganda de Linux???
5 - Neste quesito o Linux deveria vencer, o Window$ que já vem pré-instalado em PCs, infelizmente vendem mais do que PCs com Linux... Isso acontece por causa do Marketing agressivo da M$. Sem mais.
6 - Isso ajuda a atrapalhar, mas não por causa da quantidade de distros, mas sim por causa da falta de interoperabilidade entre as distros, que esta longe de uma solução efetiva. A quantidade de distros é uma vantagem, já que você tem não uma opção, mas varias opções de qual usar, isso fica um pouco confuso no começo, mas depois, é só alegria.
7 - Outro ponto delicado. Infelizmente tudo o que esta escrito no item 7 é verdade... O pai do Linux, Linus, só se preoculpa com o desevolvimento, o que não é ruim, o Stallman é um SUPER XIITA³, que não aceita opnião de outros quando o assunto é SL ou "Software Aberto", como diz Linus, ofensa para Stallman
.
Minhas conclusões são que o Linux tem muito o que conquistar no DeskTop, e, ao contrário, do autor do texto, acho que sim, o Linux vai aumentar sua participação no mundo DeskTop, mas quando??? Isso, apenas com o tempo saberemos. Com o Ubuntu, Fedora, OpenSUSE, PCLinuxOS, entre outras distros para desktop, isso logo vai acontecer, mas não enquanto não resolvermos questões levantadas no texto, e outros como falei.
PS: GNU/Linux é o futuro .